Nesta sexta-feira, 17, aconteceu na Escola José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira, a Conferência Municipal de Educação Extraordinária (COMEM), em formato simplificado, para apreciação, deliberação das propostas e inclusões discutidas e aprovadas durante a V Conferência Municipal de Educação, realizada em 2021.
A
COMEM tem como temática central “Plano Nacional de Educação (2024/34) – As
contribuições de Marabá para construção da política de estado visando a
garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento
socioambiental sustentável”.
A
conferência, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e
Conselho Municipal de Educação (CME), seguiu a deliberação do Fórum Nacional de
Educação (FNE) para que os municípios que já realizaram suas conferências
pudessem realizá-las novamente em caráter extraordinário, tendo como um dos
objetivos que os delegados confiram e validem as metas aprovadas na última
Conferência e no Plano Municipal de Educação – PNE 2024/2034.
“O
objetivo dessa conferência extraordinária é validar as metas já definidas em
2021 e oportunizar também novas inserções, pensando qual é a contribuição de
Marabá para a educação brasileira nos próximos dez anos. São sete eixos, que
pensam, de um modo geral, em valorização do magistério, gestão de pessoas,
qualidade da educação, acessibilidade, financiamento da educação. Em teses,
esses eixos olham para todas essas expectativas que objetivam, de alguma forma,
legitimar a qualidade da educação pública”, explica Fábio
Rogério, Diretor de Ensino da Semed.
A
conferência também busca escolher os 20 delegados para a Conferência Estadual
de Educação. Segundo Sayonara Vieira, que faz parte da comissão organizadora, a
conferência já determinou propostas que seguirão para as próximas etapas.
“Nós
contamos com uma das propostas principais, que é a questão da violência nas
escolas. Porque os planos, até então, não propõem isso. E agora a gente conta
com essa proposição. Outras relacionadas ao meio ambiente. A conferência é
importante porque o município precisa ouvir a base, a razão de tudo, que é o
aluno, os pais, o professor, o diretor, quem está na base de todo esse
processo. É muito importante, o ponto máximo da educação”, ressalta.
As
propostas seguem para as etapas estadual e nacional da Conferência de
Educação.
(Prefeitura
de Marabá/Portal Debate/Berokanfm)
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