terça-feira, 23 de junho de 2026

INDÍGENAS FECHAM PONTE NA BR-422 EM PROTESTO NO PARÁ

(Manifestantes da Aldeia Trocará bloqueiam a Rodovia Transcametá por descumprimento de acordos e cobram melhorias na infraestrutura das vias.)


(Foto: Reprodução)

Indígenas da Aldeia Trocará fecharam a ponte localizada nas proximidades da comunidade, às margens da Rodovia Transcametá (BR-422). O bloqueio começou nesta segunda-feira (22) e reflete a insatisfação dos moradores com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Segundo as lideranças do movimento, o protesto foi motivado pelo descumprimento de acordos firmados anteriormente com o órgão federal.

Reivindicações e problemas na infraestrutura

Além da cobrança pelos termos não cumpridos, os manifestantes exigem obras imediatas na infraestrutura das vias que dão acesso às aldeias da região.

• Tráfego prejudicado: Os moradores relatam que as péssimas condições das estradas dificultam o trânsito diário da comunidade.

• Inverno amazônico: A situação se agrava severamente nos períodos de chuva, quando os acessos ficam praticamente intransitáveis para os veículos.

Bloqueio segue sem previsão de liberação

A liderança indígena confirmou que a mobilização na BR-422 deve continuar por tempo indeterminado. O grupo exige a presença de representantes do DNIT no local para estabelecer um canal direto de negociação.

Pauta de negociação: Os manifestantes informaram que a liberação da pista só vai acontecer após a apresentação de uma solução concreta e um cronograma oficial de prazos por parte do órgão federal para o cumprimento das melhorias exigidas.

Com informações do Diario do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.