quinta-feira, 18 de agosto de 2022

OPERAÇÃO DA PF MIRA TRÊS ESCOLAS DE FORMAÇÃO DE VIGILANTES EM MARABÁ

(Foto: Reprodução/Ilustração)

Nesta quinta-feira (18), a Polícia Federal deflagrou a “Operação Formação Legal” para fiscalização de 15 empresas que oferecem curso de formação para vigilantes no Pará. São 18 policiais verificando a regularidade dos cursos nas cidades de BelémCastanhalSantarémMarabáParauapebas e Altamira.

De acordo com a PF, a ação  tem como objetivo melhorar a qualidade da formação dos vigilantes, para evitar desvios de conduta e fortalecer a segurança privada. Segundo a PF, até o momento, as empresas não estão sendo investigadas.

Em Marabá, sudeste do Pará, três escolas de formação são alvos da PF. Segundo os policiais, durante a operação os agentes verificam a regularidade da grade curricular; carga horária; controle de frequência; quantidade máxima de alunos permitida em sala; regularidade dos instrutores; regularidade na aplicação de provas; observância da quantidade mínima de tiros prevista para cada curso; e outras obrigações previstas em lei.

No caso de ser encontrada alguma irregularidade administrativa, a empresa autuada poderá sofrer penalidade de advertência, multa e até o cancelamento de sua autorização de funcionamento.

“A operação é fundamental para certificar que os cursos de formação de vigilantes atuam em conformidade com a lei e normativos. O profissional vigilante compõe importante parte da segurança privada”, explica André Federico, chefe da Delegacia de Controle de Segurança Privada da Polícia Federal no Pará.

A operação é de âmbito nacional e coordenada pela Divisão de Controle e Fiscalização de Segurança Privada da PF e executada pelas Delegacias de Controle de Segurança Privada nas unidades descentralizadas da Corporação em todo o país.

São visitadas 256 escolas de vigilantes nacionalmente, com participação de 320 policiais federais. 

(Com informações do G1/Portal Debate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.