(Foto: Ministério
das Mulheres/Divulgação)
A
Central de Atendimento à Mulher ou Ligue 180 recebeu, ao longo de 2023, um
total de 568,6 mil ligações, uma média de 1.558 chamadas diárias. De acordo com
o Ministério das Mulheres, a maior procura ocorreu na Região Sudeste, com 288
mil ligações, seguida pelo Nordeste, com quase 137 mil. O Norte e Centro-Oeste
totalizaram pouco mais de 40 mil chamadas, e a Região Sul, 57 mil.
Ainda
segundo a pasta, o volume de denúncias de violências contra mulheres em 2023
foi 23% maior que as informadas no ano anterior, passando de 87,7 mil para
114,6 mil. Já as violações de direitos das mulheres informadas ao Ligue 180
passaram de 442,4 mil em 2022 para 596,6 mil em 2023, alta de 25,8%, sendo que
uma denúncia pode conter mais de um tipo de violação.
A
maioria das denúncias de violação recebidas (91,52%) refere-se a ameaças à
integridade psíquica, física, negligência ou patrimonial, totalizando 546.061
violações. O impedimento de mulheres usufruírem de sua liberdade – individual,
sexual, de crença, laboral ou de expressão – ficou em segundo lugar, com 5,63%
das denúncias (33.616).
WhatsApp
Em
nota, o ministério avaliou que o ano de 2023 foi marcado pela reestruturação e
maior divulgação do Ligue 180 em campanhas de utilidade pública. Outro destaque
é que, a partir do mês de abril, o serviço também passou a ter um canal de
atendimento exclusivo no WhatsApp. Até dezembro, a opção recebeu 6.689
mensagens com pedidos de informações ou apresentação de denúncias.
2024
O
balanço da pasta mostra ainda que, em janeiro deste ano, a Central de
Atendimento à Mulher recebeu 48.560 ligações telefônicas, sendo 810 via
WhatsApp, totalizando 10.852 denúncias.
Painel
Lançado
este mês, o Painel Ligue 180 é uma ferramenta interativa que
facilita o acesso da população e de gestores e gestoras às informações sobre a
Rede de Atendimento às Mulheres. Nele, é possível encontrar mais de 2,5 mil
pontos de atenção às mulheres espalhados por todo o país, incluindo delegacias
especializadas e núcleos ou postos de atendimento à mulher em delegacias
gerais.
O
painel também lista núcleos da mulher nas defensorias públicas; promotorias
especializadas e núcleos de gênero nos ministérios públicos; juizados e varas
especializadas em violência doméstica e familiar contra a mulher; centros de
referência e de atendimento à mulher; casas abrigo, casas de acolhimento
provisório e casas de passagem; serviços de saúde a pessoas em situação de
violência sexual; unidades da Casa da Mulher Brasileira; e patrulhas Maria da Penha.
Serviço
O
Ligue 180 é um serviço público e gratuito que orienta sobre os direitos das
mulheres e sobre os serviços da Rede de Atendimento à Mulher em situação de
violência em todo o Brasil, além de analisar e encaminhar denúncias para os
órgãos competentes. Funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e
feriados, e está disponível também no WhatsApp pelo número (61) 9610-0180.
Agencia
Brasil
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