A ferramenta permite autorizar algum representante sem a necessidade de compartilhar senha da conta do gov.br
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançaram a funcionalidade de procuração eletrônica via Meu INSS, que permite ao segurado autorizar outra pessoa a acessar determinados serviços digitais sem precisar compartilhar a senha da conta gov.br ou comparecer presencialmente à agência.
O que mudou e como usar
A
funcionalidade permite que o usuário defina quais serviços o representante
poderá consultar — por enquanto:
consultas
de documentos e serviços online;
consultas
de pedidos e de benefícios.
O
procurador indicado precisa ter conta gov.br nos níveis Prata ou Ouro, assim
como o titular da procuração.
A
procuração é acessada e gerida via Meu INSS (site ou app), pode ser revogada a
qualquer momento, e não tem validade se impressa ou compartilhada fora da
plataforma.
A
iniciativa visa reforçar segurança cibernética, proteger dados pessoais dos
segurados e ampliar a acessibilidade aos serviços digitais do INSS.
Com essa novidade, o INSS e o MGI promovem
uma modernização dos canais digitais — beneficiando especialmente quem
precisa autorizar terceiros – advogados, familiares ou representantes – a agir
em seu nome, com controle e limites definidos pelo próprio
segurado. Veja a postagem oficial no Instagram.
As informações são do INSS/Agencia
do Radio.
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