(Manifestantes da Aldeia Trocará bloqueiam a Rodovia Transcametá por descumprimento de acordos e cobram melhorias na infraestrutura das vias.)
(Foto: Reprodução)
Indígenas
da Aldeia Trocará fecharam a ponte localizada nas proximidades da comunidade,
às margens da Rodovia Transcametá (BR-422). O bloqueio começou nesta
segunda-feira (22) e reflete a insatisfação dos moradores com o Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Segundo
as lideranças do movimento, o protesto foi motivado pelo descumprimento de
acordos firmados anteriormente com o órgão federal.
Reivindicações
e problemas na infraestrutura
Além
da cobrança pelos termos não cumpridos, os manifestantes exigem obras imediatas
na infraestrutura das vias que dão acesso às aldeias da região.
•
Tráfego prejudicado: Os moradores relatam que as péssimas condições das
estradas dificultam o trânsito diário da comunidade.
•
Inverno amazônico: A situação se agrava severamente nos períodos de chuva,
quando os acessos ficam praticamente intransitáveis para os veículos.
Bloqueio
segue sem previsão de liberação
A
liderança indígena confirmou que a mobilização na BR-422 deve continuar por
tempo indeterminado. O grupo exige a presença de representantes do DNIT no
local para estabelecer um canal direto de negociação.
Pauta
de negociação: Os manifestantes informaram que a liberação da pista só vai
acontecer após a apresentação de uma solução concreta e um cronograma oficial
de prazos por parte do órgão federal para o cumprimento das melhorias exigidas.
Com
informações do Diario do Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.