A RÁDIO


(FOTO DOS INTEGRANTES DA ACCRM)

Ás 14h00min  do dia 30 de abril de 1999, foi levado ao ar o primeiro sinal de rádio FM Comunitária  em Rio Maria, como fase experimental, na frequência 99,7 Mhz com o nome de Berokan FM, nome indígena já definido pela Assembleia de fundação, em homenagem aos índios Carajás que significa Grande Rio”.

A Emissora permaneceu no ar por 06 anos aguardando deferimento do pedido de Outorga que ora encontrava-se  em tramitação no Ministério das Comunicações em Brasília-DF, passando a funcionar definitivamente a partir do dia 06 de Outubro de 2005 quando a entidade finalmente recebeu a Outorga com a licença para o uso do CANAL 285, com o prefixo ZYL 793, frequência Modulada em 104,9 Mhz,tornando assim, a primeira emissora legalizada a funcionar no Município de Rio Maria.

A Rádio Comunitária Berokan FM,104'9,é uma emissora afiliada a ABRAÇO(Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária) e
 AMARC(Associação Mundial de Rádio Comunitária da América do Sul  e Caribe).

São duas décadas veiculando uma programação diversificada,como:Incentivo a democratização da comunicação social e contribuição para a valorização da cultura,esporte e desenvolvimento socieconômico do Município.

Utilizando equipamentos de ponta, o que permite Atingir Atualmente diretamente uma média de 60% dos lares Rio marienses e em terceiro lugar entre via internet entre as emissoras da região Sul do Pará. 


 

RÁDIO COMPLETA 100 ANOS DA PRIMEIRA TRANSMISSÃO NO BRASIL

O serviço de radiodifusão comunitária foi criado pela Lei 9612, em 1998, regularizando e regulamentando as rádios comunitárias no Brasil.

Mas muito antes da década de 1990, o Brasil já contava com diversas rádios que atuavam como veículo de mobilização e debate, mesmo que na ilegalidade. 

Exemplo é a Rádio Favela, em Belo Horizonte, que surgiu como espaço para divulgar a música e cultura negra, em 1981, e é considerada uma das primeiras rádio comunitárias com estrutura do país.

Nos dias de hoje, com as rádios comunitárias legalizadas e reguladas, essas emissoras já compõem mais de 51% do escopo da radiodifusão sonora brasileira.

A lei que regulamentou as rádios comunitárias foi uma grande conquista para a comunicação brasileira, mas também apresentou alguns novos problemas.

Outros desafios enfrentados pelas rádios comunitárias são as questões relacionadas à liberdade do debate e do discurso democrático em alguns veículos.

No entanto, as rádios comunitárias continuam a preencher um vazio comunicacional no Brasil, persistindo como importantes núcleos de informação, cultura, cidadania e coletividade no país.

Agencia Brasil


    

Um comentário:

  1. Bom dia.

    Sou assessor de comunicação da deputada estadual Bernadete ten Caten (PT), cujá área de atuação é o sul e suldeste do Pará. Estou realizando uma das rotinas periódicas

    para atualização e inclusão de novos contatos das rádios dessas regiões do estado. Esta coleta/atualização objetiva fazer chegar a população, informações a cerca do

    que está sendo feito em prol da comunidade, bem como ouvir as necessidades, sugetões e críticas das pessoas através da sua rádio.

    Se é de seu interesse participar desse esquema colaborativo de comunicação entre a deputada e a população, peço por gentileza que envie para o e-mail

    (bernadete13133@bol.com.br) algumas informações como telefone, e-mail, site, endereço, Redes Sociaias, frequeência, abrangência, nome, nome do(s) responsável(s) pela

    rádio ou quem posso estar trocando informações.

    Agradecemos desde já pela contribuição!

    ResponderExcluir

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.