Dados do 48º Data Stories – Inside Audio 2025, feito pela Kantar IBOPE Media, também mostram que 92% da população ouviu algum formato de áudio nos últimos 30 dias; média do consumo diário de rádio chega a quase quatro horas
Pelo estudo, as características ou sentimentos
relacionados ao rádio vão além do som e marcam os usuários pela informação
(60%), emoção (54%), diversão (36%) e companheirismo (29%).
Força
do rádio
O rádio atinge quase 4 horas de escuta por
dia entre os ouvintes – se consolidando como um dos meios mais presentes e
influentes na rotina dos brasileiros, de acordo com o Kantar IBOPE Media.
Na capital Rio de Janeiro, o consumo de rádio
é ainda mais alto, chegando a 4h15min por dia.
Entre as capitais, o consumo de rádio em Belo
Horizonte (MG) lidera, com 87% das respostas. Em seguida aparecem Porto Alegre
(RS) e Goiânia (GO), ambos com 84%. Já o consumo de rádio em Florianópolis (SC)
chegou a 82%.
A pesquisa revela, ainda, que os conteúdos
produzidos por emissoras de rádio não são consumidos apenas nos formatos AM/FM
– com 70% de audiência dessa forma. O consumo chega a 33% pelo YouTube e atinge
16% dos ouvintes por meio de serviços streaming de áudio.
Além disso, os brasileiros também consomem
conteúdos de rádio por meio do app e das redes sociais da emissora de rádio.
Para mais da metade dos entrevistados, o
áudio online é escolhido por conta da possibilidade do acesso sob demanda e da
variedade de conteúdo disponível.
Publicidade em áudio nas rádios
O levantamento revela que 56% dos ouvintes
prestam atenção nos anúncios nas rádios e gostam do formato das propagandas.
Inclusive, 46% dos entrevistados já compraram ou pesquisaram algum
produto/serviço devido a um anúncio que ouviu em áudio.
Podcasts
Em relação à escolha de consumir podcasts,
50% dos ouvintes de rádio destacam que escutaram ou baixaram podcasts nos
últimos três meses, já 60% ouvem streaming de música. Segundo a pesquisa,
podcasts e streaming ampliam as possibilidades de conexão e reforçam, assim, o
papel estratégico do áudio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.