terça-feira, 13 de outubro de 2009

FESTA DA PADROEIRA-2009

PAROQUIA DE RIO MARIA REALIZA FESTA DA PADROEIRA.
A paroquia Nossa Nossa Senhora Aparecida de Rio Maria realizou a sua trisgéssima terceira festa em homengem a padoreira do Municipio. As festividades iniciou dia 03 de outubro, com ás celebração da missa 19:30 horas. Um grupo de pessoas vestindo roupas típicas de vaqueiros e de peões de boadeiro fez a abertura, inclusive com toques de “berrante frente ao Santissimo”... numa verdadeira demonstração do pecuarismo presente no Municipio.
Dia 4, segundo dia da festa aconteceu o “cenáculo com Maria” organizado pela Oração Carismática.
Segundo informações de participantes, foram nove noites de devoções e muita festividade.
A cerimonia de encerramento, dia 12, feriado Nacional, começou com a “Alvorada Festiva”, as 05:00 horas da manhã. Dois veículos, sendo um carro Som e Um carro saveiro, o qual conduziu o vigario e dois auxiliares. Enquanto opadre pronunciava palavras de incentivos, convidando para a festa, um dos auxiliares soltavam rojões e o outro tocava um berrante (instrumento confeccionado com chifre de bovino, geralmente utilizado pelos peões de boaideiro). Os dois veículos percorreram as principais ruas da cidade despertando os moradores e convidando-os para a carreata. As 08:00 horas foi a vez da “Carreata Com Maria” . Nesta, um carro conduzindo a imagem de Nossa Senhora Aparecida sai a frente,pela ordem, seguem um grupo de cavaleiros, (cavalos, muares e bois), logo seguido por um grupo de motoqueiros, em seguida, uma fila de carros das melhores marcas e modelos, paralelo a isso tudo seguem em menor numros alguns bicicleterios, além de alguns poucos se aventuram a seguir a pé. Inclui-se no roteiro da “carreata” as paradas na porta das quatro capelas localizadas nos abirros vila Nova, Cascalheira, Liberdade e Setor Remor.
A carreata constitui-se piramidalmente quantitativamente de forma inversa, onde a base é formada pelos carros, aqui em maior numero, aproximadamente 120 veículos de varias marcas e modelos especialemtes os mais atuais; em segundo vem os motoqueiros, aproximadamente 30; em terceiro os cavaleiros, próximo de 15, por últimos os bicicleteiros em torno de 10, e por ultimos os pedestres variando entre 25 30 pessoas entre homens e mulheres, isso porque, quando a carreata estavaproximo ás capelas do bairro, aumentava-se, quando a carreata distaciava, diminuia o numero de pedestes.
Uma novidade na carreata deste ano ficou por conta do berranteiro. Seu som era ouvido espaçadamente e quase abafado pelo ronco dos motores dos posantes veículos, o que talvez tenha causado pouco entusiasmo nos participantes.
Assim, encerra-se mais uma festa em homenagem a padroeira de Rio Maria. Outro ano, será outro ano. O tempo nos dirá o que poderá ser realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.