quarta-feira, 19 de agosto de 2009

XINGU "CASA DE DEUS" CAPRU, RUMO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL















Foto: Autor Desconhecido:
UMA DAS AVENIDAS DA CIDADE DE SÃO FELIX DO XINGU-PA















Foto: J. Neto
RIO XINGU. TRAVESIA PARA A REGIÃO DA TERRA DO MEIO














Foto: Prof. Fernandes Martins.
IGREJA DE SÃO FELIX. CONSTRUÍDA EM 1938.

XINGU
“CASA DE DEUS”

CAPRU (Cooperativa Alternativa dos Pequenos Produtores Rurais e Urbanos de São Felix do Xingu)

XINGU
“CASA DE DEUS”
CAPRU
São Felix do Xingu, o nome vem do majestoso Rio que banha a cidade. O Município assentado na foz do Xingu com o rio Fresco região sul do Estado do Pará, rico em águas, fauna, flora e minério. Segundo informações dos moradores mais antigos, inclusive de alguns professores, o nome do rio tem duas origens: a primeira, indígena que significa Rio das Pedras Altas. A segunda vem da língua Japonesa, que quer dizer Casa de Deus, Xin-Gu, ou seja, Xin=Casa, Gu=Deus. Os Japoneses quando visitaram a região se encantaram com magnitude de riqueza e beleza, exclamaram xin-gu! Batizando assim a localidade com o nome que permanece até os dias atuais. Quem visita a região concorda que além das belezas naturais, é uma das mais ricas e promissoras regiões do sul do Pará.
A exuberante floresta deu lugar a cidade de São Felix do Xingu que avança a passos largos rumo ao progresso. A pequena vila que surgiu a partir de um acampamento de seringueiros tornou município décadas depois.
Em 29 de dezembro de 1961, durante o governo de Aurélio do Carmo, através da Lei nº. 2.460, foi criado o Município de São Félix do Xingu, com área desmembrada do Município de Altamira. Localiza-se a uma latitude 06º38'41" sul e a uma longitude 51º59'42" oeste, estando a uma altitude de 220 metros. Segundo informações da enciclopédia livre. Sua população estimada em 2004 era de 39 774 habitantes. Possui uma área de 84.212,426 km². E uma população de 67.208 habitantes. Estimativa do IBGE/2009 e um PIB per capita R$ 6.181,00 IBGE/2005. Com as Leis de nºs. 5.449 e 5.455, de 10 de maio de 1988, São Félix do Xingu teve seu território desmembrado para criar os Municípios de Ourilândia do Norte e Tucumã.
A atual base da economia do município é a pecuária de corte pois possui o maior rebanho do Brasil com mais de 1,7 milhões de cabeças. Jornal Folha de São Paulo, 13 de janeiro de 2008. Entretanto, a região iniciou suas atividades econômicas a partir da extração da Borracha, sobre a iniciativa do Coronel Tancredo que instalou uma base (acampamento) em uma das ilhas do rio Xingu, de onde partiam as levas de seringueiros mata adentro a procura do látex. A base foi de fundamental importância na ocasião, tanto no que diz respeito à logística quanto no que diz respeito à defesa, pois o homem branco não era bem visto pela nação indígena que lá vivia. De acordo com informações cedidas pelos antigos moradores da cidade, foi também o Coronel que trouxe a primeira Imagem do Santo (São Felix de gradaus, de Portugal) que segundo dizia a lenda, serviria para proteger o homem branco dos ataques indígenas.
Apesar de ser considerado o maior produtor de gado de corte é também um dos maiores produtores de cacau.
Os produtores contam atualmente com o incentivo da CAPRU (Cooperativa Alternativa dos pequenos Produtores Rural e Urbano). A CAPRU fundada na década de 90, conta atualmente com 200 cooperados, a maioria deles produtores de cacau. Dispõe de um quadro de funcionários qualificados, dentre gerente, balconista, atendente de caixa, carregadores, motoristas, operadores de máquinas pesadas, Agrônomos e contabilista.
Dentre os equipamentos a cooperativa de dispõe de tratores, caminhões e de veículos de pequeno porte, inclusive de navegação fluvial e planejamento logístico para atendendo os produtores e suas filiais nas agrovilas, além da matriz na sede do Município. Para atender a demanda dos cooperados ela vem buscando e mantendo pareceria com órgãos governamentais e não Governamental dentre eles, Cáritas Brasileira, EMATER, CEPLAC, SAGRI, STR, Comissão Pastoral da Terra e Manitese Italiana. A cooperativa uma das principais aliada, especialmente para os pequenos produtores, além de um importante instrumento tanto político quanto econômico, dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como de apoio pedagógico através do apoio via Casa Familiar Rural em convenio com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).
Sua área de atuação inclui apoio e assessoria aos trabalhadores, além de comercializar produtos inatura manufaturados, industrializados e grãos, por exemplo, arroz, milho e especialmente o cacau, sendo inclusive a principal negociadora do produto no Município. De acordo com as informações de um dos cooperados e membro do conselho fiscal, a CAPRU negociou na safra passada entre maio de 2008 a maio de 2009 exatamente um milhão e trezentas mil toneladas de cacau, tendo com principal destino as cidades de Salvador, Bahia e São Paulo, SP.
Jota Neto.
19/08/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.