sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

MORADORES DE 7 CIDADES DO PARÁ PODEM SOLICITAR ANTENA PARABÓLICA DIGITAL ATÉ 13 DE MARÇO

(Famílias inscritas no CadÚnico podem solicitar gratuitamente o kit com a nova antena parabólica digital pelo site ou telefone).


(Foto: Divulgação EAF)

Moradores de sete municípios do Pará têm até o dia 13 de março para solicitar a instalação gratuita da nova parabólica digital pelo programa Brasil Antenado.

A iniciativa atende famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e busca ampliar o acesso à TV aberta e gratuita, principalmente em áreas onde o sinal é insuficiente ou inexistente.

Nesta etapa, chamada de Fase B, o programa contempla 138 municípios nos estados do Tocantins, Pará, Roraima, Piauí e Maranhão. Juntas, essas cidades reúnem mais de 229 mil famílias aptas a solicitar o benefício.

No Pará, os municípios incluídos são:

Anapu, sudoeste do estado

Cachoeira do Piriá, nordeste do estado

Chaves, arquipélago do Marajó

Gurupá, arquipélago do Marajó

Nova Esperança do Piriá, nordeste do estado

Santa Cruz do Arari, Ilha do Marajó

Senador José Porfírio, região do Xingu

As famílias inscritas no CadÚnico nessas cidades podem agendar a instalação pelo site oficial brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, que também atende via WhatsApp.

Todo o processo é gratuito, incluindo o fornecimento e a instalação do kit com a nova parabólica digital.

Cronograma do programa

O Brasil Antenado foi viabilizado pela Portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025, e prevê atendimento a 323 municípios em 16 estados, divididos em três fases.

Ao todo, mais de 650 mil famílias poderão ser beneficiadas.

A lista completa das cidades participantes pode ser consultada no site oficial do programa.

O Brasil Antenado tem como objetivo assegurar o acesso à informação como direito fundamental, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita, especialmente em regiões com cobertura limitada.

O programa é executado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações.

Com informação do G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.