quinta-feira, 25 de junho de 2026
STRRM PROGRAMA ASSEMBLEIA PARA O FINAL DE JULHO DE 2026
CASOS SUSPEITOS DE MENINGITE SÃO INVESTIGADOS APÓS MORTE DE ADOLESCENTE EM REDENÇÃO, NO PA
Por conta das suspeitas envolverem estudantes matriculados na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação de Redenção suspendeu temporariamente os Jogos Olímpicos Estudantis da cidade (JOER).
(Foto: Reprodução / Agência Pará)
A Secretaria Municipal de Saúde de Redenção informou que dois casos suspeitos de
meningite estão sob investigação na cidade, que fica no sul do Pará.
Uma das ocorrências suspeitas envolve a morte
de uma adolescente de 12 anos, identificada como Isabella Andrade. A Secretaria
de Estado de Saúde Pública (Sespa) esclareceu que o caso aguarda confirmação
laboratorial e que, até o momento, não é possível afirmar que a causa da morte
tenha sido meningite bacteriana. Os laudos devem sair nos próximos dois dias.
O outro caso suspeito é o de um adolescente
que está internado no Hospital Regional Público do Araguaia sob observação. Por
conta das suspeitas envolverem estudantes matriculados na rede municipal de
ensino, a Secretaria de Educação de Redenção suspendeu temporariamente os Jogos
Olímpicos Estudantis da cidade (JOER).
De acordo com o órgão, a suspensão dos jogos
é uma medida de caráter exclusivamente preventivo, que busca evitar grandes
aglomerações de estudantes enquanto as investigações epidemiológicas
prosseguem.
"Fizemos
a coleta do material e enviamos para o Laboratório Central do Estado do Pará.
Só depois do laudo vamos poder confirmar esses dois casos. As suspeitas são
grandes por conta dos sintomas e de como ocorreram a evolução [dos quadros de
saúde]. São três dias para a confirmação", disse o prefeito Rener Miranda.
Em 2026, o Pará já notificou 81 casos de
meningite meningocócica, como confirmou a Sespa. A Secretaria Estadual ainda
pontuou que atua em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Redenção e
com a Regional de Saúde para alinhar as medidas de vigilância e assistência
necessárias.
Além disso, a Sespa comunicou que equipes
técnicas acompanham o monitoramento da situação e aguardam os resultados dos
exames laboratoriais para definir os próximos protocolos de saúde pública no
município.
Com informações de Jhennyfer Florêncio do G1/Pará
CEROL E LINHA CHILENA: FISCALIZAÇÃO SERÁ REFORÇADA NO VERÃO PARA EVITAR ACIDENTES NO PARÁ
(Operação da Segup vai atuar em mais de 90 municípios durante as férias de julho; número de ocorrências caiu quase 27% em um ano)
A medida integra a operação “Verão 2026”, que
será de 3 de julho a 3 de agosto, período em que tradicionalmente cresce a
prática de soltar pipas e, consequentemente, o risco de acidentes graves e
mortes envolvendo motociclistas, pedestres, ciclistas, animais e os próprios
praticantes.
As ações serão realizadas por servidores da
Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria
de Políticas Públicas e Prevenção Social (DPS), com apoio das polícias Civil e
Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa
Civil.
Segundo a secretaria, a operação terá
cobertura em mais de 90 municípios paraenses, especialmente nos destinos que
recebem maior fluxo de turistas durante as férias, como Salinópolis, Mosqueiro,
Ajuruteua, Outeiro, Marudá, Algodoal, Salvaterra, Colares, Alter do Chão e
Cotijuba.
Às vésperas da nova operação, dados da Segup
apontam uma redução de 26,83% nos acidentes envolvendo linhas cortantes no
Pará, dentro do período de um ano. Em 2024, foram registradas 41 ocorrências,
incluindo quatro mortes.
Em 2025, o número caiu para 30 casos, sem
registro de óbitos. No recorte de janeiro a maio, também houve queda: os
acidentes passaram de 10 em 2024 para cinco em 2025, redução de 50%. Já nos
cinco primeiros meses de 2026, foram contabilizadas cinco ocorrências.
Fiscalização e legislação
A Lei Estadual nº 9.597/2022 proíbe a posse,
fabricação e comercialização de linhas cortantes com cerol (vidro moído), linha
chilena e materiais similares. De acordo com a legislação, o descumprimento
pode resultar em multa de R$ 50 para pessoas físicas. Quando o infrator for
menor de idade, a responsabilidade recai sobre pais ou responsáveis. Já os
estabelecimentos que comercializarem esse tipo de material podem ser multados
em até R$ 5 mil.
O secretário de Segurança Pública e Defesa
Social, Ed-Lin Anselmo, alertou para os riscos associados ao uso dessas linhas.
“Com base na Lei Estadual, caso seja identificado material irregular, ele é
recolhido para posterior destruição ou para a responsabilização dos envolvidos
em caso de acidente”, disse.
Conhecida por ser revestida com uma mistura
de vidro ou aço moído e cola, a linha chilena pode causar acidentes graves,
especialmente envolvendo motociclistas e pedestres. Além das pessoas, animais e
aves também estão entre as principais vítimas desse material. A comercialização
da linha chilena é considerada crime, conforme previsto no artigo 278 do Código
Penal Brasileiro (CPB).
Denúncias
A Segup também destacou a importância das
denúncias para auxiliar as ações de fiscalização. “Não podemos esquecer que
grande parte das atividades das forças de segurança depende do apoio da
sociedade. Por isso, ao identificar o uso ou a venda desse material, é possível
acionar o Disque-Denúncia (181), de forma anônima, ajudando a fortalecer a
segurança de todos”, afirma Ed-Lin Anselmo.
Riscos à rede elétrica
Além dos ferimentos causados a terceiros, as
linhas cortantes também representam perigo para quem as utiliza. Alguns tipos
de linhas, especialmente a linha chilena, possuem partículas metálicas em sua
composição. Quando entram em contato com a rede de distribuição de energia
elétrica, podem provocar choques, queimaduras graves e, em situações mais
severas, até amputações.
Com informações de O Liberal
PRAZO PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE EMENDAS PIX TERMINA EM 30 DE JUNHO
(Relatório de Gestão deve ser enviado por prefeituras que receberam transferências especiais; levantamento da CNM aponta pendências em 82% dos municípios)
O envio passou a ser obrigatório com a Instrução Normativa TCU 93/2024 e deve ser repetido todos
os anos até que os valores transferidos sejam totalmente executados. A
Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores a não deixarem o prazo passar.
A exigência
vale também para as chamadas Emendas Especiais de Legado, referentes ao período
de 2020 a 2024. Nesses casos, mesmo com a dispensa da análise dos planos de
trabalho pelos órgãos setoriais, as prefeituras continuam obrigados a
apresentar o Relatório de Gestão.
A CNM ressalta que a flexibilização na
análise dos planos não substitui a obrigação de prestar contas dos recursos
recebidos.
Pendências
Levantamento da entidade mostra que a maior
parte dos entes municipais ainda tem pendências. Hoje, cerca de 82% dos
municípios brasileiros — 4.590 ao todo — apresentam problemas relacionados a
pelo menos uma Emenda Especial por não terem preenchido o relatório.
A regularização, segundo a Confederação, é
necessária para evitar medidas dos órgãos de controle, entre elas a abertura de
Tomada de Contas Especial.
Fiscalização
O monitoramento sobre a aplicação desses
recursos também vem sendo reforçado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte determinou
que a Controladoria-Geral da União (CGU) realize auditorias nos entes federados que já tiveram
planos de trabalho aprovados e apresentaram relatórios de gestão, em uma
tentativa de ampliar a transparência e a rastreabilidade na execução das
emendas.
Além disso, decisões recentes do STF têm
ampliado a pressão sobre estados e municípios para que cumpram as exigências
ligadas à execução e à prestação de contas desses recursos. Em casos de
irregularidades, a Corte admite a aplicação de sanções e multas. Entre as
medidas já adotadas, há situações em que o valor da penalidade pode
corresponder ao montante da emenda recebida pela prefeitura.
Setor do Turismo
No dia 9 de
junho, ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, determinou que
estados e municípios que não informarem o uso de recursos recebidos por meio
das chamadas emendas Pix para a realização de eventos poderão ser penalizados
com multa.
A determinação faz parte das medidas voltadas
ao aumento da transparência e da rastreabilidade das emendas parlamentares.
A decisão
prevê multa diária de 1% sobre o valor
de cada emenda para os entes que deixarem de apresentar planos de trabalho,
complementar cadastros ou enviar relatórios de gestão relativos a recursos
transferidos por emendas individuais, na modalidade transferência especial,
entre 2020 e 2024. A cobrança será mantida até que as pendências sejam
resolvidas.
TERREMOTO DE MAGNITUDE 7.1 ATINGE VENEZUELA E CAUSA TREMORES EM BELÉM E SANTARÉM
Epicentro do tremor foi registrado na cidade venezuelana de Montalbán, na Venezuela, a uma profundidade de 13 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS)
Na capital paraense, dois prédios localizados
na região central balançaram durante o abalo, provocando pânico entre os
moradores, que evacuaram os edifícios por precaução. O Corpo de Bombeiros foi
acionado e realizou uma vistoria nas pilastras das construções. Segundo os
militares, não foi identificada nenhuma avaria que pudesse comprometer a
estabilidade dos prédios.
Na Venezuela, o terremoto foi registrado em
Caracas, onde houve registro de desabamento de prédios. Alertas de tsunami
foram emitidos para Porto Rico, Aruba, Ilhas Virgens Americanas e outras ilhas
do Caribe.
O epicentro do tremor foi registrado na
cidade de Montalbán, a cerca de 168 quilômetros de Caracas, a uma profundidade
de 13 quilômetros, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Segundo a agência Reuters, moradores da capital
venezuelana correram para evacuar os edifícios enquanto o terremoto sacudia as
construções. Uma testemunha afirmou que rachaduras surgiram na fachada do
prédio onde mora. O terremoto também foi seguido por diversos tremores
secundários, sentidos inclusive em partes do território colombiano.
Além do abalo registrado na Venezuela, um
outro terremoto, de magnitude 6,9, atingiu a principal ilha do Japão, Honshu.
Autoridades venezuelanas informações que há
32 mortos e 700 feridos
Com
informações do Portal Gazeta de Carajás e G1
quarta-feira, 24 de junho de 2026
MULHER TRANS É ASSASSINADA NA REGIÃO DO KM 50, EM MOJU
Um homicídio foi registrado na noite desta terça-feira (23), na região do quilômetro 50, zona rural de Moju, no nordeste paraense.
De acordo com informações preliminares, a vítima foi identificada como Bruna, uma mulher trans conhecida na região. Ela teria sido atingida por disparos de arma de fogo e morreu no local.
Equipes da Polícia Militar do 47º BPM foram
acionadas e seguem para a área da ocorrência para realizar os primeiros
levantamentos e apurar as circunstâncias do crime.
Até o momento, não há informações oficiais
sobre a motivação do homicídio nem sobre a identidade de possíveis suspeitos.
O caso deverá ser investigado pela Polícia
Civil.
Matéria em atualização. Novas informações
poderão ser divulgadas a qualquer momento.
Informações do Portal Moju News
MUNDIAL FEMININO DE 2027 SERÁ DISPUTADO EM OITO CIDADES BRASILEIRAS
(Competição começa em 24 de junho e terá 32 seleções)
(Foto: Lívia Villas Boas/CBF/direitos reservados)
Falta exatamente 1 ano para o pontapé inicial
da Copa do Mundo Feminina. O torneio começa em 24 de junho de 2027 no Brasil
e será uma competição histórica. A 10ª edição da Copa do Mundo
Feminina da FIFA e a primeira no Brasil e na América do Sul. Além disso, será a
última competição com 32 equipes. A partir de 2031, o torneio será ampliado
para 48 seleções.
A Seleção Brasileira chega em busca do título
inédito. A melhor campanha verde e amarela é o vice-campeonato em 2007, na
China, quando o Brasil foi derrotado pela Alemanha na decisão.
O técnico brasileiro é Arthur Elias,
multicampeão pelo Corinthians e que está à frente da equipe nacional feminina
desde setembro de 2023. Ele tem a missão de reestruturar o time, mesclando
novos nomes e jogadoras consagradas. No ranking de junho da Fifa, que tem
a Espanha na liderança, o time nacional aparece em sétimo.
Nomes como a atacante Tainá Maranhão, do
Palmeiras, são peças fundamentais para colocar o Brasil entre as melhores
seleções. Com 21 anos, ela marcou o primeiro gol com a camiseta principal do
Brasil em fevereiro contra a Costa Rica. Mas o auge da jovem talentosa foi o
gol que ajudou a virada canarinho por 2 a 1 sobre os Estados Unidos em junho em
São Paulo.
Veterana
Se falarmos em atletas consagradas e
veteranas, é impossível não citar a Rainha Marta. Em 2027, ela terá 41 anos,
mas dificilmente o técnico Arthur Elias abrirá mão de contar com o talento da
craque.
Na carreira, a alagoana já foi medalhista de
prata nas Olimpíadas três vezes (Atenas, 2004; Pequim, 2008; Paris, 2024),
bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007) e vice-campeã da Copa do Mundo
(2007), foi eleita seis vezes a melhor do mundo pela Fifa e lidera o ranking de
maiores artilheiras da história da Copa do Mundo Feminina com 17 gols.
Últimas classificadas serão conhecidas em
2027
Serão 32 equipes na disputa, em oito grupos
com quatro times cada. Até o momento, 14 seleções garantiram a
participação na Copa do Mundo Feminina.
O Brasil estará ao lado de Colômbia e
da Argentina. As colombianas garantiram o lugar depois de vencer o
Paraguai por 4 a 3 na última rodada da Liga das Nações da Conmebol e de
terminar o torneio em primeiro com 20 pontos em 8 jogos.
As argentinas finalizaram em segundo com 18
pontos depois de vencer o Equador por 1 a 0 fora de casa. A Austrália foi
o primeiro país não-anfitrião a carimbar o passaporte após o 2 a 1 na Coreia do
Norte pelas quartas de final da Copa Asiática Feminina da AFC, em Perth. As
Matildas estarão no torneio pela nona vez consecutiva.
A China bateu o Taipei Chinês
e confirmou a vaga. O país, que sediou a Copa em 1991 e 2007, garantiu presença
em nove de dez edições do torneio.
A Coreia do Norte volta ao torneio
depois de 16 anos. As atuais campeãs mundiais das categorias Sub-17 e Sub-20
buscam o título do principal torneio da modalidade.
A Coreia do Sul, conhecida como o
time das Guerreiras Taegeuk, se classificou para a quinta edição da Copa
do Mundo Feminina da FIFA com uma impressionante goleada por 6 a 0 sobre o
Uzbequistão nas quartas de final da Copa Asiática Feminina.
As Filipinas, após estrearem no torneio
na Austrália/Nova Zelândia 2023, se classificaram pela segunda vez ao
Mundial ao derrotarem o Uzbequistão na repescagem da Copa Asiática Feminina.
O Japão está entre os países
que disputaram todas as edições da Copa do Mundo Feminina. Elas mantiveram
essa sequência viva ao atropelar as Filipinas nas quartas de final da Copa
Asiática Feminina e chegam entre as favoritas ao título.
A Nova Zelândia passeou mais uma
vez nas eliminatórias da Oceania, vencendo todas as cinco partidas e marcando
25 gols sem sofrer nenhum. Será a sexta edição consecutiva do Mundial para
elas.
Enquanto isso, a Alemanha disputará
em 2027 a décima Copa do Mundo Feminina da FIFA e querem voltar ao topo depois
da eliminação na fase de grupos em 2023.
Pela Europa, também estão garantidas a Dinamarca,
a França e a atual campeã mundial, Espanha.
Outras sete seleções europeias ainda terão
vagas na Copa do Mundo Feminina, mas precisarão disputar os play-offs
continentais. Na África, a Copa de Nações dará quatro vagas entre julho e
agosto. Já a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe
fará torneio decisivo no fim de 2026, entre novembro e dezembro, com 4
vagas diretas.
Oito estádios
As cidades-sede do torneio serão Belo
Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Nacional), Fortaleza (Arena
Castelão), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Río
de Janeiro (Estádio do Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo
(Arena Itaquera).
A fase de grupos ocorrerá de 24 de junho a 8
de julho de 2027; as oitavas de final, entre 10 a 13 de julho, quartas de final
serão 16 e 17 de julho, as semifinais entre nos dias 20 e 21 de
julho. A disputa de 3º Lugar está marcada para 24 de julho e a grande final
será em 25 de julho de 2027.
Brasil como sede
A sede da competição foi definida em votação
aberta no Congresso da FIFA, em Bangcoc, na Tailândia, em maio de 2024. O
Brasil concorreu com a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda, e
recebeu 119 votos, enquanto os europeus obtiveram 78.
Com informações de Juliano Justo da Agência
Brasil
SEFA APREENDE 1.200 CAIXAS DE CERVEJA, NO PARÁ
Durante fiscalização no posto fiscal da cidade de São Geraldo do Araguaia, sudeste paraense, unidade que pertence à Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito de Carajás, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), fiscais de receitas estaduais apreenderam 1.274 caixas de cerveja, totalizando 30.576 garrafas de 600 ml, provenientes de Maceió/AL com destino a Manaus/AM, em passagem pelo território paraense. A apreensão ocorreu na segunda-feira (22).
Para cobrar o imposto e multa foi lavrado o
Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 56.401,72.
Com informações da Ag. Pará
ACIDENTE VIOLENTO NA BR-230, DEIXA DUAS VÍTIMAS FATAIS
Uma colisão violenta tirou a vida de dois homens no final da tarde de terça-feira (23), na BR-230. O acidente aconteceu por volta das 17h, no Km 70 da Transamazônica, a apenas 4 quilômetros da Vila Cajazeiras, no sentido que leva ao município de Novo Repartimento.
Carlos dos Reis Batista, que dirigia um Toyota Etios, e o passageiro, Marcos dos Santos da Conceição, morreram na hora. Segundo informações, o carro de passeio trafegava em alta velocidade e realizava manobras em zigue-zague na pista. Ao entrar em uma curva acentuada, o condutor perdeu o controle e bateu de frente contra um caminhão de uma empresa de Transporte, que seguia na direção oposta, rumo a Altamira.
O impacto da colisão foi tão violento que o
carro ficou completamente esmagado, exigindo um trabalho exaustivo e complexo
da equipe do Corpo de Bombeiros Militar para retirar os corpos das vítimas do
meio do aço retorcido.
Policiais militares da região deram apoio no
isolamento da área e na sinalização da rodovia, que teve o trânsito
temporariamente bloqueado durante os procedimentos de resgate. Após a remoção
das vítimas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) assumiu a ocorrência. As
autoridades agora aguardam os laudos da perícia e analisam os depoimentos para
concluir o inquérito sobre as causas do acidente.
Com informações do Portal Itupiranga
Interativo
SECRETARIA DE SAÚDE DE REDENÇÃO CONFIRMA DOIS CASOS DE MENINGITE NO MUNICÍPIO
(Como medida preventiva, a Prefeitura suspendeu temporariamente o JOER e reforçou o alerta para a importância da vacinação infantil)
A meningite é transmitida por meio de contato
íntimo direto e pelo compartilhamento de secreções respiratórias, não sendo
disseminada apenas pela permanência em um mesmo ambiente. Por isso, a
orientação das autoridades é que a população evite compartilhar copos,
talheres, garrafas, cigarros e outros objetos de uso pessoal.
Apesar dos cuidados diários, a principal
forma de prevenção continua sendo a vacinação. O município disponibiliza a
vacina contra a meningite para crianças a partir dos três meses de idade,
seguindo o calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação é que pais e responsáveis
procurem a unidade de saúde mais próxima para verificar a situação vacinal de
seus filhos e manter a caderneta atualizada.
Em razão da situação, a Prefeitura suspendeu
temporariamente as atividades dos Jogos Olímpicos Estudantis de Redenção
(JOER). Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que a suspensão
dos jogos possui caráter preventivo e temporário. A medida foi adotada com base
nos princípios de precaução e proteção à saúde dos estudantes, considerando a
grande concentração de participantes nas atividades esportivas.
Por fim, a Prefeitura de Redenção reiterou
que segue acompanhando de perto a evolução dos casos e adotando todas as ações
necessárias em conjunto com os órgãos competentes para garantir a segurança da
população.
Com informações do portal Gazeta de Carajás
OPERAÇÃO FLAGRA CASOS DE FURTO DE ENERGIA EM COMÉRCIOS DE CANAÃ DOS CARAJÁS; SEIS PESSOAS SÃO PRESAS
(Operação integrada entre Polícia Civil, Polícia Científica e Equatorial Pará identificou 10 casos de irregularidades no consumo de energia elétrica em estabelecimentos comerciais do município, com ligações clandestinas e medidores fraudados)
As fiscalizações atingiram supermercados,
restaurantes, academias, padarias, um hotel, um bar e um alojamento,
distribuídos em diferentes bairros do município. Segundo as autoridades, os
locais apresentavam diferentes tipos de fraude, incluindo ligações diretas à
rede de distribuição e adulteração de medidores.
De acordo com a Equatorial Pará, o volume de
energia consumido de forma irregular pelos estabelecimentos chega a
aproximadamente 72.650 kWh por mês , quantidade suficiente para
abastecer cerca de 290 residências com consumo médio de 250 kWh mensais.
Entre os casos mais graves, um supermercado
localizado no bairro Ouro Preto estava ligado diretamente à rede elétrica, sem
registro de medição e faturamento, o que caracteriza consumo totalmente
clandestino. Ainda na mesma região, um hotel e um bar foram flagrados com o
sistema de medição fraudado, resultando em cobranças muito abaixo do consumo
real.
Outros estabelecimentos também foram autuados
em diferentes pontos da cidade, incluindo os bairros Monte Castelo, Jardim
Primavera, Novo Horizonte, Nova Canaã, Vale dos Sonhos, Flor de Lis e Vale
Verde. Em todos os casos, havia indícios de manipulação de medidores ou
intervenções irregulares na rede.
As autoridades reforçam que o furto de
energia elétrica é crime previsto em lei e representa riscos à segurança da
população, podendo causar sobrecarga na rede, curtos-circuitos e interrupções
no fornecimento. Além disso, a prática gera prejuízos econômicos e afeta
diretamente a qualidade do serviço prestado aos consumidores regulares.
A operação faz parte de um conjunto de ações
contínuas de combate a irregularidades no sistema elétrico realizadas em
diferentes regiões do estado.
As investigações devem continuar para
identificar outros possíveis envolvidos e dimensionar o impacto total das
fraudes.
Com informações do Portal Gazeta Carajás
NOVA VACINA PNEUMO 20 COMEÇA A SER APLICADA NO SUS
Crianças menores de cinco anos que ainda não completaram o esquema vacinal já podem receber o imunizante que protege contra pneumonia e meningite.
Crianças menores de cinco anos que ainda não completaram o esquema vacinal já podem receber a nova vacina pneumo 20 na rede pública de saúde. A estratégia nacional foi lançada no último sábado (20), em São Paulo, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O imunizante oferece proteção contra 20
sorotipos da bactéria pneumococo, responsável por doenças graves, como pneumonia
e meningite. Na rede privada, a vacina pode custar até R$ 500. Em
comparação às formulações anteriores, a pneumo 20 amplia a cobertura contra
os sorotipos mais associados à doença pneumocócica invasiva, especialmente
os tipos 3, 6A e 19A.
Além disso, a vacina também contribui para a prevenção
da otite média, infecção que pode evoluir para complicações mais graves,
como perda auditiva e infecção generalizada.
Mais de 570 mil doses distribuídas
Desde maio de 2026, o Ministério da Saúde
distribuiu mais de 570 mil doses da pneumo 20 para todos os estados,
garantindo o início da vacinação. Até o fim do ano, a expectativa é que
mais de 6,1 milhões de doses sejam enviadas às unidades da federação.
A pneumo 20 será ofertada aos seguintes grupos
prioritários:
Crianças menores de 5 anos;
Povos indígenas maiores de 5 anos de idade (sem histórico vacinal com pneumo conjugada);
Idosos com 60 anos ou mais acamados e/ou institucionalizados;
Pessoas com condições clínicas especiais, atendidas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).
Segundo a Organização Mundial da
Saúde (OMS), a doença pneumocócica é a principal causa de mortalidade
infantil por enfermidades preveníveis. No Brasil, entre 2023 e 2025,
foram registrados 4,6 mil casos de meningite pneumocócica e 1,4 mil mortes.
A expectativa do Ministério da Saúde é que a
ampliação da cobertura vacinal reduza a incidência de casos graves,
hospitalizações e mortes, além de diminuir os gastos do SUS com internações,
tratamentos intensivos e reabilitação de pacientes com sequelas.
Transição no calendário vacinal
Atualmente, o SUS oferece as vacinas
pneumo 10 e pneumo 13 — com proteção mais robusta e duradoura —, além da polissacarídica
23 — que amplia a cobertura contra mais tipos da bactéria. Essas
formulações estão alinhadas às diretrizes internacionais e apresentam uma
relação custo-benefício comprovada para as políticas de saúde pública.
Com a chegada da pneumo 20,
o Ministério da Saúde dará início a uma transição gradual para ampliar a
proteção contra um número maior de sorotipos da bactéria.
Durante o período, o esquema vacinal infantil
seguirá o seguinte modelo:
uma dose da pneumo 20 aos dois meses de idade;
uma dose da pneumo 10 aos quatro meses,
e uma dose de reforço da pneumo 20 aos 12 meses, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias entre a segunda dose e o reforço.
A estratégia será mantida até o esgotamento dos estoques da pneumo 10. Depois disso, o calendário passará a utilizar exclusivamente a pneumo 20.
Pais e responsáveis poderão acompanhar o histórico
de vacinação das crianças por meio da Caderneta Digital de Saúde da Criança, disponível no
aplicativo Meu
SUS Digital.
terça-feira, 23 de junho de 2026
COMITÊ DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL NO PARÁ RECEBE DENÚNCIAS PELO WHATSAPP (91) 3347-9809
(Iniciativa é fruto de parceria do MP Eleitoral com a CNBB Norte 2 e com outras entidades da sociedade civil)
Denúncias sobre irregularidades durante o processo eleitoral no Pará já podem ser feitas de uma forma fácil e rápida: pelo WhatsApp, no número (91) 3347-9809, do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral no estado. Pelo WhatsApp do comitê é possível denunciar casos de compra de votos, de clientelismo e de abuso de poder, entre outras irregularidades. As informações são encaminhadas diretamente para a atuação do Ministério Público (MP) Eleitoral.
O lançamento do canal e da edição 2026 do
comitê é fruto de uma parceria do MP Eleitoral com a Conferência Nacional dos
Bispos do Brasil (CNBB Norte 2), a Cáritas Regional Norte 2, a Comissão
Pastoral da Terra (CPT), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam Brasil), o Centro
de Estudos Bíblicos (Cebi/PA) e a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.
Além do recebimento de denúncias, o grupo
planeja realizar ações de mobilização em comunidades, elaborar materiais de
conscientização para os eleitores e organizar debates entre candidatos,
pautando temas de interesse público vinculados à proteção da Amazônia, de
terras indígenas e de territórios quilombolas.
Convite à participação
“É muito importante que as pessoas que
saibam, que testemunhem, que, por algum motivo, fiquem sabendo da prática de
algum crime eleitoral, de compra de votos, de corrupção eleitoral, denunciem
por meio do canal do Combate à Corrupção Eleitoral, para que essa informação
chegue ao nosso conhecimento e possamos agir e buscar a responsabilização dos
culpados”, destaca o procurador regional Eleitoral no Pará, Bruno Valente.
O presidente da CPT e bispo da prelazia do
Marajó, dom José Ionilton, complementa: “Precisamos fazer da eleição de 2026
uma eleição verdadeiramente democrática, na qual a vontade das pessoas seja
garantida através do voto, sem a compra de votos. E, assim fazendo, nós vamos
estar cortando, muitas vezes, braços e pernas da corrupção econômica, da
corrupção nas bases, a circulação de tantas outras ilegalidades que vão
acontecendo no meio de nós. Então vamos fazer desta eleição a eleição mais
limpa que o nosso estado do Pará já desenvolveu”.
O bispo auxiliar de Belém, dom Paolo
Andreolli, lembra que “cada um de nós é responsável pelo nosso futuro. Não
temos que cair nas armadilhas dos votos fáceis. Nós temos que procurar o bem
comum.” E convida: “Temos à disposição o número de WhatsApp para comunicar algo
que no processo eleitoral não está sendo justo. Então, convido todos a
acreditarem nesse processo e a divulgá-lo”.
O deão da Catedral Anglicana de Santa Maria,
reverendo Ives Vergara Nunes, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, ressalta
que é preciso “ter essa clareza de que a democracia é vivida cotidianamente e a
justiça se faz em uma nação que tem a liberdade de viver a democracia, em que
as pessoas tenham liberdade de escolha, de comparação, de perceber
verdadeiramente onde os projetos de cada um dos diferentes políticos acontecem
em suas vidas, tendo essa percepção de que o voto terá repercussões ao longo dos
próximos quatro anos”.
Voluntários a postos
A equipe de voluntários do Comitê de Combate
à Corrupção Eleitoral está a postos para o recebimento das denúncias. Para o
voluntário Jonata Bacury, essa atuação dos voluntários é mais uma forma de
exercer a cidadania. “Para além do exercício da cidadania que é feito pelo
voto, participar desse comitê reforça a consciência de que o cidadão também
exerce papel importante, ajudando os órgãos de controle e fiscalização para uma
disputa eleitoral mais justa”.
Já a voluntária Regina Álvares, que participa
das edições do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral desde as eleições de
2006 (desde então, só não houve edições do comitê durante o período da pandemia
de covid-19), destaca que um papel fundamental do grupo de voluntários é
explicar aos denunciantes a importância do envio do máximo de provas possível,
para que aumentem as chances de sucesso da atuação do MP Eleitoral.
Campanhas e mobilizações
A secretária executiva da Cáritas Brasileira
Regional Norte 2, Keila Souza Marães Giffoni, explica que, além de atuar na
mobilização e articulação de agentes multiplicadores voluntários para o comitê,
a organização integra a campanha “Eu Voto pela Amazônia”, iniciativa da Rede
Eclesial Pan-Amazônica (Repam).
Keila Souza Marães Giffoni ressalta a
importância de que o comitê e as informações e processos de formação cheguem a
todos os territórios do Pará e possam se espalhar por toda a Amazônia, por meio
dos diversos organismos pastorais e parceiros que estão convidados e convocados
a se juntar nessa iniciativa pelo voto consciente. “A campanha “Eu Voto pela
Amazônia” é a nossa forma de dizer como nós queremos que a nossa Amazônia seja
cuidada, que ela seja de fato representada pelos próprios amazônidas em um processo
democrático, livre e de direitos”, frisa.
Sobre a campanha “Eu Voto pela Amazônia”, a
articuladora da Repam Joana Menezes explica que o objetivo é a defesa da
democracia e dos espaços de cidadania. “Nós, com a campanha “Eu Voto pela
Amazônia”, nós estamos integrando o Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral com
esse braço do fortalecimento da democracia, do voto consciente, do voto ético e
do voto limpo. Estamos aqui no estado do Pará em um esforço coletivo da igreja
para que esse caminho seja um caminho de fortalecimento e de respeito à democracia”.
Demais opções para denúncias
As outras opções para envio on-line de
denúncias são o canal de denúncias no site do Ministério Público Federal
(www.mpf.mp.br) e o aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, que funcionará a
partir de 16 de agosto, quando começa a campanha eleitoral.
As denúncias também podem ser feitas
presencialmente nas unidades do Ministério Público Federal (MPF) e do
Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), que, juntos, formam o MP
Eleitoral.
Com informações da Ascom MPF e Zé Dudu
INDÍGENAS FECHAM PONTE NA BR-422 EM PROTESTO NO PARÁ
(Manifestantes da Aldeia Trocará bloqueiam a Rodovia Transcametá por descumprimento de acordos e cobram melhorias na infraestrutura das vias.)
(Foto: Reprodução)
Indígenas
da Aldeia Trocará fecharam a ponte localizada nas proximidades da comunidade,
às margens da Rodovia Transcametá (BR-422). O bloqueio começou nesta
segunda-feira (22) e reflete a insatisfação dos moradores com o Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Segundo
as lideranças do movimento, o protesto foi motivado pelo descumprimento de
acordos firmados anteriormente com o órgão federal.
Reivindicações
e problemas na infraestrutura
Além
da cobrança pelos termos não cumpridos, os manifestantes exigem obras imediatas
na infraestrutura das vias que dão acesso às aldeias da região.
•
Tráfego prejudicado: Os moradores relatam que as péssimas condições das
estradas dificultam o trânsito diário da comunidade.
•
Inverno amazônico: A situação se agrava severamente nos períodos de chuva,
quando os acessos ficam praticamente intransitáveis para os veículos.
Bloqueio
segue sem previsão de liberação
A
liderança indígena confirmou que a mobilização na BR-422 deve continuar por
tempo indeterminado. O grupo exige a presença de representantes do DNIT no
local para estabelecer um canal direto de negociação.
Pauta
de negociação: Os manifestantes informaram que a liberação da pista só vai
acontecer após a apresentação de uma solução concreta e um cronograma oficial
de prazos por parte do órgão federal para o cumprimento das melhorias exigidas.
Com
informações do Diario do Pará

