quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

FÓRUM TERRITORIAL CELEBRA CONQUISTAS DO PRIMEIRO CICLO DO PROGRAMA PARICÁ E FORTALECE ALIANÇAS

(Encontro reúne comunidades, organizações e parceiros institucionais para compartilhar resultados)

Desde o seu lançamento, o Programa Paricá tem fortalecido iniciativas locais e fomentado soluções concretas que integram desenvolvimento econômico sustentável, conservação ambiental e inclusão social. Até o momento, o Paricá já mobilizou 2.494 beneficiários diretos e indiretos, apoiou 09 cadeias produtivas, contribuiu para a melhor gestão de 77.245 hectares, estruturou 12 canais de comercialização, fomentou 05 projetos de Soluções Locais e consolidou 03 fóruns regionais. Além disso, foram 390 pessoas capacitadas e 04 parcerias estratégicas firmadas, ampliando a articulação territorial e o protagonismo comunitário no Sudeste do Pará.

Nesta quinta (4) e sexta-feira (5), será realizado o Fórum Territorial do Programa Paricá – Territórios em Ação, iniciativa desenvolvida pela Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) em parceria com a Suzano e a Aliança Bioversity & CIAT. O encontro, em Rondon do Pará, reunirá comunidades, representantes do poder público, organizações sociais, universidades, produtores rurais e jovens lideranças para dialogar sobre o futuro da região e construir coletivamente o Plano de Ação Territorial 2026.

O Fórum combina celebração, troca de experiências e pactuação estratégica. No primeiro dia, com participação aberta ao público, a agenda inclui painéis temáticos, uma feira expositiva com produtos e iniciativas de cinco municípios da região (Abel Figueiredo, São João do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Rondon do Pará e Dom Eliseu), e apresentações culturais que valorizam as identidades locais. Já o segundo dia, reservado aos grupos de trabalho, será uma oportunidade de visa convergir perspectivas e formalizar compromissos conjuntos para o desenvolvimento sustentável do território.

“O Fórum Territorial é um espaço para reconhecer trajetórias, fortalecer nossa capacidade de ação coletiva e mostrar que o desenvolvimento sustentável nasce da escuta e da colaboração”, destaca Tássia Ribeiro, gerente de Projetos da PPA. “Construímos resultados concretos ao longo dos primeiros 18 meses do Programa Paricá, e agora queremos compartilhar os aprendizados e definir os próximos passos com quem vive e transforma o território.”

“Para a Suzano, apoiar iniciativas como o Fórum Territorial do Programa Paricá é reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a construção coletiva de soluções que integrem produção, conservação e inclusão social. Celebrar os resultados alcançados neste primeiro ciclo do Programa Paricá demonstra a força das parcerias e o protagonismo das comunidades para gerar impacto socioambiental em municípios prioritários de atuação da companhia. Afinal, acreditamos que um futuro mais sustentável só é construído a partir do diálogo e da colaboração entre comunidades, organizações e empresas”, comenta André Becher, gerente de Sustentabilidade da Suzano.

A primeira fase do Programa Paricá apoiou cinco projetos de Soluções Locais e três iniciativas estratégicas conduzidas pelos parceiros implementadores — Instituto Fronteiras do Desenvolvimento, Agenda Pública e Instituto Terroá — fortalecendo cadeias produtivas e promovendo iniciativas de agricultura familiar, sistemas agroflorestais, governança comunitária e comercialização regional. A feira expositiva do Fórum apresenta parte desses resultados, dialogando com a visão de que é possível produzir, conservar e gerar renda de forma integrada.

Serviço

Fórum Territorial do Programa Paricá – Territórios em Ação

Local: UNIFESSPA – Campus Rondon, Rondon do Pará

Data: 4 e 5 de dezembro de 2025

Hora: A partir das 8h

Inscrições gratuitas:  bit.ly/forum-territorial-parica

Como Informações de Sergio Manoel/Gazeta Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.