terça-feira, 30 de janeiro de 2024

RIO MARIA ENTRA EM SITUAÇÃO DE CALAMIDADE DEVIDO A CHUVAS E ENCHENTE; 240 PESSOAS ESTÃO DESABRIGADAS E VOLTA ÀS AULAS É ADIADA

 

(Foto: Prefeitura de Rio Maria)

A Prefeitura de Rio Maria já vinha monitorando as fortes chuvas desde o final de semana e que culminaram com as enchentes que forçaram várias famílias a deixarem as casas. Uma resposta do Município foi rapidamente executada e tenta mitigar os impactos. Equipes do Governo do Pará devem chegar nesta terça-feira, 30 de janeiro, para ampliar a rede de assistência.

 (Foto: Prefeitura de Rio Maria)

As fortes chuvas que atingem a região sul do Pará desde o final de semana levaram a cidade de Rio Maria a sofrer com uma grave enchente e que colocou o município em situação de calamidade (decreto nº 1.669/2024). Nesta segunda-feira (29), várias pessoas se viram obrigadas a sair de casa — cerca de 240, num levantamento inicial — e algumas estão se abrigando no barracão comunitário Divino Pai Eterno, no setor Remor. Toda a estrutura da prefeitura foi mobilizada para mitigar os impactos e atender à população.

Nas redes sociais, a prefeita Márcia Ferreira comunicou que a Prefeitura de Rio Maria segue acompanhando a enchente e monitorando as chuvas, além de dar assistências às famílias atingidas, tanto as que puderam permanecer em casa quanto as que ficaram desabrigadas. Ela também garantiu que o governador Helder Barbalho já está ciente da situação e garantiu que equipes do Governo do Pará chegam na manhã desta terça-feira (30) à cidade.

A Defesa Civil do Município de Rio Maria está em campo para identificar todas as famílias atingidas e as demandas específicas de cada uma. Um balanço final de quantas pessoas estão desabrigadas ainda não foi divulgado. Devido à situação dramática, a volta às aulas na cidade foi adiada para o dia 8 de fevereiro, tempo para seguir acompanhando as condições climáticas e reparar os estragos provocados pelas chuvas e pela enchente.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.