sexta-feira, 14 de maio de 2021

PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM FAZEM MANIFESTO E CARREATA EM JUÍNA

 

12 de maio dia da enfermagem, foi marcado por manifestos e reinvindicações em todo o país. Muitos profissionais da área sendo técnicos de enfermagem e enfermeiros foram as ruas em manifestação pela aprovação da PL 2295/2000, de autoria do senador Lucio Alcântara (PSDB-CE), que prevê a limitação da carga horária de trabalho para 30h semanais.

Na cidade de Juína, no Mato Grosso, a manifestação aconteceu durante o final da tarde. Munidos de faixas e cartazes profissionais da categoria se reuniram em frente ao PSF do Bairro Módulo 06, e saíram em carreata pelas avenidas da cidade passando pelo centro, UPA 24 horas e finalizando a manifestação em frente a prefeitura municipal.

O Juína News acompanhou e deu cobertura ao vivo em todo o trajeto da manifestação e conversou com alguns profissionais como a técnica de enfermagem Alessandra Rodrigues Da Silva, que falou sobre as reinvindicações da classe que busca melhores condições de trabalho e um salário mais digno e justo, pois os profissionais da enfermagem cuidam de vidas, e recebem menos de um salário e meio mensal com uma carga horária de plantões exaustivos, sendo que os riscos são eminentes.

A enfermeira Elizete Cesário, disse que não tem sido fácil, pois um profissional da saúde tem que dobrar plantões de até 36 horas diretas para ter um salário um pouco mais razoável, porém devido a carga horária que eles enfrentam, a qualidade de vida fica comprometida.

Abenil Evangelista enfermeira do município, lembrou que o salário base do profissional de enfermagem está indefinido e sem reajuste há muito tempo. A profissional falou também sobre o adicional que foi concedido pelo chefe do executivo aos profissionais médicos da cidade nos últimos dias, e que são merecedores, porém, os demais profissionais precisam ser reconhecidos.

Ao perceberem a chegada do manifesto no pátio da prefeitura, o prefeito Paulo Augusto Veronese e a secretária de saúde Marcela Américo Ortolan foram até os enfermeiros e fizeram uso da palavra. O vereador Wilson Locatelli participou do ato da enfermagem.

O prefeito Paulo Veronese, informou que esteve reunido com representantes da enfermagem e durante a reunião foram colocadas em discussão todas as dificuldades da categoria, tanto na questão salarial, quanto nas condições de trabalho, onde o diálogo foi de grande importância para se chegar a um entendimento na questão salarial que no momento encontra-se limitada através de um lei federal que proíbe aumento de gastos com salários do funcionalismo público, e desde que assumiu a prefeitura disse ser sabedor da lei como também dos problemas existentes em relação a classe de enfermagem, e falou sobre o adicional que foi aprovado pela câmara municipal de Juína aos médicos do centro do Covid-19, que se estendeu somente a quatro profissionais, entretanto, o chefe do executivo frisou que a ação foi mal interpretada, pois diante da situação da pandemia no município e da necessidade da ampliação de leitos, houve de certa forma uma economia para o município que não precisou fazer novas contratações

Juína New

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.