sexta-feira, 26 de junho de 2026

INSS INAUGURA PREVBARCO PARA AMPLIAR ATENDIMENTO À POPULAÇÃO NO PARÁ

(Nova agência flutuante do INSS levará serviços previdenciários e assistenciais a comunidades ribeirinhas do Marajó, além de municípios do Amapá.)


(Bruno Roberto/Diário do Pará)

Levar os serviços da Previdência Social a comunidades ribeirinhas e localidades de difícil acesso é um dos desafios enfrentados pelo INSS na região Norte. Para ampliar esse atendimento, o Governo Federal tem investido em unidades flutuantes, que percorrem rios levando serviços previdenciários e assistenciais diretamente à população.

Na manhã desta sexta-feira (26), o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e a presidente do INSS, Ana Cristina Silveira, inauguraram o PREVBarco Belém II, no Pará. A nova Agência da Previdência Social Móvel Flutuante vai reforçar o atendimento, especialmente no arquipélago do Marajó, além de alcançar municípios do Amapá.

A unidade vai fortalecer o atendimento especialmente no arquipélago do Marajó, alcançando também municípios do Amapá.

O objetivo é levar os serviços do INSS às populações que dependem do transporte fluvial, garantindo mais acesso à Previdência Social em regiões de difícil deslocamento.

Entre os municípios e comunidades atendidos pelo PREVBarco Belém II estão Breves, Vila Betel (Breves), São Miguel dos Macacos (Breves), Porto Alegre, Anajás, Afuá, Chaves, Bailique (AP), Cutias (AP), Jarilândia, no município de Laranjal do Jari (AP), e Gurupá.

Com informações de Maria Monteiro/Diario do Pará

FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO JÁ TEM DATAS E DEVE RECEBER 450 MIL VISITANTES EM BELÉM

(Evento será realizado de 29 de agosto a 6 de setembro, no Hangar, com entrada gratuita, mais de 100 mil títulos disponíveis e homenagens a Nazaré Pereira e Luiz Peixoto Ramos.)


(Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará)

A 29ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes já tem data marcada. O evento será realizado entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, no Hangar Centro de Convenções, em Belém, com programação gratuita das 9h às 21h.

O lançamento oficial ocorreu na manhã desta sexta-feira (26), durante uma coletiva de imprensa no Parque da Cidade. Considerada um dos principais eventos literários da Região Norte, a feira deve reunir cerca de 450 mil visitantes ao longo dos nove dias de programação.

Neste ano, os homenageados serão a cantora, compositora e atriz Nazaré Pereira e o escritor, poeta, compositor, cantor, ator e ativista ambiental Luiz Peixoto Ramos, conhecido como Jabutigão. Ambos têm trajetórias marcadas pela valorização da cultura amazônica.

Emocionado com a homenagem, Luiz Peixoto destacou a relação de longa data com o evento. Segundo ele, foi durante a primeira edição da feira que nasceu o personagem Jabutigão, que o levou a realizar apresentações em diversas cidades do Pará e de outros estados.

Mesmo morando fora do Brasil, Nazaré Pereira participou do lançamento por meio de uma mensagem em vídeo. A artista agradeceu a homenagem e afirmou que leva a Amazônia para o mundo por meio de sua música e de suas composições.

Além da programação cultural, a feira também movimenta a economia. A expectativa é gerar cerca de dois mil empregos diretos e indiretos durante a montagem, realização e desmontagem do evento. Ao todo, 137 empresas participarão da edição, sendo 65 delas paraenses.

Os visitantes terão acesso a aproximadamente 100 mil títulos comercializados por editoras, livrarias, distribuidoras e sebos. A expectativa é que a feira movimente cerca de R$ 15 milhões em negócios e venda de livros.

Com informações do portal Roma News

MAIOR SINO QUE BADALA NO MUNDO, BATISMOS E MISSAS NA MADRUGADA NA TRADICIONAL FESTA EM TRINDADE 2026

(O toque do sino Vox Patris acontece do dia 26 até o dia 5 de julho, às 18h.


A Romaria de Trindade de 2026 começa nesta sexta-feira (26) e vai até 5 de julho. O evento religioso comemora 186 anos.

·        O festival apresenta novidades como missas na madrugada, batismos, espaço infantil e o toque diário do sino Vox Patris às 18h.

·        O projeto "Aumigos do Pai Eterno" acolherá os animais que ficam na basílica com vacinação e castração. São esperados 4 milhões de pessoas.

·        A programação do evento de 2026 inclui as romarias da OAB, da Polícia Civil, dos motociclistas e dos jovens em datas específicas.

·        Ocorrerão também o tradicional encontro de carreiros, cavaleiros e muladeiros, além da romaria dos militares e de procissões luminosas de encerramento.

A Romaria de Trindade de 2026 tem novidades que vão além das tradicionais celebrações religiosas, como batismos e missas na madrugada. O sino do Vox Patris vai tocar do dia 26 até o dia 5 de julho, às 18h. O evento deste ano contará com um espaço kids e um projeto voltado para o acolhimento de cães. As informações foram confirmadas pelo padre Marco Aurélio.

Em 2026, o evento completa 186 anos. Nos dias 27 e 28 de junho e 3, 4 e 5 de julho ocorrem missas às 0h, 2h, e 4h 

"Este ano lançamos um projeto infantil com a intenção de garantir de fato que as crianças possam crescer entendendo a nossa história, entendendo o Pai Eterno e a fé. O santuário tem essa missão importante que é garantir a perenidade da Romaria", contou o reitor da Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio.


Segundo o padre, este ano também tem o projeto “Aumigos do Pai Eterno” para acolher os animais que ficam na basílica. O evento vai oferecer vacinação e castração para os animais. De acordo com a organização, espera receber 4 milhões de pessoas na Romaria de 2026

Com informações de Aline Goulart, G1/Goiás

SERVIDORA É SUSPEITA DE REGISTRAR PLANTÕES EM HOSPITAL NO TO ENQUANTO ESTUDAVA MEDICINA NO PARAGUAI

(Ministério Público do Tocantins abriu investigação por improbidade administrativa. Suspeita é de que os plantões estavam sendo assinados por terceiros.)


(Foto: André Araujo/Governo do Tocantins)

A servidora pública Elizângela Torres Lima é investigada pelo Ministério Público do Tocatins (MPTO) por improbidade administrativa e suposto descumprimento de carga horária no Hospital Regional de Xambioá. A mulher estaria estudando medicina no Paraguai ao mesmo tempo em que registrava os plantões na unidade. A suspeita é de que as folhas de ponto teriam sido assinadas por terceiros.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) foi procurada, mas não respondeu até a última atualização da reportagem. O g1 não localizou o contato da defesa da servidora.

As informações foram publicadas no Diário Oficial do Ministério Público do dia 24 de junho. Conforme o documento, a Universidad Autónoma San Sebastián de San Lorenzo, no Paraguai, confirmou ao MP que a servidora foi matriculada no curso de medicina.

O Ministério Público solicitou à universidade o histórico acadêmico completo da servidora, com os detalhes dos horários das aulas e registros de frequência.

Para dar continuidade à investigação, também foi pedido à SES as folhas de ponto da servidora registradas no Hospital Regional de Xambioá do período de janeiro de 2025 a maio de 2026.

Com informações de Stefani Cavalcante, g1 Tocantins

GOVERNADORA DO GARANTE 188 MÁQUINAS AGRÍCOLAS A 70 MUNICÍPIOS

(Equipamentos entregues pelo governo do Estado reforçam infraestruturas locais e beneficiam diretamente a agricultura familiar em zonas rurais de todo o Pará)


A governadora do Pará, entregou na tarde desta quinta-feira (25) um total de 188 equipamentos agrícolas, entre tratores e triciclos, para apoio à infraestrutura de 70 municípios paraenses. O maquinário representa mais de R$ 9,7 milhões em investimento na melhoria de vida de agricultores familiares e moradores de zonas rurais do Estado.

As máquinas foram entregues pela Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional (Secir), no estacionamento do Parque da Cidade de Belém, com a presença de representantes dos municípios beneficiados.

A aquisição do maquinário é fruto de uma parceria entre o governo do Pará e o governo federal, por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

Equipamentos para o campo e cidades


As máquinas têm potencial para serem empregadas em diferentes finalidades, ampliando a capacidade de prestação de serviços essenciais à população.

Alcance em todo o Pará

Os 188 equipamentos agrícolas entregues nesta quinta-feira, 25, alcançam municípios em 11 das 12 Regiões de Integração (RI) do Estado.

Com informações da Camila Guimarães (SECIR)


TRABALHADORES DA PESCA TÊM ATÉ 30 DE JUNHO PARA REALIZAR ENTREVISTA OBRIGATÓRIA DO SEGURO-DEFESO

(Convocação do Ministério do Trabalho e Emprego abrange pescadores artesanais de 132 municípios do Pará, Amazonas, Bahia, Maranhão e Piauí)


(Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
Os pescadores artesanais convocados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) têm até o dia 30 de junho para participar da entrevista presencial obrigatória relacionada ao Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal, conhecido como Seguro-Defeso. A ação acontece em 132 municípios dos estados do Pará, Amazonas, Bahia, Maranhão e Piauí.

Confira aqui as localidades e horários de atendimento

A entrevista faz parte da coleta complementar de informações utilizada para confirmar a elegibilidade dos requerentes e verificar a veracidade dos dados apresentados durante a solicitação do benefício. O atendimento é realizado por agentes que aplicam questionários e prestam orientações aos pescadores.

De acordo com o MTE, os trabalhadores que receberam, por meio do Portal Emprega Brasil ou do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, a mensagem “Aguardando fase presencial obrigatória e/ou confirmação do pescador na CTPS/Portal” devem procurar o ponto de atendimento indicado antes do encerramento do prazo.

O ministério alerta que a ausência na entrevista poderá resultar na suspensão da análise do pedido e na não habilitação ao benefício, conforme prevê a regulamentação vigente.

Desde o início da ação, entre novembro de 2025 e junho de 2026, mais de 666 mil atendimentos já foram realizados nos cinco estados participantes. A iniciativa é conduzida pelo MTE em parceria com a Fundacentro.

Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal: quem tem direito 

O pescador profissional artesanal que:

·        Esteja inscrito(a) no RGP por, no mínimo, 1 ano contado da data de requerimento do benefício;

·        Não disponha de outra fonte de renda além daquela relacionada à atividade pesqueira;

·        Se dedicou à pesca durante o período compreendido entre o defeso anterior e o em curso, ou nos 12 (doze) meses imediatamente anteriores ao do defeso em curso, o que for menor;

·        Não esteja recebendo um benefício previdenciário ou assistencial contínuo, exceto pensão por morte, auxílio-acidente e programas de transferência de renda;

·        Comprove residência em municípios abrangidos pelas portarias que estabelecem os períodos do defeso;

·        Comprove com notas fiscais a comercialização da sua produção ou com os comprovantes de recolhimento da contribuição previdenciária.
 

Com informações de Sophia Maria Duarte Muniz/Agencia do Radio

quinta-feira, 25 de junho de 2026

XINGUARA REALIZA MUTIRÃO DE VACINAÇÃO NO PRÓXIMO SÁBADO

Ação preventiva contra a meningite C e outras doenças ocorre em cinco postos de saúde; público-alvo inclui crianças e adolescentes


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Xinguara, no sul do Pará, realiza no próximo sábado (27) um mutirão de vacinação contra a meningite meningocócica do tipo C e outras doenças, como febre amarela, poliomielite e pneumonia.

A ação ocorrerá das 8h às 17h nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Marajoara II, Selecta, Thiago Godoy, Tanaka e Zé Pequeno. O município não registra casos confirmados da doença, portanto, a medida é puramente preventiva.

Com informações de Delmiro Silva

TJPA REALIZA SEMANA ESTADUAL DE CONCILIAÇÃO TRIBUTÁRIA EM MARABÁ

Parceria entre TJPA e Prefeitura oferece condições especiais para contribuintes regularizarem débitos judiciais


(Foto: Reprodução)

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) abriu as portas do Fórum de Marabá nesta semana para a realização da Semana da Conciliação Tributária. A ação, que começou na última segunda-feira, 22, e segue até a próxima sexta-feira, 26 de junho, visa dar vazão a cerca de 500 processos de execução fiscal que tramitam na comarca local. O evento é promovido pelo 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em cooperação com a Vara de Fazenda Pública e a Administração Municipal.

A força-tarefa faz parte da programação da X Semana Estadual de Conciliação e ocorre no Salão do Júri do município, com atendimentos em dois turnos: das 9h às 12h e das 14h às 17h. O público-alvo são cidadãos e empresas com pendências tributárias municipais que já se tornaram alvo de cobrança judicial. No local, os contribuintes podem checar a situação de suas dívidas e firmar acordos de pagamento à vista ou parcelados.

O mutirão é respaldado pela recém-criada Lei Municipal nº 18.611/2026, que instituiu o Programa de Recuperação Fiscal (Prorefis Concilia 2026). A legislação garante os parâmetros legais e os benefícios para que o parcelamento ocorra com segurança jurídica. Magistrados e conciliadores ressaltam que apenas débitos já ajuizados estão no escopo da ação. Impostos atrasados que ainda não geraram processos na Justiça devem ser resolvidos diretamente nos balcões da prefeitura.

Para o Judiciário paraense, o evento vai além da arrecadação de créditos públicos. O objetivo central é disseminar a cultura do diálogo e da pacificação social. Ao oferecer um ambiente neutro e focado no consenso, a Justiça agiliza o andamento de processos que costumam se arrastar por anos, desafogando os tribunais e garantindo que o município recupere recursos essenciais para investimentos em áreas prioritárias, como saúde, educação e infraestrutura urbana.

Os interessados em participar podem realizar consultas prévias sobre a situação de seus nomes perante a Vara de Fazenda Pública de Marabá para acelerar o atendimento durante a semana de conciliação.

Com informações da Ascom/TJPA e DOL Carajás

IBGE ABRE INSCRIÇÕES PARA 8.238 VAGAS DE NOVO PROCESSO SELETIVO


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) abriu inscrições para preenchimento de 8.238 vagas com remunerações que chegam a R$ 4.008,00, além de benefícios como auxílio-alimentação de R$ 1.192,00, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar, visando ao Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola.

O edital completo, com os municípios de atuação e de prova, já está disponível no site da banca organizadora. As inscrições vão das 10h de 12/06 até as 23h de 01/07/2026. As provas serão aplicadas no dia 27/09/2026. Informações sobre o edital e as inscrições na Agência IBGE Notícias:

Com informações do portal Roma News

BRASIL COLOCA EQUIPES DE SAÚDE E INSUMOS À DISPOSIÇÃO DA VENEZUELA

(Fortes terremotos afetaram diversas cidades do país vizinho)


(Foto: Reuters/Gaby Oraa/Proibida reprodução)

O Ministério da Saúde do Brasil está em contato com a Venezuela para enviar ajuda com insumos e pessoal da área da saúde para o país vizinho, afetado por fortes terremotos de 7.2 e 7.5 na escala ritcher nessa quarta-feira (24).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que manteve contato com o Ministério da Saúde da Venezuela para definir o envio de ajuda ao país.

“Desde ontem pela noite, seguindo diretrizes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fizemos contato com a OPAS [Organização Pan-americana de Saúde] e Ministério da Saúde do nosso país vizinho colocando-nos a disposição para qualquer ação humanitária”, disse o ministro, em uma rede social.

A assessoria do ministério completou que ainda não houve pedido oficial de ajuda da Venezuela.

A OPAS, entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS),  tem atuado na Venezuela na resposta ao terremoto. O chefe da instituição, Jarbas Barbosa, disse que está trabalhando com as autoridades do país caribenho.

“A OPAS na Venezuela está trabalhando com as autoridades de saúde, enquanto o Centro de Operações de Emergência em Washington apoia a resposta e coordena com a ONU e parceiros para atender às necessidades urgentes”, comentou Barbosa.

Até o momento, dados oficiais registram 164 mortos e 970 feridos. Porém, projeções do Serviço Geológico dos EUA (USGS) apontam para probabilidade de dezenas de milhares de vítimas, com perda econômica de 1 a 7% do Produto Interno Bruto (PIB). 

O terremoto levou chefes de Estado de todo o mundo se solidarizar com a Venezuela, prometendo o envio de ajuda ao país sul-americano.

Com informações de Lucas Pordeus León da Agência Brasil

MOVIMENTO NO PORTO DE PARINTINS AUMENTA COM CHEGADA DE TORCEDORES PARA O FESTIVAL FOLCLÓRICO

Para muitos visitantes, a viagem pelos rios da Amazônia também faz parte da experiência de participar da festa.


(Fotos: Lucas Macedo/g1 AM)

O Porto de Parintins registrou aumento no fluxo de passageiros nesta semana, com a chegada de torcedores e turistas para o Festival Folclórico de Parintins. Embarcações vindas de diferentes municípios do Amazonas, principalmente de Manaus, começaram a atracar na ilha, que recebe visitantes para a disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido. (veja vídeo acima).

Considerado um dos principais eventos culturais do país, o Festival de Parintins começa nesta sexta-feira (26) e segue até domingo (28). A festa reúne milhares de pessoas e celebra a cultura amazônica por meio da rivalidade entre os dois bois.

Nos dias que antecedem o festival, o movimento de barcos e navios-motores se intensifica no porto. Para muitos visitantes, a viagem pelos rios da Amazônia também faz parte da experiência de participar da festa.


A expectativa da Empresa Amazonense de Turismo (Amazonastur) é que cerca de 120 mil turistas e visitantes passem por Parintins durante o período do festival. A projeção é de que o evento movimente mais de R$ 220 milhões na economia local.

O impacto é sentido em setores como hotelaria, alimentação, transporte, comércio e prestação de serviços.

Entre os visitantes que chegaram à ilha nesta semana está a manauara Fabiana Cruz, que acompanha o festival presencialmente pela primeira vez. Além de conhecer a cultura local, ela já escolheu seu boi favorito na disputa.

Com informações de Lucas Macedo, G1/AM-Parintins

 

STRRM PROGRAMA ASSEMBLEIA PARA O FINAL DE JULHO DE 2026

 


CASOS SUSPEITOS DE MENINGITE SÃO INVESTIGADOS APÓS MORTE DE ADOLESCENTE EM REDENÇÃO, NO PA

Por conta das suspeitas envolverem estudantes matriculados na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação de Redenção suspendeu temporariamente os Jogos Olímpicos Estudantis da cidade (JOER).


(Foto: Reprodução / Agência Pará)

A Secretaria Municipal de Saúde de Redenção informou que dois casos suspeitos de meningite estão sob investigação na cidade, que fica no sul do Pará.

Uma das ocorrências suspeitas envolve a morte de uma adolescente de 12 anos, identificada como Isabella Andrade. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) esclareceu que o caso aguarda confirmação laboratorial e que, até o momento, não é possível afirmar que a causa da morte tenha sido meningite bacteriana. Os laudos devem sair nos próximos dois dias.

O outro caso suspeito é o de um adolescente que está internado no Hospital Regional Público do Araguaia sob observação. Por conta das suspeitas envolverem estudantes matriculados na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação de Redenção suspendeu temporariamente os Jogos Olímpicos Estudantis da cidade (JOER).

De acordo com o órgão, a suspensão dos jogos é uma medida de caráter exclusivamente preventivo, que busca evitar grandes aglomerações de estudantes enquanto as investigações epidemiológicas prosseguem.

"Fizemos a coleta do material e enviamos para o Laboratório Central do Estado do Pará. Só depois do laudo vamos poder confirmar esses dois casos. As suspeitas são grandes por conta dos sintomas e de como ocorreram a evolução [dos quadros de saúde]. São três dias para a confirmação", disse o prefeito Rener Miranda.

Em 2026, o Pará já notificou 81 casos de meningite meningocócica, como confirmou a Sespa. A Secretaria Estadual ainda pontuou que atua em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Redenção e com a Regional de Saúde para alinhar as medidas de vigilância e assistência necessárias.

Além disso, a Sespa comunicou que equipes técnicas acompanham o monitoramento da situação e aguardam os resultados dos exames laboratoriais para definir os próximos protocolos de saúde pública no município.

Com informações de Jhennyfer Florêncio do G1/Pará

CEROL E LINHA CHILENA: FISCALIZAÇÃO SERÁ REFORÇADA NO VERÃO PARA EVITAR ACIDENTES NO PARÁ

(Operação da Segup vai atuar em mais de 90 municípios durante as férias de julho; número de ocorrências caiu quase 27% em um ano)

Com a aproximação das férias escolares e o aumento do fluxo em praias, balneários e áreas abertas, os órgãos de segurança pública do Pará vão intensificar as ações de fiscalização e conscientização para coibir o uso e venda de linhas cortantes, como cerol e linha chilena.

A medida integra a operação “Verão 2026”, que será de 3 de julho a 3 de agosto, período em que tradicionalmente cresce a prática de soltar pipas e, consequentemente, o risco de acidentes graves e mortes envolvendo motociclistas, pedestres, ciclistas, animais e os próprios praticantes.

As ações serão realizadas por servidores da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Políticas Públicas e Prevenção Social (DPS), com apoio das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Segundo a secretaria, a operação terá cobertura em mais de 90 municípios paraenses, especialmente nos destinos que recebem maior fluxo de turistas durante as férias, como Salinópolis, Mosqueiro, Ajuruteua, Outeiro, Marudá, Algodoal, Salvaterra, Colares, Alter do Chão e Cotijuba.

Às vésperas da nova operação, dados da Segup apontam uma redução de 26,83% nos acidentes envolvendo linhas cortantes no Pará, dentro do período de um ano. Em 2024, foram registradas 41 ocorrências, incluindo quatro mortes.

Em 2025, o número caiu para 30 casos, sem registro de óbitos. No recorte de janeiro a maio, também houve queda: os acidentes passaram de 10 em 2024 para cinco em 2025, redução de 50%. Já nos cinco primeiros meses de 2026, foram contabilizadas cinco ocorrências.

Fiscalização e legislação

A Lei Estadual nº 9.597/2022 proíbe a posse, fabricação e comercialização de linhas cortantes com cerol (vidro moído), linha chilena e materiais similares. De acordo com a legislação, o descumprimento pode resultar em multa de R$ 50 para pessoas físicas. Quando o infrator for menor de idade, a responsabilidade recai sobre pais ou responsáveis. Já os estabelecimentos que comercializarem esse tipo de material podem ser multados em até R$ 5 mil.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ed-Lin Anselmo, alertou para os riscos associados ao uso dessas linhas. “Com base na Lei Estadual, caso seja identificado material irregular, ele é recolhido para posterior destruição ou para a responsabilização dos envolvidos em caso de acidente”, disse.

Conhecida por ser revestida com uma mistura de vidro ou aço moído e cola, a linha chilena pode causar acidentes graves, especialmente envolvendo motociclistas e pedestres. Além das pessoas, animais e aves também estão entre as principais vítimas desse material. A comercialização da linha chilena é considerada crime, conforme previsto no artigo 278 do Código Penal Brasileiro (CPB).

Denúncias

A Segup também destacou a importância das denúncias para auxiliar as ações de fiscalização. “Não podemos esquecer que grande parte das atividades das forças de segurança depende do apoio da sociedade. Por isso, ao identificar o uso ou a venda desse material, é possível acionar o Disque-Denúncia (181), de forma anônima, ajudando a fortalecer a segurança de todos”, afirma Ed-Lin Anselmo.

Riscos à rede elétrica

Além dos ferimentos causados a terceiros, as linhas cortantes também representam perigo para quem as utiliza. Alguns tipos de linhas, especialmente a linha chilena, possuem partículas metálicas em sua composição. Quando entram em contato com a rede de distribuição de energia elétrica, podem provocar choques, queimaduras graves e, em situações mais severas, até amputações. 

Com informações de O Liberal