quarta-feira, 15 de novembro de 2023

COMEMORAÇÃO NA ALEPA PELOS 40 ANOS DA CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES

(Foto: Divulgação)

Os 40 anos de existência da Central Única dos Trabalhadores foram celebrados na última segunda-feira (13/11) na Assembleia Legislativa do Pará, por meio de uma Sessão Especial solicitada pela deputada Maria do Carmo. O evento não apenas comemorou quatro décadas de atuação da CUT na defesa dos trabalhadores desde sua criação em 28 de agosto de 1983, mas também reconheceu o papel crucial desempenhado pela organização na sociedade. A CUT, a primeira central sindical formada após o golpe de 1964 e pioneira no país a ser lançada pela base dos trabalhadores, reuniu representantes da sociedade civil e membros da própria central.

Na abertura da sessão, a deputada Maria do Carmo enfatizou a importância de homenagear os 40 anos de trajetória da CUT. "Esta sessão é um momento de recordação, pois é assim que nos fortalecemos para o futuro. A CUT tem 40 anos de história para ser revisitada", destacou a parlamentar. Ela observou ainda que para manter a força atual, a CUT se renova a cada desafio, reafirmando que a central é resultado da perseverança de cada brasileiro em buscar seus direitos.

Diversas personalidades estiveram presentes na solenidade, incluindo Euci Ana Gonçalves, presidente da CUT; Vera Paoloni, eleita para liderar a CUT na próxima gestão; Ângela de Jesus, presidente da Fetagri; Ana Júlia Carepa, ex-governadora do Pará; Pedro Góes, presidente do Sindicato dos Urbanitários; Deputado Carlos Bordalo, senador Beto Faro e o superintendente da Sudam, Paulo Rocha.

Maria do Carmo incentivou os convidados a aproveitarem a sessão para compartilharem relatos marcantes de suas experiências na Central Única dos Trabalhadores.

Carlos Bordalo ressaltou o sentimento que une cada membro da CUT ao longo do tempo, desde sua criação. "A busca por uma sociedade justa e igualitária continua sendo o sonho e a utopia de cada integrante da CUT", afirmou o deputado.

Euci Ana, atual presidente da CUT, conclamou: "Que nossos 40 anos de história de resistência possam servir de inspiração para todos os trabalhadores nos próximos 40 anos. Viva a Central Única dos Trabalhadores".

Durante a sessão, foram compartilhados vários depoimentos repletos de memórias e emoção, que contaram a história da Central e de seus fundadores e membros. "Me emociona saber o quanto da história do Brasil foi escrito com a participação da CUT e dos homens e mulheres que fazem parte desta Central. Acredito que é uma missão lutar contra toda forma de prejuízo à democracia e aos trabalhadores do nosso país. A classe trabalhadora merece ter voz e direitos", afirmou a presidente eleita da CUT, Vera Paoloni, que assumirá a direção da central ainda neste mês de novembro.

Portal da Cidade de Tucuruí/Berokanfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.