terça-feira, 23 de junho de 2026

ALTA FLORESTA CONFIRMA REALIZAÇÃO DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE


(Foto: ASCOM Alta Floresta)

A Prefeitura de Alta Floresta publicou o Decreto nº 280/2026, convocando oficialmente a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 25 e 26 de junho de 2026. O evento terá como tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil” e reunirá representantes do poder público, profissionais da saúde, usuários do sistema e membros da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.

O decreto foi assinado pelo prefeito na segunda-feira (22) estabelecendo as diretrizes para a realização da conferência, considerada um dos principais espaços de participação popular na construção das ações e estratégias do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o documento, a conferência será presidida pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde e coordenada por uma comissão indicada pelo próprio conselho em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. Em caso de ausência ou impedimento do presidente, a condução dos trabalhos ficará sob responsabilidade do secretário-executivo do Conselho Municipal de Saúde.

As conferências municipais de saúde têm como objetivo promover o diálogo entre gestores, trabalhadores da saúde e a população, permitindo a avaliação das políticas públicas já existentes e a formulação de propostas para aprimorar os serviços oferecidos à comunidade. As deliberações aprovadas nesses encontros costumam subsidiar debates em etapas estaduais e nacionais da área da saúde.

O regimento interno da 10ª Conferência Municipal de Saúde será elaborado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, órgão responsável por acompanhar e fiscalizar a execução das políticas públicas do setor no município.

Segundo o decreto, todas as despesas relacionadas à organização e realização do evento serão custeadas por dotações orçamentárias da Secretaria Municipal de Saúde.

A expectativa é que a conferência reúna representantes de diversos segmentos da sociedade para discutir desafios, prioridades e estratégias voltadas à melhoria da assistência à saúde pública local, fortalecendo os mecanismos de participação social previstos na legislação do SUS.

Com informações do Portal Noticia Exata

PERÍODO ELEITORAL IMPÕE NOVAS REGRAS PARA SERVIDORES PÚBLICOS; VEJA O QUE É PERMITIDO

(De acordo com a lei eleitoral, diversas restrições serão aplicadas durante o defeso eleitoral, incluindo proibição de demissões e mudanças estruturais)


Dia 04 de outubro começam oficialmente as eleições em todo o território brasileiro. O evento eleitoral mobiliza todos os setores da sociedade, que vão participar deste momento essencial da democracia do país. No entanto, há certas regras específicas que são destinadas apenas aos servidores públicos, as quais restringem diversas ações destes trabalhadores durante o período eleitoral.

Para fins eleitorais, a lei considera que o agente público abrange todos os trabalhadores que prestam serviço para a administração pública, sejam efetivos ou comissionados, incluindo também estagiários e até prestadores de serviço de empresas terceirizadas.

A todos esses servidores são proibidas uma série de condutas que possam influenciar ou dar vantagem para candidatos do pleito eleitoral. Essas regras começam a valer a partir do dia 4 de julho, quando se inicia o período de defeso eleitoral. Os servidores que não respeitarem as regras estabelecidas poderão ser punidos com multas, cassação do registro de candidatura (caso o agente público seja candidato) e até processos por improbidade administrativa.

O que não pode?

- Uso de bens e materiais públicos: É proibido utilizar ou disponibilizar qualquer bem da Administração Pública em benefício de candidatos, partidos ou campanhas eleitorais. Isso inclui veículos oficiais, computadores, celulares, equipamentos, prédios públicos e demais estruturas do órgão para atividades de campanha.

- Uso de servidores e colaboradores: Não é permitido que servidores públicos, funcionários terceirizados ou qualquer agente vinculado à Administração atuem em atividades de campanha durante o exercício de suas funções ou utilizando recursos públicos.

- Publicidade institucional: Durante o período de restrições eleitorais, é proibida a divulgação de publicidade institucional relacionada a atos, programas, obras, campanhas ou serviços da administração pública. A exceção ocorre apenas em situações de grave e urgente necessidade pública, desde que reconhecidas pela Justiça Eleitoral.

- Promoção pessoal de agentes públicos: Devem ser evitadas publicações, pronunciamentos, imagens, símbolos, slogans ou qualquer outro elemento que possa caracterizar promoção pessoal de autoridades, gestores ou servidores públicos.

Proteção aos servidores

De acordo com Renan Santos Miranda, advogado especialista em Direito e Processo Eleitoral, as regras também protegem o salário dos servidores públicos, que não pode sofrer alterações durante o defeso eleitoral.

“Desde 07/04/26, é vedado fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição, com exceção de reposição inflacionária efetiva, progressões funcionais previstas em lei, promoções por antiguidade ou merecimento ou cumprimento de decisão judicial”, pontua o advogado.

Renan explica que os servidores não podem sofrer mudanças estruturais em seus cargos até que seja concluída a eleição.

“Nos três meses que antecedem o pleito, fica proibido nomear, contratar ou, de qualquer forma, admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou, por outros meios, dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito”, ressalta.

No entanto, segundo o advogado, as regras de nomeação, contratação e demissão possuem exceções, que são as seguintes:

- Nomeação ou exoneração de cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança;

- Nomeação para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais ou Conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência da República;

- Nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até o início daquele prazo;

- Nomeação ou contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia e expressa autorização do Chefe do Poder Executivo;

- Transferência ou remoção ex officio de militares, policiais civis e de agentes penitenciários.

O advogado alerta para que todos os funcionários públicos fiquem atentos a possíveis mudanças inesperadas que desrespeitem essas leis, as quais servem para impedir que a máquina pública prejudique os trabalhadores.

“Em ano eleitoral, a gestão de pessoal exige cautela redobrada dos administradores públicos. Embora a legislação não impeça a realização de concursos públicos, processos seletivos ou a prática de atos administrativos ordinários, impõe limites rigorosos a nomeações, contratações e reajustes remuneratórios em períodos específicos, com o objetivo de preservar a igualdade de oportunidades entre os candidatos e evitar o uso da máquina pública para fins eleitorais”, conclui Renan.

Com informações de Bruno Menezes de O Liberal

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ATUALIZA REGRAS DO ENSINO INTEGRAL

 (Estados, municípios e DF têm até 31 de outubro para revisar atos)

Conselho Nacional de Educação (CNE) alterou diretrizes do ensino integral na educação básica e definiu prazo até 31 de outubro para que cada rede atualize suas normas. 

A medida está publicada na edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial da União.

Pelo novo texto, estados, municípios e o Distrito Federal deverão revisar e atualizar todos os atos normativos que regulamentam a educação integral, como resoluções, portarias, diretrizes curriculares, regimentos escolares e projetos pedagógicos.

Esses atos deverão passar pelos respectivos conselhos de educação e seguir orientações do Ministério da Educação.

Com Informações da Agência Brasil

BANCO DIGIMAIS É ALVO DE OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL

(JUSTIÇA AUTORIZA SEQUESTRO DE BENS E VALORES ATÉ R$ 670 MILHÕES)


(Foto: Divulgação/Policia Federal)

A Polícia Federal (23) está desde cedo nas ruas para cumprir mandados judiciais no âmbito da Operação Miragem, deflagrada nesta terça-feira (23) para apurar crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, previstos na Lei nº 7.492/1986

O alvo das investigações é o Banco Digimais, controlado pelo bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus.

Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. Entre as medidas estão a quebra de “sigilos bancário e fiscal dos investigados e o sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670 milhões". 

Segundo a PF, as investigações, subsidiadas por relatórios do Banco Central, indicam que os “investigados teriam manipulado demonstrativos contábeis e registros regulatórios para ocultar a real situação financeira da instituição, aparentar solvência perante os órgãos de controle e viabilizar operações supostamente irregulares”.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas pela Lei nº 7.492/1986.

Com informações da Agência Brasil

16ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE É REALIZADA EM ÁGUA AZUL DO NORTE

A Prefeitura de Água Azul do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou a 16ª Conferência Municipal de Saúde. O evento reuniu quase 300 participantes em um amplo espaço de debate, diálogo e construção de propostas para o fortalecimento da saúde pública no município.

Com o tema "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil", a conferência contou com a presença de autoridades municipais, profissionais da saúde, representantes da sociedade civil e especialistas da área. Entre os participantes, destacaram-se o secretário municipal de Saúde, Wanderley Milhomem e o secretário de Administração, Eráclito Gesuíno.

A programação também incluiu palestras e debates conduzidos por especialistas em saúde pública, entre eles o professor Daniel Sombra, da Universidade Federal do Pará (UFPA); Pedro Luiz, coordenador do NUPES do 12º Centro Regional de Saúde; e Jorge Panzera, ex-presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará.

Além das discussões sobre o fortalecimento do SUS, o evento destacou os avanços recentes da saúde municipal, como a chegada de novos veículos para ampliar o atendimento à população. O município recebeu um micro-ônibus com capacidade para 30 passageiros, uma Unidade Odontológica Móvel e quatro veículos destinados ao transporte de pacientes e equipes de saúde.

Com informações do portal Gazeta Carajás

PONTE SOBRE RIO TOCANTINS NA BR-235 ENTRE PEDRO AFONSO E TUPIRAMA TEM BLOQUEIO TOTAL

(Estrutura no km 163,59 da BR-235 está fechada nos dois sentidos desde 19 de junho, sem previsão de liberação; passagem entre as cidades ocorre por transporte fluvial)


(Foto: Marcello Casal/Agencia Brasil)

A ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-235, entre os municípios tocantinenses de Pedro Afonso e Tupirama, foi totalmente interditada nos dois sentidos. A medida está em vigar desde o dia 19 de junho e vale para todos os veículos, inclusive os oficiais e os que prestam serviços essenciais.

A interdição foi determinada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e atinge a estrutura localizada no km 163,59 da rodovia. A informação foi veiculada pelo Portal Centro-Norte Notícias e também divulgada pela Prefeitura de Pedro Afonso nas redes sociais.

Até então, o tráfego no local estava restrito e liberado apenas para veículos oficiais e de serviços essenciais, como viaturas da Polícia Militar, ambulâncias, veículos da Saúde e de órgãos de fiscalização e defesa agropecuária. Com a nova decisão, nem mesmo esses veículos poderão passar pela ponte.

Alternativas

Conforme a publicação da prefeitura de Pedro Afonso, com o bloqueio total, a travessia entre as duas cidades deverá ser feita exclusivamente por balsa, tanto por motoristas quanto por pedestres. 

A orientação é que os usuários sigam as instruções dos órgãos responsáveis pela operação e observem os horários de funcionamento do transporte fluvial.

Nas redes sociais, a Prefeitura de Pedro Afonso pediu atenção à população. “Pedimos atenção redobrada aos motoristas e demais usuários da via, além de compreensão diante da situação. A Prefeitura segue acompanhando o caso e manterá a população informada sobre qualquer atualização.”

Em maio, o DNIT já avia anunciado uma restrição de passagem pela ponte. Na ocasião o órgão estabeleceu outras alternativas:

·        Seguir pela BR-153 até Guaraí;

·        Acessar a TO-239 em direção a Tupiratins;

·        Travessia por balsa para Itaperatins;

·        Prosseguir pela TO-239 passando por Itacajá;

·        Seguir pela BR-010 até Santa Maria;

·        Acessar TO-010 sentido Pedro Afonso.

Para esta última determinação, o DNIT não detalhou os motivos da interdição total nem informou prazo para a liberação do tráfego ou para o início das obras de reparo na estrutura. O Brasil 61 tentou contato com o órgão, que pediu mais tempo para repassar as informações. Até o fechamento desta matéria, não obteve este veículo de comunicação não obteve retorno. 
Com informações de Marquezan Araújo/Ag. do Radio

PARTO NORMAL É PREFERÊNCIA DE 70% DAS BRASILEIRAS NO INÍCIO DA GRAVIDEZ; CAMPANHA REFORÇA AUTONOMIA E INFORMAÇÃO PARA GESTANTES

 Mesmo com a preferência de sete em cada dez brasileiras pelo parto normal no início da gravidez, a cesariana ainda predomina no país e respondeu por 59,6% dos nascimentos em 2023, mantendo o Brasil entre os líderes mundiais nesse tipo de procedimento. Diante disso, o UNICEF recomenda o parto normal. Para a organização, o procedimento acelera a recuperação, facilita a amamentação e traz benefícios comprovados para a mãe e bebê.

Com informações de Marquezan Araújo/Ag. do Radio

 

UNIVERSITÁRIA DO TO MORRE APÓS CARRO CAPOTAR EM RODOVIA

(Laisa Cristina Pereira dos Santos, de 22 anos, estudava direito em Araguaína e morava em Colinas. Jovem morreu após acidente na rodovia no Pará.)


(Foto: Arquivo Pessoal/Celino Santos)

A morte da universitária Laisa Cristina Pereira dos Santos, de 22 anos, vítima de um capotamento na rodovia PA-411, neste domingo (21), causou comoção entre internautas. Segundo a família, a jovem estava em um carro que capotou a caminho do Rio Araguaia, em Santana do Araguaia (PA). A jovem morava em Colinas e estudava em Araguaína, região norte do Tocantins.

"Quando tinha uma semana de férias ela ia me visitar [no Pará]. Ela chegou na quinta-feira à noite, no domingo ela falou 'pai, queria ir lá no rio, me dá o carro?'. Eu respondi: 'pode ir, filha'. Ela foi com amigas do posto e na estrada ela capotou o carro, só ela que morreu", relatou o pai, Celino Santos Lacerda.

A Polícia Militar informou que Laisa estava acompanhada de outras duas mulheres no veículo. O carro teria ficado sem controle ao passar por um buraco, e acabou capotando na margem da rodovia PA-411 entre Nova Barreira e Barreira do Campo.

O pai conta que Laisa cursava Direito em Araguaína, mas morava em Colinas do Tocantins. A universitária estava na fase final dos estudos para garantir, em 2027, o diploma de graduação.

"Era uma menina doce demais, nunca deu trabalho em nada, era carinhosa demais. Uma filha obediente, tudo que ela ia fazer me procurava. Não fazia nada antes de falar comigo", finalizou o pai.

Com informações de Shelen Assakawa, g1 Tocantins

INTEGRANTES DO ACAMPAMENTO UNIDOS PELA FÉ REALIZARAM UMA MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO FÓRUM DE OURILÂNDIA DO NORTE

Na manhã desta segunda-feira 22, integrantes do acampamento Unidos Pela Fé, que ocupa uma área no entorno do projeto de mineração Onça Puma, em Ourilândia do Norte, Sul do Pará, realizaram uma manifestação em frente ao Fórum da Comarca do município.

O ato teve como principal objetivo reivindicar a revogação da decisão judicial que determina a retirada dos ocupantes da área.

Com cartazes, palavras de ordem e discursos direcionados à Justiça, representantes do movimento demonstraram insatisfação com a ordem de reintegração de posse expedida no processo que trata da ocupação da área.

Segundo os manifestantes, a decisão judicial tem gerado apreensão entre as famílias que vivem no local e que, de acordo com eles, lutam por um espaço para morar e sobreviver.

Parte dos representantes do acampamento esteve concentrada em frente ao prédio do Fórum durante toda a manhã, cobrando uma reavaliação da decisão e pedindo sensibilidade por parte do Poder Judiciário diante da situação das famílias instaladas na área.

Os ocupantes afirmam que, apesar de um documento e até mesmo um vídeo terem sido divulgados pelo oficial de Justiça responsável pelo cumprimento da determinação, até o momento eles ainda não foram oficialmente notificados de forma presencial, conforme estabelece o procedimento legal.

Diante disso, os integrantes do movimento alegam que seguem aguardando a notificação formal por parte da Justiça para que possam tomar as providências cabíveis.

A manifestação ocorreu de forma pacífica.

O clima entre os moradores do acampamento é de tensão e incerteza. Eles afirmam que não pretendem deixar o local sem antes buscar todos os meios legais possíveis para tentar reverter a decisão judicial. 

A principal reivindicação do grupo é que a ordem seja revista e que seja aberto um diálogo que leve em consideração a realidade social das famílias instaladas na área.

Com informações de Jucelino Show na Net de Tucumã e Luiz Pereira

segunda-feira, 22 de junho de 2026

ADEPARÁ ABRE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA NO SUDESTE PARAENSE

(Serão selecionados profissionais para preenchimento de vagas para diversos)


(Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará)

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) publicou novo edital de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de profissionais em municípios da região Sudeste. As vagas são destinadas a cargos de nível médio e nível superior, com atuação em unidades da Agência no interior do Estado.

São oferecidas vagas para médico veterinário, engenheiro agrônomo, agente fiscal agropecuário (AFA) e assistente administrativo. Os profissionais selecionados atuarão nos municípios de Parauapebas, Eldorado do Carajás, Curionópolis e Itupiranga (distrito de Cruzeiro do Sul).

De acordo com o edital, a remuneração varia de R$ 1.789,86 a R$ 2.949,55. O processo seletivo visa reforçar o quadro de profissionais da Agência e garantir a continuidade das ações de defesa agropecuária desenvolvidas na região.

As inscrições estarão abertas nos dias 22 e 23 de junho de 2026 (segunda e terça-feira), e devem ser realizadas no site da Sipros https://www.sipros.pa.gov.br

Segundo o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo, a contratação temporária contribuirá para fortalecer as atividades desenvolvidas pela Agência nos municípios contemplados. “Com a chegada desses novos profissionais, a Adepará amplia sua capacidade de atendimento e fortalece as ações de fiscalização, defesa sanitária e apoio aos produtores rurais, garantindo mais eficiência na prestação dos serviços à população”, informou.

Os candidatos aprovados deverão iniciar suas atividades a partir de 1º de julho de 2026.

Com informações da Agência Pará

 

INDÍGENA MORRE E OUTRAS DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM ACIDENTE ENTRE PARAUAPEBAS E CURIONÓPOLIS


(Foto: Divulgação)

Um jovem identificado como Bengoti Xicrin morreu após um acidente de trânsito na madrugada de domingo (21), na Rodovia PA-275, entre Curionópolis e Parauapebas. Outras duas pessoas que estavam no veículo, o homem Pangra Xicrin e a mulher Kokonolo Xicrin, foram resgatadas com vida. O carro em que os três estavam saiu da pista e caiu em uma área de difícil acesso às margens da rodovia.

A ocorrência foi registrada por volta de 00h50, quando a Polícia Militar recebeu um chamado da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) informando sobre um acidente no trecho. O condutor do veículo havia procurado atendimento médico, mas não conseguiu informar a localização exata do acidente.

Conforme o relato, as equipes da PM e do SAMU iniciaram as buscas pela PA-275 e, após alguns minutos, ouviram pedidos de socorro vindos de uma área de mata. O veículo foi localizado em um barranco, aproximadamente um quilômetro após a saída de Curionópolis, no sentido de Parauapebas.

No local, as equipes encontraram três vítimas. Bengoti Xicrin já estava morto, enquanto Pangra Xicrin e Kokonolo Xicrin foram socorridos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Parauapebas foi acionada e realizou a retirada do corpo de Bengoti Xicrin do local. As causas do acidente não foram divulgadas até o momento.

Com informações da Polícia Militar e Correio de Carajás

1ª CORRIDA APAE SERÁ REALIZADA NO DIA 26 DE JULHO EM PARAUAPEBAS


(Foto: Rede Social)

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Parauapebas abriu oficialmente as inscrições para a 1ª Corrida APAE. O evento, que celebra os 30 anos de atividade da instituição no município, será realizado no dia 26 de julho.

O trajeto oficial terá 5 quilômetros de extensão, com disputas nas categorias masculina e feminina. Para assegurar a vaga e o recebimento do kit exclusivo (composto por camiseta e meia), cada participante deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição.

Por meio dessa iniciativa, a instituição pretende estimular qualidade de vida, integração social e conscientização da comunidade, unindo atletas, famílias e apoiadores em torno do esporte e da solidariedade.

A organização estima que o evento atrairá corredores de diversas cidades da região. O regulamento pode ser acessado aqui.

Com informações do portal Gazeta Carajás

IBAMA E PF DESTROEM 31 ESCAVADEIRAS EM OPERAÇÃO CONTRA GARIMPO ILEGAL NA TERRA INDÍGENA KAYAPÓ, NO PARÁ


(Foto: Reprodução / Ibama)

Ação da Operação Xapiri Mebêngôkré mirou frentes de mineração e estrutura logística usadas no sul do estado. Agentes também apreenderam ouro, armas e combustível.

O Ibama e a Polícia Federal concluíram a primeira fase da "Operação Xapiri Mebêngôkré" contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Kayapó, no sul do Pará. A ação teve como objetivo atingir não apenas os pontos de extração de minério, mas também a rede de apoio que sustenta a atividade criminosa dentro do território indígena.

Nos dois primeiros dias da operação, as equipes inutilizaram 31 escavadeiras hidráulicas usadas diretamente na retirada ilegal de minérios.

Também foram destruídos caminhões, carretas, tratores, motocicletas, caminhonetes, geradores, motosserras, oficinas, acampamentos e cerca de 10,2 mil litros de diesel empregados no abastecimento das frentes de exploração.

Além do maquinário, os agentes apreenderam uma antena satelital para acesso à internet, 23 gramas de ouro, duas armas de fogo e munições. Duas aves que estavam em poder dos infratores foram resgatadas durante a fiscalização.

Segundo os órgãos de fiscalização, o avanço do garimpo ilegal no território provoca desmatamento, assoreamento de rios e igarapés e contaminação por mercúrio, combustíveis e resíduos oleosos. Esses impactos afetam a água, a fauna, a flora e expõem comunidades indígenas a riscos diretos.

O Ibama informou que a operação também mira a dimensão econômica do crime. De acordo com os órgãos envolvidos, o garimpo ilegal depende de uma cadeia estruturada de abastecimento e financiamento, muitas vezes associada a organizações criminosas. "Ao destruir equipamentos e estruturas de apoio, a ação busca elevar o custo da atividade e dificultar sua retomada", informaram.

Por causa da grande extensão da área e da dificuldade de acesso a vários pontos da terra indígena, a fiscalização contou com aeronaves do Ibama e da Polícia Federal, usadas no reconhecimento, no transporte de equipes e no apoio logístico. As informações levantadas durante a operação devem ajudar em futuras investigações e na responsabilização dos envolvidos.

A Operação Xapiri Mebêngôkré faz parte das ações permanentes de proteção ambiental na Amazônia Legal.

O nome da operação faz referência a “Mebêngôkré”, autodenominação do povo Kayapó, e simboliza a defesa do território indígena contra atividades ilegais que ameaçam a floresta e o modo de vida da comunidade.

A TI Kayapó

A Terra Indígena Kayapó tem 3,2 mil hectares, abrigando os povos isolados do Rio Fresco e o povo Mebengôkre (Kayapó). Ela abrange os municípios de BannachCumaru do NorteOurilândia do Norte e São Félix do Xingu, no sudeste do Pará.

Esta TI é considerada uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira, por reunir extensas áreas de floresta preservada, nascentes e cursos d’água ligados à bacia do Xingu, além de uma biodiversidade de alto valor ambiental.

A região é tratada como estratégica para a conservação da floresta e para a proteção dos direitos territoriais e culturais dos povos indígenas.

Com informações do g1/Pará

CRIANÇA DESAPARECIDA HÁ 15 DIAS EM MARABÁ É LOCALIZADA PELA POLÍCIA CIVIL


(Pai é suspeito de sequestrar a criança e está foragido da Justiça)

Neste sábado (20), uma criança de cinco anos, que estava desaparecida em Marabá, foi localizada e será devolvida ao convívio da mãe após 15 dias de buscas. O pai, investigado por levá-la sem autorização, continua foragido e é alvo de um mandado de prisão preventiva por descumprimento de medida protetiva e subtração da criança.

O desaparecimento foi registrado em boletim de ocorrência pela mãe após o pai buscar o menino, no dia 4 de junho, sob o pretexto de passar o fim de semana com a criança em uma chácara. O retorno estava previsto para o dia 6 de junho, o que não ocorreu.

As investigações levaram à localização do suspeito em Aparecida de Goiânia, no Estado de Goiás. Uma equipe policial se deslocava para cumprir a ordem judicial quando o investigado decidiu devolver a criança.

Ao tomar conhecimento da ordem de prisão, o homem entregou a criança ao próprio advogado, que a conduziu até a Superintendência Regional de Polícia Civil em Marabá.

O mandado foi expedido pela Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Marabá nesta sexta-feira (19). O caso está relacionado ao descumprimento de medidas protetivas de urgência e a atos de violência psicológica praticados contra a mãe da criança, que já possuía decisão judicial com restrições de contato e aproximação.

O delegado Antônio Mororó, Superintendente Regional da Região Sudeste, afirmou que o caso envolve o descumprimento de medidas protetivas e a retirada da criança no contexto de violência contra a mulher. “Trata-se de uma situação em que já havia medida protetiva de urgência em vigor. Ao tomar conhecimento da atuação policial e da ordem de prisão, o investigado optou por devolver a criança antes de ser localizado pelas equipes”, afirmou.

Durante o período em que esteve com o pai, a criança teve o cabelo cortado, o que, na avaliação dos investigadores, pode ter sido uma tentativa de dificultar sua identificação. 

O caso mobilizou o Conselho Tutelar, as forças de segurança e os familiares. O menino está bem e foi encaminhado para os cuidados da família materna.

Apesar da localização e devolução da criança, o suspeito continua sendo considerado foragido e é procurado para cumprimento do mandado de prisão preventiva.

Com informações de Milena Sabrina (PC)