segunda-feira, 13 de março de 2023

MULHERES NEGRAS E QUILOMBOLAS SÃO DESTAQUE EM PROGRAMAÇÃO NA USIPAZ TERRA FIRME

 
(Foto: Divulgação)

A UsiPaz Terra Firme, em Belém, realizou no último domingo (12) mais uma atividade da "Usina das Manas", programação organizada pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC) para celebrar o mês da mulher. Dessa vez, as mulheres negras e quilombolas foram o destaque.

O evento contou com serviços de saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), com consultas ginecológicas, realização de exame preventivo do câncer de colo uterino, conhecido também como Papanicolau, encaminhamento para regulação estadual, palestras sobre saúde reprodutiva e bucal, com distribuição de kits de higiene, exames de testagem rápida, avaliação nutricional e vacinação contra o HPV e o Covid-19.

Além disso, houve colaboração de outras secretarias como a de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e a Polícia Civil, que realizaram emissões de documentos como RG, Certidão de Nascimento, além de emissão de Passe Livre de transporte, entre outros serviços. Também houve aliança com coletivos e movimentos de mulheres negras e quilombolas da região, que promoveram feira, oficinas, roda de conversa e muita dança.

O Movimento Afrodescendente do Pará (Mocambo) garantiu participação com a Feira Econômica Solidária que qualifica, produz, comercializa e ensina mulheres negras, em vulnerabilidade física e econômica, que sofreram violência doméstica e desempregadas, a empreender. "Ensinamos muito mais do que só gerar renda: passamos a visão do feminismo, do combate ao racismo, do empoderamento e 'apoderamento' das mulheres e incentivamos práticas saudáveis alimentares e a reciclagem", explicou Igina Mota Sales, que é assessora e uma das organizadoras do Mocambo.

Aline Seabra/Nucom Seac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.