sábado, 13 de junho de 2009

PRÉ-CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

RIO MARIA REALIZA PRÉ-CONFERENCIA DE SAÚDE

Rio Maria, Região do Pará, Município com aproximadamente 19.000 habitantes, a maioria residente na zona urbana, comemorou neste ano, 13 de maio de 2009, 27 anos de Emancipação político administrativo e sétimo período legislativo. Segundo o secretario Municipal, a prefeitura se prepara para realizar a quinta Conferencia Municipal de saúde, com esse objetivo, foi realizado dia 11 de junho, feriado de Corpos Christ, na Câmara a pré-conferencia na participaram representantes das associações de moradores dos respectivos bairros, exceto da associação do bairro setor remor. Participaram ainda, representantes de sindicatos e de associação de chacareiros e de colonos, alem de representante de Igrejas Evangélica, com exceção da Igreja Católica.
A Mesa foi composta com as seguintes personalidades: Representante do Sintepp, Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Educação, Representante do Conselho Municipal de Saúde.

Vale Lembrar que há mais de cinco anos não se realiza no Município eleição para o Conselho de Saúde, além disso, se verifica um atraso muito significativo especialmente no que se refere á esse tema, mesmo olhando superficialmente o desenvolvimento dos Municípios vizinhos, é fácil constatar o atraso em que o Município mergulhou nos últimos dez anos. Sem fazer alarde, nota-se que o Município de Sapucaia comemorou recentemente 13 anos de emancipação política, paralelamente a isso, realizou a sétima Conferencia Municipal de Saúde, Rio Maria tendo 14 anos a mais de existência político administrativo, tenta realizar agora a 5 conferencia. Contudo, já significa um avanço no sentido de melhorar alguma coisa, especialmente no sentido de abrir um pequeno espaço para a participação popular na definição de metas para a política de Saúde Publica Municipal.

Dois pontos, interessante, contudo no mínimo intrigante e certa dose de duvida. Analisando a fala do secretario de Municipal de Saúde, durante a primeira parte da Pré-conferencia, quando ele se refere ás obras que deve ser realizadas objetivando melhorias no sistema de Saúde publica, bem como, no que diz respeito ao atendimento aos usuários do SUS em Rio Maria, disse ele:
“... “Nós agora não precisamos mais sair de Rio Maria para buscar assistência médica, buscar tratamento fora de Rio Maria” e...” as obras que vamos fazer em Rio Maria... Se o governo federal ajudar, nós vamos fazer... Se o governo do Estado ajudar, nós vamos fazer se nem o governo do Estado e nem o governo federal ajudar... “Nós vamos fazer assim mesmo...”.
Foi, claro, aplaudido. Entretanto fica uma pergunta: Se referiu a realização das obras, inclusive sem a contribuição dos governos do Estado e Governo federal, mas não mencionou de onde virão os recursos financeiros (dinheiro) para bancar os investimentos. Quanto á questão da Assistência médica fora do Município, até que seria bom, porém dificilmente isso será conseguido, porque o campo da medicina é muito vasto. Uma vez que esta é uma das ciências que requer atualização constante.

Ademais é uma área em que exigem um numero cada vez maior especialidade e qualificação, a qual não consegue sua totalidade nem mesmo nos grandes centros.

Além disso, tornar o Município de Rio Maria, auto-suficiente, principalmente no que se refere ao atendimento médico é no mínimo utópico demais para uma cidade que ainda não dispõe de hospital com infra-estrutura adequada, de profissionais em numero suficiente, o que pode ser constados pelas longas filas tato no Hospital Municipal quanto nos postos de saúde sobre a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, evidenciando assim, que o Município não dispõe de profissional em numero suficiente para atender a questão da saúde básica de uma demanda cada vez mais crescente, quanto mais das especificidades que para cada patologia exige. Dentro deste contexto e, querendo ter saúde, só resta uma alternativa ao usuário buscar em outra cidade a solução dos seus problemas no que se refere à saúde sem sombra de dúvida.

2 comentários:

  1. OI CLAUDEANE@gmail.com SANTOS TUDO BEM?
    MEU NOME É EZEQUIEL, NÃO SEI SE VC AINDA LEMBRA DE MIN. MAS FICO FELIZ EM SABER QUE A RÁDIO BEROKAN FM 104,09 É UM PROJETO QUE DEU E ESTÁ DANDO CERTO MESMO COM TODAS AS DIFICUDADES QUE FOI NO COMEÇO.

    UM ABRAÇO E QUE DEUS ABEÇÕE A TODOS.


    ezequieldias

    ResponderExcluir
  2. OI CLAUDEANE SANTOS TUDO BEM?
    MEU NOME É EZEQUIEL, NÃO SEI SE VC AINDA LEMBRA DE MIN. MAS FICO FELIZ EM SABER QUE A RÁDIO BEROKAN FM 104,09 É UM PROJETO QUE DEU E ESTÁ DANDO CERTO MESMO COM TODAS AS DIFICUDADES QUE FOI NO COMEÇO.

    UM ABRAÇO E QUE DEUS ABEÇÕE A TODOS.


    Ezequiel Dias

    ResponderExcluir

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.