QUINZE ANOS DO MASSACRE DE ELDORADO DECARAJÁS.
ATO PUBLICO CONTRA A IMPUNIDADE RELEMBRA OS DEZENOVE MORTOS NA LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA.
A Radio Berokan Fm de Rio Maria foi representada pelo Radialista Comunitario Jaime Henrique no Ato em memória ao massacre de Eldorado de Carajás na vila 17 de abril, Município de Eldorado de Carajás, Sul do Pará. Jaime Henrique esteve na vila nos dias 16 e17 de abril
Fazendo a cobertura da 15º edição do evento que relembra o ato de memória do massacre de eldorado dos Carajás, onde entrevistou varias pessoas, entre autoridades, militantes e manifestantes, tendo a oportunidade de ver de perto parte dos acontecimentos que ainda vive na memória de muitas pessoas, principalmente dos sobreviventes da tragédia que envolveu centenas de famílias e que percorreu o mundo através da imprensa.
Hoje, os dezenove troncos de castanheiras que ali foram plantados, não só serve para relembrar as vítimas da luta pela reforma agrária, mas também, para estar presente indicando que assim, como os dezenove trabalhadores a floresta amazônica também pede socorro.
O evento aconteceu na vila 17 de abril, localizada a 13 km da cede do município de Eldorado. Mais de duzentos representantes de assentamentos de várias regiões ficaram alojados na única escola da vila, entre eles, crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, que deixam suas casas dedicam uma semana exclusivamente para dedicar ao evento.
Salas de aulas e corredores, inclusive, os pátios foi utilizado como quartos para acomodação das famílias. A quadra da Escola se transformou em palco, onde foram realizadas oficinas de teatro, apresentações de musicas, lançamento de livros e socializações de grupos. No sábado dia 16, os manifestantes participaram de uma grande cavalgada pelas principais Ruas da vila.
No palco central, autoridades locais discursaram e cantores de nível nacional e regional se apresentaram entre eles o cantor Zé Geraldo que se apresentou na sexta feira dia 15. Já no domingo dia 17 de abril todos se dirigiram a curva do S onde autoridades municipais, estaduais e nacionais usaram da palavra para relembram o massacre.
O evento com ainda a presença do João Pedro Estédilin diretor geral do MST, Senhora Rosemeire Bezerra, representando a CPT (Comissão Pastoral da Terra), deputada estadual Bernadete Teca Ten, ex senadora do PSOL Marinor Brito, Valmir assunção, deputado federal Bahia e do Edison Luiz Brunet superintendente do INCRA.
A ex Senadora Marinor, em seu discurso, falou do seu pouco tempo do seu mandato como senadora Estadual, agradeceu os votos recebidos, e falou da “ficha Limpa”.
Os manifestantes saíram da curva do S seguindo até a vila 17 de abril onde o evento foi encerrado com uma partida de futebol entre a seleção do MST contra a equipe do Águia de Marabá-PA.
17 de Abril de 2011.
Informações Jaime Henrique;
Vila 17 de Abril, Eldorado dos Carajás;
Redação: Jota NETO
Radio Berokan Fm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.