quarta-feira, 1 de novembro de 2023

CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA SERÁ ESTENDIDA ATÉ DEZEMBRO NO PARÁ

(Fotos: Divulgação. Ag. Pará)

Mesmo com o fim do mês, a campanha do "Outubro Rosa" da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) continuará até o dia 15 de dezembro. Trata-se de uma mobilização para o com compartilhamento de informações sobre o câncer de mama e os serviços de diagnóstico a fim de reduzir a mortalidade no Pará.

O lema da campanha 2023 é "Vem te Cuidar!" e até o final do ano, haverá serviços especiais para o combate à doença. A campanha também aproveitará para estimular o diagnóstico também de câncer de colo de útero, que é muito incidente e com alta mortalidade na região Norte.

A estratégia montada pela Sespa é de mobilizar 20 unidades de saúde da rede estadual espalhadas por todo o Pará para aumentar a capacidade da realização de exames de diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero durante os meses de outubro, novembro e dezembro.

As unidades que estão mobilizadas na ação do "Outubro Rosa" são: Hospital Regional Público do Marajó, em Breves; Hospital Regional Público Abelardo Santos, Policlínica Marco, Santa Casa de Misericórdia, Unidade de Referência Materno Infantil (Uremia) em Belém; Hospital da Divina Providência, em Marituba; Hospital Regional do Baixo Tocantins, em Abaetetuba; Hospital Materno Infantil de Barcarena; Hospital e Maternidade Santo Antônio, em Santo Antônio do Tauá; Hospital Regional Público de Castanhal; Hospital Regional Público de Paragominas; Hospital Regional Público do Caetés, em Capanema; Hospital Nove de Abril na Providência de Deus, em Juruti; Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém; Hospital Regional Público do Tapajós, em Itaituba; Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira; Hospital Regional Público de Conceição do Araguaia; Hospital Regional Público do Araguaia, em Redenção; Hospital Regional e a Policlínica de Tucuruí.

A Sespa também realizará e incentivará os municípios a fazer busca ativa em programações como as do Terpaz. Serão convidadas a realizar exames preventivos principalmente mulheres entre 50 a 69 anos, faixa de idade de maior incidência de câncer de mama.

"A Secretaria trabalha com a meta da realização, nestes três meses, de 3 mil consultas com mastologistas, 3 mil consultas com ginecologistas, 15 mil mamografias, 10 mil ultrassonografias mamárias e ginecológicas, mil biópsias de mama, 400 cirurgias de mama, 115 reconstruções mamárias pós-mastectomia mil colposcopias e biópsias de colo de útero e mil cirurgias ginecológicas", disse Patrícia Martins, Coordenadora de Oncologia da Sespa.

Agencia Pará/Berokanfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.