A paroquia Nossa Senhora Parecida de Rio Maria, realizou seu 26º festejo 2010. A festa em homenagem a Padroeira de Rio Maria, faz parte do calendário cultural do Município e acontece geralmente no período compreendido entre os dias 4 a 12 de outubro.
Este ano, de acordo com informações de um dos coordenadores da festa, a missa de abertura foi recheada de “simbolismo” misturando símbolos religiosos e símbolos da “cultura regional”. Para isso, foram convidados personagens com figurinos diversos, sendo o ponto forte os de cavaleiros e amazonas, principalmente de vaqueiros conduzindo instrumentos de trabalho, utilizados na lida com o gado, como por exemplo, arreios, laços e berrantes.
As três ultimas noites compreendidas como parte social da festa, cada uma delas ficou com uma das “três categorias principais”: Comerciantes, Pecuaristas, Bancários. Na verdade, são também os principais arrematadores da maioria dos “leilões”, com destaque para os leilões de bovinos.
A procissão de encerramento da festa da padroeira que fez parte do evento ao longo dos vinte anos, foi substituída a mais de cinco anos pela carreata com Maria. Na atual, não existe mais a condução do andor (uma espécie de altar móvel) conduzido pelos fiéis e devotos. Nesta a Imagem de Nossa Senhora e sua ornamentação é colocado sobre um reboque que segue puxado por um veículo, de preferência, um carro último modelo.
No ultimo dia de festa inicia-se com uma alvorada, o que consistiu este ano em um carro de som tocando musicas religiosas, inclusive com Berranteiro despertando os moradores para participarem da carreata com inicio previsto para as 08:00 horas.
A carreata deste ano sofreu algumas modificações em relação ás realizadas nos últimos três anos. Um delas diz respeito ao local da saída. Antes, o ponto de saída, foi o parque de vaquejada, localizada ás margens da rodovia PA-150, marcando assim, uma grande influencia dos pecuaristas envolvidos no evento. Este ano, além da mudança do ponto de saída (Igreja Matriz), havia os seguintes componentes:
Primeiro bloco, um grupo de pessoas montando bois fazia a abertura, seguidos por este, o grupo de cavaleiros. O terceiro bloco composto por motoqueiros seguido do carro, (ultimo modelo) conduzindo a imagem da padroeira; um passo atrás seguia um grupo de pedestre, não mais que umas 15 pessoas. Depois destes, um carro som, seguido pelo desfile de veículos de vários modelos, tamanhos e marcas. A carreata percorreu passando pelos 7 bairros encerando o trajeto na igreja matriz, no centro da cidade, onde geralmente acontece a celebração de encerramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.