(Iniciativa vai até o próximo dia 30 e envolve mais de 160 instituições)
Consumidores que têm dívidas no cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras e que queiram negociar esses débitos têm até o próximo dia 30 para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira.
Mais de 160 instituições participam da ação,
além de parceiros como o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor
(Senacon) e Procons. Financiamentos de veículos, motocicletas e imóveis
não entram no mutirão.
As negociações poderão ser feitas diretamente
com as instituições participantes em seus canais oficiais ou pelo portal ConsumidorGovBr, um serviço público e gratuito que conecta
consumidores e empresas para que encontrem alternativas para conflitos de
consumo.
Para solicitar a negociação pela plataforma é
necessário que o consumidor tenha conta Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br.
Podem ser negociadas dívidas desde que estejam em atraso e não tenham bens
dados em garantia, ou prescritas.
Segundo a Febraban, o mutirão é uma
oportunidade para negociar os débitos em condições especiais, como
parcelamento, descontos no valor total da dívida ou taxas de juros reduzidas
para refinanciamento.
Também será possível solicitar apoio
presencial aos Procons que aderiram ao mutirão para negociar diretamente nos
canais digitais dos bancos.
“Para as pessoas superendividadas o fluxo de
negociação é diferente, pois exige um maior entendimento das dívidas e apoio do
Procon para criação de um plano de pagamento”, explica a entidade.
Adesão
Todas as
informações sobre o mutirão, assim como a relação completa das instituições
participantes e os canais oferecidos pelos bancos para a negociação das
dívidas, estão disponíveis na plataforma Meu Bolso em
Dia Febraban. Para aderir ao mutirão é possível acionar diretamente o canal
digital do seu banco.
Outra maneira de
aderir é fazer o cadastro no site www.consumidor.gov.br, fazer o login, selecionar a
instituição com a qual deseja negociar e seguir as orientações. A empresa tem
até dez dias para analisar e responder sua solicitação.
Para verificar se
tem dívidas em atraso, o consumidor pode acessar um relatório atualizado
mantido pelo Banco Central, chamado Registrato.
Se a dívida não for
com uma instituição financeira, é possível procurar o Serasa, que também
promove o Feirão Serasa Limpa Nome, por meio do qual o consumidor tem a
oportunidade de quitar dívidas não bancárias em atraso, e com descontos,
contraídas de empresas de varejo, telecomunicações, concessionárias de energia,
saneamento, universidade e financeiras.
Outra possibilidade
é negociar as dívidas atrasadas nas agências dos correios participantes do
feirão.
Com informações de Flávia Albuquerque/Agência
Brasil

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