RADIO BEROKAN FM, TRANSMITE DESFILE DE 7 DE SETEMBRO-RIO MARIA-PA
Levando se em consideração o que diz a historia do Brasil, há 187 anos no dia 7 de setembro de 1882,portanto 322 anos depois da sua descoberta o Brasil se tornaria independente do dominio de Portugal. Fato que realizado pelo então regente D. Pedro I, filho do rei de Portugal. O brado de independencia aconteceu próximo ao riacho Ipiranga, onde atualmente fica a cidade de São Paulo. Mas será que foi apenas o grito do Imperador que tornou o Brasil um País livre? Para algumas pessoas isso basta, porém, é preciso que se busque mais profundamente a causa desse ato politico, visto que se tratava na verdade do resultado da luta pelas transformações politicas, economicas e sociais, nas quais estiveram envolvidos vários persosnagens da verdadeira historia brasileira.
Na década de 80 durante os desfiles era apresentada a sociedade um desfile com a participação das escolas, cada uma com a sua fanfarra. Havia sempre a apresentação de um pelotão representnado o exercito, além de caminhões madereiros carregados de toras de mógno eoutras madeiras de lei. Todos eram exibidos como troféus.
Diferentemente do que era no passado, o desfile que aconteceu neste sete de setembro de 2009, trazia mensagens de protesto em relação a preservação do meioambiente e o resgate da cultura brasileira. Em relação aos temas, a Escola Adventista apresentou \ Independencia do Brasil. As forças armadas, que foi represnetado pelos alunos da Escola Antonio Veríssimo. A Escola de Educação Infantil Dagmar de Paiva, trouxe para o desfile a cultura Índigena. As profissões, que foram apresentadas pelas crianças da Escola Maria Madalena. A Escola Gente Inteligente, da Profesora Madalena, trouxe para a avenida brincadeiras como coisa séria, apresentando um grupo de crianças com seus brinquedos. A Escola Sarha Kally, vei com o tema: Rio Maria e os Segmentos de Desenvolvimentos. “Nosso Sonho Estado de Carajás”. O tema Diversidade Cultural Brasileira, foi apresentado pela Escola Lucia Helena, que também apresentou uma fanfarra onde os instrumentos eram garrafas PET. A Escola Frei Gil, apresentou a temática “ Drogas e Violencia x Medidas de Combate”. A Escola Aniceto, apresentou o tema PAZ. As Escolas Marizete e Educandario apresentaram como tema o problema do desmatamento. A Escola Educandario apresentou uma coreografia da Música Amazonia Insônia do Mundo, tantas vez interpretada pelo Rei Roberto Carlos. Já a Escola Marizete, fez distribuição de mudas de plantas, representando a necessidade de se reflorestar o nosso planeta. Por fim, a Escola José Priante, ficou com o tema:Diversidade Cultural na Região Norte e no Pará, destacnado-se a apresentação do Boi Caprichoso e Boi Garantido. O desfile contou também a participação da Escola Bom Sossego, da Comunidade rural Vila Betel, e apresentou a influencia das Tecnologias na Zona Rural.
Na abertura do ato cívico foi composto um palaque com as principais autoridades politicas, civis, militares e religiosas, secretarios Muncipais e lideranças do Movimento Popular. Fizeram uso da palavra: Pastor Elton da Casa da Bênção, Wanderley Milhomem secretario Municipal de Educação, Professora Luzia Canuto dirigente do SINTEPP, Walter JosédaSilva Prefeito de Rio Maria.
O desfile deste ano contou com a participação da fanfarra do grupo de Desbravadores da Igreja Adventista de Rio Maria, que na ocasião conduziou um pelotão formado por estudantes de todas as Escolas do Municipio. As apresentações foram feita por um locutor oficial contratado pela Prefeitura e transmitido através da ondas da Radio Comunitaria berokan Fm, 104,9 de Rio Maria com a participações dos Comunicadores Claudeane Santos, José Augusto, Jota Neto nos estudios sobre a coordenação diretor da Emissora Professor Manoel Alves Sampaio.
09/09/09
Manoel Sampaio.
Jota Neto.
sábado, 12 de setembro de 2009
SETE DE SETEMBRO
Execução de Serviços de Radiodifusão Comuintária. Desenvolver o espirito comunitário, promovendo a integração da Comunidade, estimulando a Cultura, o lazer e o convívio social.
A
Promover a cultura nacional, regional e local e estimular a produção que objetive suas divulgações.
Prestar serviços de utilidade pública.
Estimular o aperfeiçoamento profissional de pessoas na área de jornalismo e radialismo e outras que visem o crescimento e dsenvolvimento de comunicação radiofônica.
Incentivar, com atuação imediata e constannte a luta pela democratização dos meios de comunicação, atraves de meios prorpios ou alternativ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.