terça-feira, 13 de janeiro de 2026

(Marco legal fortalece a cadeia cacaueira nacional, estimula o consumo de chocolate e reforça o protagonismo paraense na produção sustentável.)


(Foto: Victor Furtado / Fato Regional)

A Lei nº 15.337/2026, publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (9), estabelece novas medidas de incentivo ao setor cacaueiro brasileiro. O texto prevê investimentos em pesquisa, aprimoramento da cadeia produtiva e estímulo ao consumo de chocolate, inclusive com a possibilidade de inclusão do produto na merenda escolar.

As iniciativas passam a integrar a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade, fortalecendo a atividade em todo o país — especialmente no Pará, que atualmente é o maior produtor de cacau do Brasil e responde por uma parcela expressiva da produção nacional.

A nova legislação teve origem no Projeto de Lei 4107/2019, do Senado, aprovado pela Câmara dos Deputados em novembro do ano passado.

O Pará se consolida como potência nacional no setor cacaueiro apresentado alta produtividade das lavouras e do modelo de produção adotado no estado.

Grande parte do cultivo é realizado por agricultores familiares e comunidades tradicionais, em sistemas agroflorestais, como em Tucumã e São Félix do Xingu, no sul do Pará, que combinam preservação ambiental, recuperação florestal e geração de renda.

Especialistas destacam que esse modelo garante qualidade superior, sustentabilidade e competitividade no mercado nacional e internacional. A produtividade do Pará supera a média brasileira, consolidando o estado como referência no cultivo de cacau.

Além disso, o cacau nativo de árvores seculares confere um sabor singular às amêndoas, transformando o Pará em um novo terroir brasileiro para a produção de chocolates finos.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) atua no fortalecimento da cadeia produtiva, com apoio ao beneficiamento primário e ao aperfeiçoamento da qualidade das amêndoas, agregando valor e ampliando a presença do cacau paraense no mercado.

Com informações da Agência Câmara de Notícias  do Portal fato Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.