A Radio Comunitaria Berokan Fm, em cumprimento aos seus objetivos de fomentar, promover, valorizar e divulgar as expressões culturais, sejam elas através da musica, artes cênicas, artes plásticas, danças, etc. tem atualmente a ACARM, como uma de sua principal parceira. Neste sentido, disponibiliza espaço na programação diária momentos tanto no que diz respeito a veiculação de Mídia quanto para entrevistas, debates, e espaços para apresentações das diversas expressões culturais promovida especialmente aos membros da ACARM.
GRUPO DE DANÇA DE CARIMBÓ - ACARM |
GRUPO DE DANÇA-CARIMBÓ-ACARM |
ACARM –Associação de Arte Cultura Meio Ambiente de Rio Maria
Associação de Arte Cultura Meio Ambiente de Rio Maria - ACARM instituição sem fins lucrativos nasceu a seis anos das mãos de grupos culturais e produtores culturais de Rio Maria com objetivo de promover as várias representações de arte e cultura no nosso município.
Vencedora do edital estadual de Culturas Populares Edição Mestre Verequete com o Projeto Canto do Rio a ACARM, oferta gratuitamente aulas de danças regionais (carimbó, lundú e siriá), capoeira, maculelê e aulas de violao, para cerca de 180 alunos, possui 04 coordenadores e 04 instrutores voluntários incentivando, preservando e valorizando a arte e a cultura da população afro-descendente e cabocla presente em nosso município, minimizando a ausência de ações culturais no processo de resgate e inclusão da população em situação vulnerável e favorecendo o acesso a arte e a cultura. Além do reconhecimento da sociedade local através de parceria com o setor privado e outras instituições da sociedade civil organizada como a Rádio Berokan FM, (nossa principal parceira) busca também a sensibilizaçao do poder público para apoiar iniciativas como a do Projeto Canto do Rio. Assim a ACARM se torna um dos principais agentes na construção do patrimônio artístico e cultural de Rio Maria.
A sede da ACARM se tornou no lugar onde todas culturas se encontram, seja para compor, conversar, cantar, dançar, tocar, representar ou simplesmente contemplar a convivência harmônica da diversidade étnica e cultural presente no cotidiano do Projeto.
COM INFORMAÇÕES DE PATRICIA LAYON, MEMBRO DA ACARM E GILMA CAVALCANTE, PROFESSORA EM GEOGRAFIA UFPA
JOTA NETO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.