quinta-feira, 25 de junho de 2026

STRRM PROGRAMA ASSEMBLEIA PARA O FINAL DE JULHO DE 2026

 


CASOS SUSPEITOS DE MENINGITE SÃO INVESTIGADOS APÓS MORTE DE ADOLESCENTE EM REDENÇÃO, NO PA

Por conta das suspeitas envolverem estudantes matriculados na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação de Redenção suspendeu temporariamente os Jogos Olímpicos Estudantis da cidade (JOER).


(Foto: Reprodução / Agência Pará)

A Secretaria Municipal de Saúde de Redenção informou que dois casos suspeitos de meningite estão sob investigação na cidade, que fica no sul do Pará.

Uma das ocorrências suspeitas envolve a morte de uma adolescente de 12 anos, identificada como Isabella Andrade. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) esclareceu que o caso aguarda confirmação laboratorial e que, até o momento, não é possível afirmar que a causa da morte tenha sido meningite bacteriana. Os laudos devem sair nos próximos dois dias.

O outro caso suspeito é o de um adolescente que está internado no Hospital Regional Público do Araguaia sob observação. Por conta das suspeitas envolverem estudantes matriculados na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação de Redenção suspendeu temporariamente os Jogos Olímpicos Estudantis da cidade (JOER).

De acordo com o órgão, a suspensão dos jogos é uma medida de caráter exclusivamente preventivo, que busca evitar grandes aglomerações de estudantes enquanto as investigações epidemiológicas prosseguem.

"Fizemos a coleta do material e enviamos para o Laboratório Central do Estado do Pará. Só depois do laudo vamos poder confirmar esses dois casos. As suspeitas são grandes por conta dos sintomas e de como ocorreram a evolução [dos quadros de saúde]. São três dias para a confirmação", disse o prefeito Rener Miranda.

Em 2026, o Pará já notificou 81 casos de meningite meningocócica, como confirmou a Sespa. A Secretaria Estadual ainda pontuou que atua em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Redenção e com a Regional de Saúde para alinhar as medidas de vigilância e assistência necessárias.

Além disso, a Sespa comunicou que equipes técnicas acompanham o monitoramento da situação e aguardam os resultados dos exames laboratoriais para definir os próximos protocolos de saúde pública no município.

Com informações de Jhennyfer Florêncio do G1/Pará

CEROL E LINHA CHILENA: FISCALIZAÇÃO SERÁ REFORÇADA NO VERÃO PARA EVITAR ACIDENTES NO PARÁ

(Operação da Segup vai atuar em mais de 90 municípios durante as férias de julho; número de ocorrências caiu quase 27% em um ano)

Com a aproximação das férias escolares e o aumento do fluxo em praias, balneários e áreas abertas, os órgãos de segurança pública do Pará vão intensificar as ações de fiscalização e conscientização para coibir o uso e venda de linhas cortantes, como cerol e linha chilena.

A medida integra a operação “Verão 2026”, que será de 3 de julho a 3 de agosto, período em que tradicionalmente cresce a prática de soltar pipas e, consequentemente, o risco de acidentes graves e mortes envolvendo motociclistas, pedestres, ciclistas, animais e os próprios praticantes.

As ações serão realizadas por servidores da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Políticas Públicas e Prevenção Social (DPS), com apoio das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Segundo a secretaria, a operação terá cobertura em mais de 90 municípios paraenses, especialmente nos destinos que recebem maior fluxo de turistas durante as férias, como Salinópolis, Mosqueiro, Ajuruteua, Outeiro, Marudá, Algodoal, Salvaterra, Colares, Alter do Chão e Cotijuba.

Às vésperas da nova operação, dados da Segup apontam uma redução de 26,83% nos acidentes envolvendo linhas cortantes no Pará, dentro do período de um ano. Em 2024, foram registradas 41 ocorrências, incluindo quatro mortes.

Em 2025, o número caiu para 30 casos, sem registro de óbitos. No recorte de janeiro a maio, também houve queda: os acidentes passaram de 10 em 2024 para cinco em 2025, redução de 50%. Já nos cinco primeiros meses de 2026, foram contabilizadas cinco ocorrências.

Fiscalização e legislação

A Lei Estadual nº 9.597/2022 proíbe a posse, fabricação e comercialização de linhas cortantes com cerol (vidro moído), linha chilena e materiais similares. De acordo com a legislação, o descumprimento pode resultar em multa de R$ 50 para pessoas físicas. Quando o infrator for menor de idade, a responsabilidade recai sobre pais ou responsáveis. Já os estabelecimentos que comercializarem esse tipo de material podem ser multados em até R$ 5 mil.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ed-Lin Anselmo, alertou para os riscos associados ao uso dessas linhas. “Com base na Lei Estadual, caso seja identificado material irregular, ele é recolhido para posterior destruição ou para a responsabilização dos envolvidos em caso de acidente”, disse.

Conhecida por ser revestida com uma mistura de vidro ou aço moído e cola, a linha chilena pode causar acidentes graves, especialmente envolvendo motociclistas e pedestres. Além das pessoas, animais e aves também estão entre as principais vítimas desse material. A comercialização da linha chilena é considerada crime, conforme previsto no artigo 278 do Código Penal Brasileiro (CPB).

Denúncias

A Segup também destacou a importância das denúncias para auxiliar as ações de fiscalização. “Não podemos esquecer que grande parte das atividades das forças de segurança depende do apoio da sociedade. Por isso, ao identificar o uso ou a venda desse material, é possível acionar o Disque-Denúncia (181), de forma anônima, ajudando a fortalecer a segurança de todos”, afirma Ed-Lin Anselmo.

Riscos à rede elétrica

Além dos ferimentos causados a terceiros, as linhas cortantes também representam perigo para quem as utiliza. Alguns tipos de linhas, especialmente a linha chilena, possuem partículas metálicas em sua composição. Quando entram em contato com a rede de distribuição de energia elétrica, podem provocar choques, queimaduras graves e, em situações mais severas, até amputações. 

Com informações de O Liberal

PRAZO PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE EMENDAS PIX TERMINA EM 30 DE JUNHO

(Relatório de Gestão deve ser enviado por prefeituras que receberam transferências especiais; levantamento da CNM aponta pendências em 82% dos municípios)


Municípios que receberam, em 2025, recursos federais por meio das chamadas Emendas Pix precisam enviar até o dia 30 de junho o Relatório de Gestão no Transferegov.br

O envio passou a ser obrigatório com a Instrução Normativa TCU 93/2024 e deve ser repetido todos os anos até que os valores transferidos sejam totalmente executados. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores a não deixarem o prazo passar.

A exigência vale também para as chamadas Emendas Especiais de Legado, referentes ao período de 2020 a 2024. Nesses casos, mesmo com a dispensa da análise dos planos de trabalho pelos órgãos setoriais, as prefeituras continuam obrigados a apresentar o Relatório de Gestão. 

A CNM ressalta que a flexibilização na análise dos planos não substitui a obrigação de prestar contas dos recursos recebidos.

Pendências 

Levantamento da entidade mostra que a maior parte dos entes municipais ainda tem pendências. Hoje, cerca de 82% dos municípios brasileiros — 4.590 ao todo — apresentam problemas relacionados a pelo menos uma Emenda Especial por não terem preenchido o relatório. 

A regularização, segundo a Confederação, é necessária para evitar medidas dos órgãos de controle, entre elas a abertura de Tomada de Contas Especial.

Fiscalização

O monitoramento sobre a aplicação desses recursos também vem sendo reforçado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte determinou que a Controladoria-Geral da União (CGU) realize auditorias nos entes federados que já tiveram planos de trabalho aprovados e apresentaram relatórios de gestão, em uma tentativa de ampliar a transparência e a rastreabilidade na execução das emendas.

Além disso, decisões recentes do STF têm ampliado a pressão sobre estados e municípios para que cumpram as exigências ligadas à execução e à prestação de contas desses recursos. Em casos de irregularidades, a Corte admite a aplicação de sanções e multas. Entre as medidas já adotadas, há situações em que o valor da penalidade pode corresponder ao montante da emenda recebida pela prefeitura.

Setor do Turismo

No dia 9 de junho, ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, determinou que estados e municípios que não informarem o uso de recursos recebidos por meio das chamadas emendas Pix para a realização de eventos poderão ser penalizados com multa. 

A determinação faz parte das medidas voltadas ao aumento da transparência e da rastreabilidade das emendas parlamentares.

A decisão prevê multa diária de 1% sobre o valor de cada emenda para os entes que deixarem de apresentar planos de trabalho, complementar cadastros ou enviar relatórios de gestão relativos a recursos transferidos por emendas individuais, na modalidade transferência especial, entre 2020 e 2024. A cobrança será mantida até que as pendências sejam resolvidas.

Pelo despacho, o Ministério do Turismo terá prazo de 10 dias corridos para identificar e notificar os estados e municípios em situação irregular. Nesse mesmo período, a pasta também deverá atualizar os dados sobre emendas destinadas a eventos que já foram mapeadas, mas ainda estão sem plano de trabalho ou com a prestação de contas pendente.
Com informações de Marquezam Araújo/Ag. do Radio

TERREMOTO DE MAGNITUDE 7.1 ATINGE VENEZUELA E CAUSA TREMORES EM BELÉM E SANTARÉM

Epicentro do tremor foi registrado na cidade venezuelana de Montalbán, na Venezuela, a uma profundidade de 13 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS)


Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a Venezuela na noite desta quarta-feira (24) e provocou reflexos em diferentes países da América do Sul. No Pará, Belém e Santarém registraram tremores sentidos em diversos pontos das cidades.

Na capital paraense, dois prédios localizados na região central balançaram durante o abalo, provocando pânico entre os moradores, que evacuaram os edifícios por precaução. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou uma vistoria nas pilastras das construções. Segundo os militares, não foi identificada nenhuma avaria que pudesse comprometer a estabilidade dos prédios.

Na Venezuela, o terremoto foi registrado em Caracas, onde houve registro de desabamento de prédios. Alertas de tsunami foram emitidos para Porto Rico, Aruba, Ilhas Virgens Americanas e outras ilhas do Caribe.

O epicentro do tremor foi registrado na cidade de Montalbán, a cerca de 168 quilômetros de Caracas, a uma profundidade de 13 quilômetros, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Segundo a agência Reuters, moradores da capital venezuelana correram para evacuar os edifícios enquanto o terremoto sacudia as construções. Uma testemunha afirmou que rachaduras surgiram na fachada do prédio onde mora. O terremoto também foi seguido por diversos tremores secundários, sentidos inclusive em partes do território colombiano.

Além do abalo registrado na Venezuela, um outro terremoto, de magnitude 6,9, atingiu a principal ilha do Japão, Honshu.

Autoridades venezuelanas informações que há 32 mortos e 700 feridos

Com informações do Portal Gazeta de Carajás e G1

quarta-feira, 24 de junho de 2026

MULHER TRANS É ASSASSINADA NA REGIÃO DO KM 50, EM MOJU

Um homicídio foi registrado na noite desta terça-feira (23), na região do quilômetro 50, zona rural de Moju, no nordeste paraense.


De acordo com informações preliminares, a vítima foi identificada como Bruna, uma mulher trans conhecida na região. Ela teria sido atingida por disparos de arma de fogo e morreu no local.

Equipes da Polícia Militar do 47º BPM foram acionadas e seguem para a área da ocorrência para realizar os primeiros levantamentos e apurar as circunstâncias do crime.

Até o momento, não há informações oficiais sobre a motivação do homicídio nem sobre a identidade de possíveis suspeitos.

O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

Matéria em atualização. Novas informações poderão ser divulgadas a qualquer momento.

Informações do Portal Moju News

MUNDIAL FEMININO DE 2027 SERÁ DISPUTADO EM OITO CIDADES BRASILEIRAS

(Competição começa em 24 de junho e terá 32 seleções)


(Foto: Lívia Villas Boas/CBF/direitos reservados)

Falta exatamente 1 ano para o pontapé inicial da Copa do Mundo Feminina. O torneio começa em 24 de junho de 2027 no Brasil e será uma competição histórica. A 10ª edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA e a primeira no Brasil e na América do Sul. Além disso, será a última competição com 32 equipes. A partir de 2031, o torneio será ampliado para 48 seleções.

A Seleção Brasileira chega em busca do título inédito. A melhor campanha verde e amarela é o vice-campeonato em 2007, na China, quando o Brasil foi derrotado pela Alemanha na decisão.

O técnico brasileiro é Arthur Elias, multicampeão pelo Corinthians e que está à frente da equipe nacional feminina desde setembro de 2023. Ele tem a missão de reestruturar o time, mesclando novos nomes e jogadoras consagradas. No ranking de junho da Fifa, que tem a Espanha na liderança, o time nacional aparece em sétimo.

Nomes como a atacante Tainá Maranhão, do Palmeiras, são peças fundamentais para colocar o Brasil entre as melhores seleções. Com 21 anos, ela marcou o primeiro gol com a camiseta principal do Brasil em fevereiro contra a Costa Rica. Mas o auge da jovem talentosa foi o gol que ajudou a virada canarinho por 2 a 1 sobre os Estados Unidos em junho em São Paulo.

Veterana

Se falarmos em atletas consagradas e veteranas, é impossível não citar a Rainha Marta. Em 2027, ela terá 41 anos, mas dificilmente o técnico Arthur Elias abrirá mão de contar com o talento da craque.

Na carreira, a alagoana já foi medalhista de prata nas Olimpíadas três vezes (Atenas, 2004; Pequim, 2008; Paris, 2024), bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007) e vice-campeã da Copa do Mundo (2007), foi eleita seis vezes a melhor do mundo pela Fifa e lidera o ranking de maiores artilheiras da história da Copa do Mundo Feminina com 17 gols.

Últimas classificadas serão conhecidas em 2027

Serão 32 equipes na disputa, em oito grupos com quatro times cada. Até o momento, 14 seleções garantiram a participação na Copa do Mundo Feminina.

O Brasil estará ao lado de Colômbia e da Argentina. As colombianas garantiram o lugar depois de vencer o Paraguai por 4 a 3 na última rodada da Liga das Nações da Conmebol e de terminar o torneio em primeiro com 20 pontos em 8 jogos.

As argentinas finalizaram em segundo com 18 pontos depois de vencer o Equador por 1 a 0 fora de casa. A Austrália foi o primeiro país não-anfitrião a carimbar o passaporte após o 2 a 1 na Coreia do Norte pelas quartas de final da Copa Asiática Feminina da AFC, em Perth. As Matildas estarão no torneio pela nona vez consecutiva.

A China bateu o Taipei Chinês e confirmou a vaga. O país, que sediou a Copa em 1991 e 2007, garantiu presença em nove de dez edições do torneio.

A Coreia do Norte volta ao torneio depois de 16 anos. As atuais campeãs mundiais das categorias Sub-17 e Sub-20 buscam o título do principal torneio da modalidade.

A Coreia do Sul, conhecida como o time das Guerreiras Taegeuk, se classificou para a quinta edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA com uma impressionante goleada por 6 a 0 sobre o Uzbequistão nas quartas de final da Copa Asiática Feminina.

As Filipinas, após estrearem no torneio na Austrália/Nova Zelândia 2023, se classificaram pela segunda vez ao Mundial ao derrotarem o Uzbequistão na repescagem da Copa Asiática Feminina.

O Japão está entre os países que disputaram todas as edições da Copa do Mundo Feminina. Elas mantiveram essa sequência viva ao atropelar as Filipinas nas quartas de final da Copa Asiática Feminina e chegam entre as favoritas ao título.

A Nova Zelândia passeou mais uma vez nas eliminatórias da Oceania, vencendo todas as cinco partidas e marcando 25 gols sem sofrer nenhum. Será a sexta edição consecutiva do Mundial para elas.

Enquanto isso, a Alemanha disputará em 2027 a décima Copa do Mundo Feminina da FIFA e querem voltar ao topo depois da eliminação na fase de grupos em 2023.

Pela Europa, também estão garantidas a Dinamarca, a França e a atual campeã mundial, Espanha.

Outras sete seleções europeias ainda terão vagas na Copa do Mundo Feminina, mas precisarão disputar os play-offs continentais. Na África, a Copa de Nações dará quatro vagas entre julho e agosto. Já a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe fará torneio decisivo no fim de 2026, entre novembro e dezembro, com 4 vagas diretas.

Oito estádios

As cidades-sede do torneio serão Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Nacional), Fortaleza (Arena Castelão), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Río de Janeiro (Estádio do Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Itaquera).

A fase de grupos ocorrerá de 24 de junho a 8 de julho de 2027; as oitavas de final, entre 10 a 13 de julho, quartas de final serão 16 e 17 de julho, as semifinais entre nos dias 20 e 21 de julho. A disputa de 3º Lugar está marcada para 24 de julho e a grande final será em 25 de julho de 2027.

Brasil como sede

A sede da competição foi definida em votação aberta no Congresso da FIFA, em Bangcoc, na Tailândia, em maio de 2024. O Brasil concorreu com a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda, e recebeu 119 votos, enquanto os europeus obtiveram 78.

Com informações de Juliano Justo da Agência Brasil

SEFA APREENDE 1.200 CAIXAS DE CERVEJA, NO PARÁ

Durante fiscalização no posto fiscal da cidade de São Geraldo do Araguaia, sudeste paraense, unidade que pertence à Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito de Carajás, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), fiscais de receitas estaduais apreenderam 1.274 caixas de cerveja, totalizando 30.576 garrafas de 600 ml, provenientes de Maceió/AL com destino a Manaus/AM, em passagem pelo território paraense. A apreensão ocorreu na segunda-feira (22).


“Em consulta ao Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços), constatamos que a empresa destinatária estava com a inscrição estadual suspensa na data da operação. Verificamos ainda que a carga estava subfaturada, pois a cerveja foi declarada por apenas R$ 0,56 a garrafa. Foi feita a recomposição da base de cálculo da bebida pelo preço médio de mercado, totalizando R$ 223.816,32 a carga”, explicou o coordenador Cicinato Oliveira.

Para cobrar o imposto e multa foi lavrado o Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 56.401,72.

Com informações da Ag. Pará

ACIDENTE VIOLENTO NA BR-230, DEIXA DUAS VÍTIMAS FATAIS

Uma colisão violenta tirou a vida de dois homens no final da tarde de terça-feira (23), na BR-230. O acidente aconteceu por volta das 17h, no Km 70 da Transamazônica, a apenas 4 quilômetros da Vila Cajazeiras, no sentido que leva ao município de Novo Repartimento.


Carlos dos Reis Batista, que dirigia um Toyota Etios, e o passageiro, Marcos dos Santos da Conceição, morreram na hora. Segundo informações, o carro de passeio trafegava em alta velocidade e realizava manobras em zigue-zague na pista. Ao entrar em uma curva acentuada, o condutor perdeu o controle e bateu de frente contra um caminhão de uma empresa de  Transporte, que seguia na direção oposta, rumo a Altamira.

O impacto da colisão foi tão violento que o carro ficou completamente esmagado, exigindo um trabalho exaustivo e complexo da equipe do Corpo de Bombeiros Militar para retirar os corpos das vítimas do meio do aço retorcido.

Policiais militares da região deram apoio no isolamento da área e na sinalização da rodovia, que teve o trânsito temporariamente bloqueado durante os procedimentos de resgate. Após a remoção das vítimas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) assumiu a ocorrência. As autoridades agora aguardam os laudos da perícia e analisam os depoimentos para concluir o inquérito sobre as causas do acidente.

Com informações do Portal Itupiranga Interativo

SECRETARIA DE SAÚDE DE REDENÇÃO CONFIRMA DOIS CASOS DE MENINGITE NO MUNICÍPIO

(Como medida preventiva, a Prefeitura suspendeu temporariamente o JOER e reforçou o alerta para a importância da vacinação infantil)


Na terça-feira (23), a Prefeitura de Redenção, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou dois casos de meningite no município e anunciou uma série de medidas preventivas para proteger a população, especialmente os estudantes da rede municipal de ensino.

A meningite é transmitida por meio de contato íntimo direto e pelo compartilhamento de secreções respiratórias, não sendo disseminada apenas pela permanência em um mesmo ambiente. Por isso, a orientação das autoridades é que a população evite compartilhar copos, talheres, garrafas, cigarros e outros objetos de uso pessoal.

Apesar dos cuidados diários, a principal forma de prevenção continua sendo a vacinação. O município disponibiliza a vacina contra a meningite para crianças a partir dos três meses de idade, seguindo o calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação é que pais e responsáveis procurem a unidade de saúde mais próxima para verificar a situação vacinal de seus filhos e manter a caderneta atualizada.

Em razão da situação, a Prefeitura suspendeu temporariamente as atividades dos Jogos Olímpicos Estudantis de Redenção (JOER). Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que a suspensão dos jogos possui caráter preventivo e temporário. A medida foi adotada com base nos princípios de precaução e proteção à saúde dos estudantes, considerando a grande concentração de participantes nas atividades esportivas.

Por fim, a Prefeitura de Redenção reiterou que segue acompanhando de perto a evolução dos casos e adotando todas as ações necessárias em conjunto com os órgãos competentes para garantir a segurança da população.

Com informações do portal Gazeta de Carajás

OPERAÇÃO FLAGRA CASOS DE FURTO DE ENERGIA EM COMÉRCIOS DE CANAÃ DOS CARAJÁS; SEIS PESSOAS SÃO PRESAS

(Operação integrada entre Polícia Civil, Polícia Científica e Equatorial Pará identificou 10 casos de irregularidades no consumo de energia elétrica em estabelecimentos comerciais do município, com ligações clandestinas e medidores fraudados)


Uma operação integrada entre a Polícia Civil e a Polícia Científica, com apoio técnico da concessionária Equatorial Pará, identificou 10 casos de irregularidades no consumo de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da área urbana de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. Ao todo, seis pessoas foram presas durante a ação.

As fiscalizações atingiram supermercados, restaurantes, academias, padarias, um hotel, um bar e um alojamento, distribuídos em diferentes bairros do município. Segundo as autoridades, os locais apresentavam diferentes tipos de fraude, incluindo ligações diretas à rede de distribuição e adulteração de medidores.

De acordo com a Equatorial Pará, o volume de energia consumido de forma irregular pelos estabelecimentos chega a aproximadamente 72.650 kWh por mês , quantidade suficiente para abastecer cerca de 290 residências com consumo médio de 250 kWh mensais.

Entre os casos mais graves, um supermercado localizado no bairro Ouro Preto estava ligado diretamente à rede elétrica, sem registro de medição e faturamento, o que caracteriza consumo totalmente clandestino. Ainda na mesma região, um hotel e um bar foram flagrados com o sistema de medição fraudado, resultando em cobranças muito abaixo do consumo real.

Outros estabelecimentos também foram autuados em diferentes pontos da cidade, incluindo os bairros Monte Castelo, Jardim Primavera, Novo Horizonte, Nova Canaã, Vale dos Sonhos, Flor de Lis e Vale Verde. Em todos os casos, havia indícios de manipulação de medidores ou intervenções irregulares na rede.

As autoridades reforçam que o furto de energia elétrica é crime previsto em lei e representa riscos à segurança da população, podendo causar sobrecarga na rede, curtos-circuitos e interrupções no fornecimento. Além disso, a prática gera prejuízos econômicos e afeta diretamente a qualidade do serviço prestado aos consumidores regulares.

A operação faz parte de um conjunto de ações contínuas de combate a irregularidades no sistema elétrico realizadas em diferentes regiões do estado.

As investigações devem continuar para identificar outros possíveis envolvidos e dimensionar o impacto total das fraudes.

Com informações do Portal Gazeta Carajás

NOVA VACINA PNEUMO 20 COMEÇA A SER APLICADA NO SUS

Crianças menores de cinco anos que ainda não completaram o esquema vacinal já podem receber o imunizante que protege contra pneumonia e meningite.


Crianças menores de cinco anos que ainda não completaram o esquema vacinal já podem receber a nova vacina pneumo 20 na rede pública de saúde. A estratégia nacional foi lançada no último sábado (20), em São Paulo, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha

O imunizante oferece proteção contra 20 sorotipos da bactéria pneumococo, responsável por doenças graves, como pneumonia e meningite. Na rede privada, a vacina pode custar até R$ 500. Em comparação às formulações anteriores, a pneumo 20 amplia a cobertura contra os sorotipos mais associados à doença pneumocócica invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A

Além disso, a vacina também contribui para a prevenção da otite média, infecção que pode evoluir para complicações mais graves, como perda auditiva e infecção generalizada

Mais de 570 mil doses distribuídas

Desde maio de 2026, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 570 mil doses da pneumo 20 para todos os estados, garantindo o início da vacinação. Até o fim do ano, a expectativa é que mais de 6,1 milhões de doses sejam enviadas às unidades da federação. 

A pneumo 20 será ofertada aos seguintes grupos prioritários:

Crianças menores de 5 anos;

Povos indígenas maiores de 5 anos de idade (sem histórico vacinal com pneumo conjugada);

Idosos com 60 anos ou mais acamados e/ou institucionalizados;

Pessoas com condições clínicas especiais, atendidas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é a principal causa de mortalidade infantil por enfermidades preveníveis. No Brasil, entre 2023 e 2025, foram registrados 4,6 mil casos de meningite pneumocócica e 1,4 mil mortes

A expectativa do Ministério da Saúde é que a ampliação da cobertura vacinal reduza a incidência de casos graves, hospitalizações e mortes, além de diminuir os gastos do SUS com internações, tratamentos intensivos e reabilitação de pacientes com sequelas

Transição no calendário vacinal

Atualmente, o SUS oferece as vacinas pneumo 10 e pneumo 13 — com proteção mais robusta e duradoura —, além da polissacarídica 23 — que amplia a cobertura contra mais tipos da bactéria. Essas formulações estão alinhadas às diretrizes internacionais e apresentam uma relação custo-benefício comprovada para as políticas de saúde pública.

Com a chegada da pneumo 20, o Ministério da Saúde dará início a uma transição gradual para ampliar a proteção contra um número maior de sorotipos da bactéria

Durante o período, o esquema vacinal infantil  seguirá o seguinte modelo: 

uma dose da pneumo 20 aos dois meses de idade; 

uma dose da pneumo 10 aos quatro meses,

e uma dose de reforço da pneumo 20 aos 12 meses, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias entre a segunda dose e o reforço. 

A estratégia será mantida até o esgotamento dos estoques da pneumo 10. Depois disso, o calendário passará a utilizar exclusivamente a pneumo 20

Pais e responsáveis poderão acompanhar o histórico de vacinação das crianças por meio da Caderneta Digital de Saúde da Criança, disponível no aplicativo Meu SUS Digital

Com informações de Paloma Duarte/Ag. do Radio

terça-feira, 23 de junho de 2026

COMITÊ DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL NO PARÁ RECEBE DENÚNCIAS PELO WHATSAPP (91) 3347-9809

(Iniciativa é fruto de parceria do MP Eleitoral com a CNBB Norte 2 e com outras entidades da sociedade civil)


Denúncias sobre irregularidades durante o processo eleitoral no Pará já podem ser feitas de uma forma fácil e rápida: pelo WhatsApp, no número (91) 3347-9809, do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral no estado. Pelo WhatsApp do comitê é possível denunciar casos de compra de votos, de clientelismo e de abuso de poder, entre outras irregularidades. As informações são encaminhadas diretamente para a atuação do Ministério Público (MP) Eleitoral.

O lançamento do canal e da edição 2026 do comitê é fruto de uma parceria do MP Eleitoral com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte 2), a Cáritas Regional Norte 2, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam Brasil), o Centro de Estudos Bíblicos (Cebi/PA) e a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

Além do recebimento de denúncias, o grupo planeja realizar ações de mobilização em comunidades, elaborar materiais de conscientização para os eleitores e organizar debates entre candidatos, pautando temas de interesse público vinculados à proteção da Amazônia, de terras indígenas e de territórios quilombolas.

Convite à participação

“É muito importante que as pessoas que saibam, que testemunhem, que, por algum motivo, fiquem sabendo da prática de algum crime eleitoral, de compra de votos, de corrupção eleitoral, denunciem por meio do canal do Combate à Corrupção Eleitoral, para que essa informação chegue ao nosso conhecimento e possamos agir e buscar a responsabilização dos culpados”, destaca o procurador regional Eleitoral no Pará, Bruno Valente.

O presidente da CPT e bispo da prelazia do Marajó, dom José Ionilton, complementa: “Precisamos fazer da eleição de 2026 uma eleição verdadeiramente democrática, na qual a vontade das pessoas seja garantida através do voto, sem a compra de votos. E, assim fazendo, nós vamos estar cortando, muitas vezes, braços e pernas da corrupção econômica, da corrupção nas bases, a circulação de tantas outras ilegalidades que vão acontecendo no meio de nós. Então vamos fazer desta eleição a eleição mais limpa que o nosso estado do Pará já desenvolveu”.

O bispo auxiliar de Belém, dom Paolo Andreolli, lembra que “cada um de nós é responsável pelo nosso futuro. Não temos que cair nas armadilhas dos votos fáceis. Nós temos que procurar o bem comum.” E convida: “Temos à disposição o número de WhatsApp para comunicar algo que no processo eleitoral não está sendo justo. Então, convido todos a acreditarem nesse processo e a divulgá-lo”.

O deão da Catedral Anglicana de Santa Maria, reverendo Ives Vergara Nunes, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, ressalta que é preciso “ter essa clareza de que a democracia é vivida cotidianamente e a justiça se faz em uma nação que tem a liberdade de viver a democracia, em que as pessoas tenham liberdade de escolha, de comparação, de perceber verdadeiramente onde os projetos de cada um dos diferentes políticos acontecem em suas vidas, tendo essa percepção de que o voto terá repercussões ao longo dos próximos quatro anos”.

Voluntários a postos

A equipe de voluntários do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral está a postos para o recebimento das denúncias. Para o voluntário Jonata Bacury, essa atuação dos voluntários é mais uma forma de exercer a cidadania. “Para além do exercício da cidadania que é feito pelo voto, participar desse comitê reforça a consciência de que o cidadão também exerce papel importante, ajudando os órgãos de controle e fiscalização para uma disputa eleitoral mais justa”.

Já a voluntária Regina Álvares, que participa das edições do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral desde as eleições de 2006 (desde então, só não houve edições do comitê durante o período da pandemia de covid-19), destaca que um papel fundamental do grupo de voluntários é explicar aos denunciantes a importância do envio do máximo de provas possível, para que aumentem as chances de sucesso da atuação do MP Eleitoral.

Campanhas e mobilizações

A secretária executiva da Cáritas Brasileira Regional Norte 2, Keila Souza Marães Giffoni, explica que, além de atuar na mobilização e articulação de agentes multiplicadores voluntários para o comitê, a organização integra a campanha “Eu Voto pela Amazônia”, iniciativa da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam).

Keila Souza Marães Giffoni ressalta a importância de que o comitê e as informações e processos de formação cheguem a todos os territórios do Pará e possam se espalhar por toda a Amazônia, por meio dos diversos organismos pastorais e parceiros que estão convidados e convocados a se juntar nessa iniciativa pelo voto consciente. “A campanha “Eu Voto pela Amazônia” é a nossa forma de dizer como nós queremos que a nossa Amazônia seja cuidada, que ela seja de fato representada pelos próprios amazônidas em um processo democrático, livre e de direitos”, frisa.

Sobre a campanha “Eu Voto pela Amazônia”, a articuladora da Repam Joana Menezes explica que o objetivo é a defesa da democracia e dos espaços de cidadania. “Nós, com a campanha “Eu Voto pela Amazônia”, nós estamos integrando o Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral com esse braço do fortalecimento da democracia, do voto consciente, do voto ético e do voto limpo. Estamos aqui no estado do Pará em um esforço coletivo da igreja para que esse caminho seja um caminho de fortalecimento e de respeito à democracia”.

Demais opções para denúncias

As outras opções para envio on-line de denúncias são o canal de denúncias no site do Ministério Público Federal (www.mpf.mp.br) e o aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, que funcionará a partir de 16 de agosto, quando começa a campanha eleitoral.

As denúncias também podem ser feitas presencialmente nas unidades do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), que, juntos, formam o MP Eleitoral.

Com informações da Ascom MPF e Zé Dudu

INDÍGENAS FECHAM PONTE NA BR-422 EM PROTESTO NO PARÁ

(Manifestantes da Aldeia Trocará bloqueiam a Rodovia Transcametá por descumprimento de acordos e cobram melhorias na infraestrutura das vias.)


(Foto: Reprodução)

Indígenas da Aldeia Trocará fecharam a ponte localizada nas proximidades da comunidade, às margens da Rodovia Transcametá (BR-422). O bloqueio começou nesta segunda-feira (22) e reflete a insatisfação dos moradores com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Segundo as lideranças do movimento, o protesto foi motivado pelo descumprimento de acordos firmados anteriormente com o órgão federal.

Reivindicações e problemas na infraestrutura

Além da cobrança pelos termos não cumpridos, os manifestantes exigem obras imediatas na infraestrutura das vias que dão acesso às aldeias da região.

• Tráfego prejudicado: Os moradores relatam que as péssimas condições das estradas dificultam o trânsito diário da comunidade.

• Inverno amazônico: A situação se agrava severamente nos períodos de chuva, quando os acessos ficam praticamente intransitáveis para os veículos.

Bloqueio segue sem previsão de liberação

A liderança indígena confirmou que a mobilização na BR-422 deve continuar por tempo indeterminado. O grupo exige a presença de representantes do DNIT no local para estabelecer um canal direto de negociação.

Pauta de negociação: Os manifestantes informaram que a liberação da pista só vai acontecer após a apresentação de uma solução concreta e um cronograma oficial de prazos por parte do órgão federal para o cumprimento das melhorias exigidas.

Com informações do Diario do Pará