(Comissão Especial da Câmara aprova parecer final do novo Plano Nacional de Educação, com destaque para o orçamento e metas decenais)
(Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, por
unanimidade, o parecer final do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034 na
última quarta-feira (10). O relatório, sob a relatoria do deputado Moses
Rodrigues (União-CE), agora segue para análise no Senado Federal.
O novo PNE estabelece as diretrizes, metas e
estratégias da política educacional brasileira para a próxima década e
substitui o plano vigente (Lei 13.005/14). Um dos pontos de maior impacto para
estados e municípios é o financiamento do plano, que prevê investimentos
públicos em educação que podem totalizar aproximadamente R$ 280 bilhões ao
longo do decênio, com o objetivo de elevar o total aplicado em educação a até
10% do Produto Interno Bruto (PIB) ao final do período.
A versão aprovada organiza o PNE
em objetivos estratégicos que abrangem desde a educação infantil até o
ensino superior, com ênfase na universalização do atendimento, na qualidade do
ensino, na equidade e na infraestrutura educacional. O relatório também reforça
a valorização dos profissionais da educação e mecanismos de financiamento como
parte essencial para alcançar as metas propostas.
Principais
metas aprovadas
·
O novo PNE inclui objetivos e metas
que contemplam, entre outros:
· Universalizar a educação infantil e
ampliar a oferta de creches e pré-escolas.
· Garantir a alfabetização no tempo
certo, até o final do 2º ano do ensino fundamental.
·
Universalizar o acesso e a conclusão
do ensino fundamental e médio.
·
Ampliar a educação integral e a
conectividade nas escolas.
·
Fortalecer a educação profissional e
tecnológica, ampliando matrículas.
·
Aumentar o acesso ao ensino superior e
a formação de mestres e doutores.
·
Assegurar educação inclusiva,
indígena, quilombola e no campo.
·
Melhorar a infraestrutura escolar e
formação docente.
·
Promover equidade e redução de
desigualdades educacionais.
A aprovação do parecer representa um passo
importante para consolidar o PNE como instrumento de planejamento de políticas
públicas educacionais para os próximos dez anos, com forte destaque para a
perspectiva orçamentária e sua execução em todas as esferas de governo.

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