sábado, 29 de agosto de 2009

ACIRM (Associação Comercial e Industrial de Rio Maria)

ACIRM REUNE COMERCIANTES PARA DISCUTIR COBRANÇA ANTECIPADA DE ICMS.

Representantes da Associação Comercial e Industrial de Rio Maria, reuniu seus associados e os principais Comeciantes para discurirem a cobrança antecipada do ICEMS, e as varias modalidades de tributação, em especial o SIMPLES.
A Reunião aconteceu no plenario da Camara Municipal das 07:00 ás 11:00 horas do dia 28 de Agosto de 2009. Participaram como Palestrante a Senhora Edna Morais de Araújo, professora licenciada em matemática, com larga experiencias na aréa contabil, de Altamira, Pará, convidada especialmente para a reunião. Durante sua palestra ela discorreu sobre a cobrança antecipada do ICMS(imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços). Na ocasião informou ainda, sobre as diversas modalidades de antecipação e aproveitou para alertar aos comerciantes e empresarios sobre os riscos da inadiplencia caso os mesmos descuidem da questão contábil de seus respectivos estabelicimentos, pois o Governo tem ferramentas adequadas que lhe permite ter conhecimentos de toda movimentação financeira do País, em especial dos mecanismos de arrecadação.
Participaram também, Maria Lucia, contadora e professora e a senhora Maria Regina, também contadora. Porfessora Edna discorreu sobre as várias modalidades de cobrança antecipada do ICEMS, bem como, a questão do SIMPLES, Edna repetiu que os comerciantes, empresarios e industriais deve ter cuidado redobrado com contabilidade das suas respectivas empresas, uma vez que o governo federal está muito bem preparado especialmente no que diz respeito a arrecadação. Informou ainda qu não importa se hoje ou no futuro o contribuinte vai acabar pagando. A Contatora disse ainda, que os coemrciantes para se manter no mercado precisa em primeiro lugar saber onde melhor adquiri seus produtos, pois os custo que são repassados ao consumidor é que vai direcionar os rumos do sucesso do seu empreendimento e a questão tributária incide diretamente no volume de preços de produtos e serviços.
Ademilto, tesoureiro da CIRM, comclamou os comerciantes a se orgnaizar cada vez mais, pois sómente através da união de todos, que os objetivos serãoalcançados. Maria Lucia e Maria Regina além de contribuir para dirimir algumas dúvidas, se colocaram a disposião para atender em seus respecitvos escritorios, tanto seus clientes quantos os comerciantes, sobre as informações referente a antecipação do ICEMS.
Já o Senhor Elton, disse que o momento é esse em que todos os comerciantes, industriais e empresarios deve unir forças, para inclusive aliar a ACIAPA para bscarem a melhor solução para o problema. Ele disse ainda que os Municipios Sulparaense precisam é de incentivos para desenvolverem, não de aumento de tributos. Em seu ponto de vista, os comerciantes devem procurar comprar os melhores produtos, mas produtos mais baratos especialmente com menos custo tributario, além disso, adquirir produtos produzidos noproprio Estado do Pará, pois desa maneira eles estarão contibuindo para a autosuficiencia do proprio estado. Continando ele diz da experiencias de outras unidade da federação onde as alíquotas de ICMS são bem menores porque são os Estados que mais produzem, cita como Exemplo a região Sul e Sudeste do Brasil. No final ele propos uma votação para decidir se aceitam ou não participarem de uma ação conjunta com as demais organizações representativa da categoria.
Resalta-se que Estado do Pará é a unidade da federação que detem uma das maiores aliquotas de ICMS, em torno de 17% na maioria dos produtos, exceto serviços de telefonia e distribuição de Energia Elétrica que gira na margem de 25% e 30%. Ainda assim, existem produtos que a tributação incidem mais de uma vez. Exemplo disso, é a energia Eletrica pois além da cobraça do ICMS, os consumidores pagam a taxa de inluminaçãopublica normalmete cobrada pelas prefeituras. Resalta ainda, que quem paga são os consumidores, especialmente os de menor poder aquisitivos.
j. Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.