quinta-feira, 25 de junho de 2009

ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA DE COMUNICAÇÃO - O QUE FAZEMOS


















Capitulo -I
O movimento Popular de Rio Maria, teve inicio a partir da organização dos Agricultores, trabalhadores (as) rurais e urbanos na ocasião em que a região ainda pertencia ao Município de Conceição do Araguaia, sobre a liderança do Ex Sindicalista João Canuto de Oliveira, fundador e primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Maria, bem como, fundador da Primeira Associação de Moradores e também da Primeira Comunidade Eclesial de Base, (Vila Nova). João Canuto, como ficou conhecido internacionalmente, foi assassinado depois de ter disputado a primeira Eleição para Prefeito do Recém criado Município de Rio Maria (13/05/82). A partir da morte de João Canuto, aumentou a necessidade da sociedade civil se organizar ainda mais, uma vez que aumentou também a busca por direitos individuais e coletivos, especialmente dos trabalhadores e com apoio da Diocese de Conceição do Araguaia outras associações e grupos foram surgindo, exemplo: Clube de Mães, Associação de Moradores do Bairro Liberdade, Associação de Moradores do Bairro Cascalheira, Associação de Moradores do Setor Remor, Associação Comitê Rio Maria, além disso, os moradores receberam apoio importante da Comissão Pastoral da Terra e de organizações nacional e Internacional dentre elas a Caritas – Italiana, MISEREOR - Alemã, CERIS (Centro de Estudos da Religião e Estatístico-RJ), CESE (Centro Ecumênico Social e Educacional-BA), FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional-RJ) e visitas de personalidades importantes como, por exemplo: Ezquivel, Premio Nobel da Paz. Eduardo Suplicy, Luiz Inácio Lula da Silva, Nicoloso, Ministro Conselheiro da França, entre outros. Fundamental também, foram as mobilizações, articulações e os apoios das organizações locais dentre elas, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR), Sindicato dos Trabalhadores na Educação Publica-Rio Maria (SINTEPP), Pastoral da Criança inclusive de conselhos Escolar.
As Associações trabalhavam nos respectivos bairros de acordo com a demanda especifica de cada uma, na maioria das vezes as mobilizações se tornavam difíceis, mesmo porque, cada bairro tinha sua especificidade. A partir deste contexto nasceu o Grupo Central do Movimento Popular de Rio Maria, (agosto/1997), no qual, as discussões passaram a ser coletivamente, permitindo assim, ampliar as estratégias de atuação. Com quanto, permitia se ter uma visão além das reivindicações das demandas já existente em cada bairro. O grupo Passou a visualizar caminhos de intervenção nas decisões política Municipal principalmente no que diz respeito à saúde publica, educação, segurança publica, e questões estruturais como, por exemplo: saneamento, sistema de iluminação, luta por moradia, dentre outras. Contudo, no que se refere à comunicação, o grupo percebeu que essa demanda seria conquistada levando as discussões além da esfera Municipal. Assim, utilizando do apoio já conquistado junto ás organizações reconhecida nacional e internacionalmente-mencionadas anteriormente-, dá o passo mais importante da historia do movimento popular deste então, criando a Associação de Comunitária de Comunicação e Cultura de Rio Maria (atualmente Associação Comunitária de Comunicação de Rio Maria), embrião máximo do primeiro e único sistema de Radiocomunicação, conquistando outorga para a implantação da atual Radio Comunitária Berokan Fm 104,9 de Rio Maria. Porém, essa vitória não chegou sem luta e sofrimento por parte dos envolvidos ao longo da sua historia no Município como poderá ser observado nos próximos capítulos.

Capitulo -II

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE COMUNICAÇÃO DE RIO MARIA

A Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Rio Maria foi fundada em 08 de junho de 1988, base legal Artigo 50, IX, Artigos 220, 2222 e 223. Um grupo de pessoas, homens e mulheres, representantes das entidades da sociedade civil organizada de Rio Maria incentivadas pela Equipe de Educação Popular do Projeto de Desenvolvimento Humano da Diocese de Conceição do Araguaia, e contribuição na ocasião Padre Ricardo Rezende Figueira, Coordenador da Comissão Pastoral da Terra, conhecedor da legislação brasileira. (Escritor e doutor em ciências políticas pela universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)) na ocaisão, vigário de Rio Maria.

A entidade nasceu com a assessoria da Equipe de Educação Popular do Projeto de Desenvolvimento Humano da Diocese da Santíssima Imaculada Conceição, com articulação e mobilização do Grupo Central do Movimento Popular de Rio Maria, (GCMP). Um ano depois a Entidade recebeu por força da legislação, o atual nome de Associação Comunitária de Comunicação de Rio Maria, tendo como objetivos de montar e manter uma emissora de radio FM, criando assim um espaço de democratização da comunicação social, prestar serviços públicos, ser porta voz do povo de Rio Maria e em seu entorno, especialmente das organizações que a compõe. Além disso, propondo ser uma oficina de aprendizado na área de radiocomunicação.

Ás 14:00 hs do dia 30 de abril de 1999, foi levado ao ar o primeiro sinal de rádio FM, como fase experimental, na freqüência 99,7 como o nome de Berokan FM. O nome de origem indígena foi definido pela Assembléia de fundação,em homenagem aos índios Carajás que significa “Grande Rio”. A emissora passou a funcionar definitivamente a partir do dia 06 de Outubro de 2005 quando a entidade recebeu a outorga com a licença para o uso do canal 285 e de funcionamento no prefixo ZYL 793, freqüência 104, 9. (Atualmente é afiliada a ABRAÇO-Associação das Rádios Comunitárias). Desde então, se tornou assim, a primeira e única emissora de radio em funcionamento no município, além de ser uma das emissoras comunitária mais antiga a ser autorizada pelo Ministério de Comunicação dentre as principais cidades da região Sul do Estado do Pará.

A entidade teve como primeiro Diretor Presidente o Senhor Evani Geraldo de Oliveira, (1988/2000) bancário e aficionado por rádio, o que o levou a criar uma apurada sensibilidade acústica e autodidata na área eletrônica. Sua contribuição foi de fundamental importância tanto no que se refere ás questões organizativa quanto no que diz respeito à qualidade na geração do áudio da Emissora.

O segundo Diretor presidente e sucessor de Evani foi o Senhor Antonio Cabral. (2000/2001). Foi também um dos piores momentos que passou a entidade. Ocasião em que à credibilidade da entidade foi posta em cheque. Neste período quase não havia respaldo da população, apenas os de menor poder aquisitivo continuaram acreditando no sonho de se ter uma rádio em Ro Maria.

Antonio Cabral não terminou seu mandato, fazendo com que as eleições fossem antecipadas, elegendo-se então o locutor de carro de som o senhor Ad-lair Candido Cirqueira, este além de permanecer na função até o final, conseguiu se reeleger para um segundo mandato, sendo assim, o terceiro e quarto diretor presidente da entidade(2001/2003)- (2003-2005), ano do recebimento da outorga da emissora garantindo o direito de funcionamento até o ano 2015. Foi neste período também que houve maior avanço, tanto pela conquista da licença quanto pelo respaldo da população em geral, desde os simples até o mais alto escalão da sociedade. Ad-Lair Candido transferiu o mandato para seu sucessor Manoel Alves Sampaio, professor licenciado em sociologia pela Universidade Federal do Pará, (UFPA) que assumiu a responsabilidade de continuar os trabalhos de modernização e a qualificação do quadro de locutores. Manoel Sampaio se reelegeu para um segundo mandato até maio de 2010. Atual diretoria conta com os seguintes diretorre:
Manoel Alves Sampaio - Diretor Presidente;
João Martins Neto – Segundo Diretor;
Francisca Oliveira da Silva – Secretaria.
Francisca Aparecida Silva Santos - Tesoure ira;
Aldenora Rabelo – Segunda TEsoureira;
Ad-Lair Candido Cirqueira – Diretor de Patrimônio;
Jamiro Rocha de Jesus - Segundo Diretor de Patrimônio.
Conselho Fiscal composto três Membros e o conselho Deliberativo Composto por 14 membros;


No último dia 30 de Abril, a Radio Comunitária Berokan Fm, completou dez anos de existência. Tempo que a entidade conta a partir do dia em que ela entrou no ar em fase experimental quando ainda, não dispunha de autorização de funcionamento, pois mesmo estando fora do ar por algum tempo, a entidade nunca deixou de existir, bem como, nunca abandou seus objetivos e sua linha de trabalho. Porém, o tempo real de funcionamento como emissora de rádio passou a ser considerado a partir da licença provisória emitida em 04 (quatro) de Janeiro de 2005, e com a outorga para funcionamento concedida pelo Ministério das Comunicações em 06 (seis) de outubro de 2005. Desde então, a emissora tem primado pela prestação de serviços junto e para a Comunidade Riomariense, e democraticamente oferecer espaço aos cidadãos e cidadãs que a ela recorre. Além disso, vem trabalhando como um laboratório na construção da cidadania e promovendo o desenvolvimento em vários aspectos, dentre eles na formação de novos comunicadores, alguns deles já atuando em emissoras de maior porte. A forma de trabalho fica mais evidente quando da confraternização de aniversário realizado dia 02 (dois) de maio de 2009, quando a emissora recebeu as congratulações dos cidadãos de Rio Maria, bem como, de autoridades como de parlamentares do Estado do Pará, além de colegas de outras emissoras co-irmãs, a oportunidade serviu também para dar alguns indicativos sobre o trabalho realizado e confirmar junto ao publico o alcance da contribuição.

Atualmente a emissora contam com uma programação diária das 05:00 ás 23:00 horas, e um quadro de locutores voluntários de 9 (nove) pessoas, a maioria jovens, inclusive mulheres. Considerando todos os componentes, perfazem um numero de 30 membros envolvidos.

A Berokan FM, 104,9 ao completar seus dez anos de existência coloca a disposição dos ouvintes seis programas fixos diários semanalmente, cinco programas transitórios, cinco programa intermediários, além dos programas especiais como exemplo “minuto saúde”, “momento do cidadão”, “freqüência solidária” e “Palavra viva”. E mais recentemente “Programa Radio no Bairro”, no qual a equipe se desloca uma vez por mês para transmitir via link o programa voltado a interação com a comunidade.
Os programas fixos São:
ALVORADA SERTANEJA DAS 05:00 ÁS 07:30 HORAS;
VIVA A VIDA-PASTORAL DA CRIANÇA DAS 08:00 ÁS 08:15 HORAS;
FREQUENCIA COMUNITARIA DAS 08:30 ÁS 11:25 HORAS;
BEROKAN ESPORTIVA DAS 11:30 ÁS 12:00 HORAS;
SHOW DA TARDE DAS 13:20 ÁS 15:50 HORAS;
TARDE SERTANEJA DAS 16:00 ÁS 17:50 HORAS;
PALAVRA VIVA-IGREJA CATOLICA- DAS 18:00 ÁS 19:00 HORAS;
Os Programas transitórios são:
PARADA DE SUCESSO
ESPAÇO NACIONAL
SÁBADO É SHOW
NOITE ESPECIAL
DOMINGO TOTAL
DOMINGÃO MUSICAL
Programa Radio no bairro.


Por: Jota Neto.
Locutor e Vice Diretor.Em maio de 2009.

Os Programas transitórios são:

PARADA DE SUCESSO-(DOMINGO)= DAS 06:00:00 ÁS 09:55:00HS.
ESPAÇO NACIONAL-(SÁBADO)=DAS 10:00:00 ÁS 11:55:00 HS.
SÁBADO É SHOW-(SABADO)=DAS 14:00:00 ÁS 15:55:00 HS.
NOITE ESPECIAL=DAS 20:00:00 ÁS 23:00:00 HS.
DOMINGO TOTAL-(DOMINGO)=DAS 14:00:00 ÁS 15:55:00 HS.
DOMINGÃO MUSICA-(DOMINGO)=DAS 10:00:00 ÁS 11:55:00 HS.

Programas Especiais;

MOMENTO CIDADÃO-(SEXTA-FEIRA)=INTERVALAR;
MINUTO SAÚDE-(TODOS OS DIAS)=INTERVALAR;
FREQUENCIA SOLIDARIA-(QUINTA-FEIRAS)=INTERVALAR;
UNICEFF-(TODOS OS DIAS=INTERVALAR.
ENTREVISTAS-(SEGUNDA Á SÁBADO)=INTERVALAR.

Por: Jota Neto.
Locutor e Vice Diretor.
Em maio de 2009.

BREROKAN ESPORTE CLUBE.
(Nome Provisório)

A associação Comunitária de Comunicação de Rio Maria, ao completar seus onze dez anos de existência e os dez anos da emissora (RADIO COMUNITARIA BEROKAN FM) deu mais um passo, em seu seque de atuação. Além de estar vigilante quanto à promoção e defesa dos direitos humanos, contribuir para valorizar e incentivar a cultura popular local, regional e nacional, com o esporte e o laser, contribuindo para democratização da comunicação em seus vários aspectos, agora a partir deste ano, como forma de valorizar ainda mais, os integrantes e contribuintes da emissora, inclusive com uma forma de também contribuir com a saúde e o melhoramento físico ficológico, especialmente dos que compõe o quadro de comunicadores, está criando a equipe de esporte, desta vez, não só no que diz respeito a divulgação, mas uma equipe de futebol, inicialmente de futebol social, porém com perspectivas de avançar também para outras modalidades.
Por ocasião da comemoração do seu décimo aniversário, no dia 02 de maio de2009, na quadra de esporte do parque de exposição agropecuário de Rio Maria, realizou-se a primeira partida com outra equipe de futebol local. Outra partida, desta vez, no campo de futebol social do Clube Andorinhas 19:30 horas no dia 06 de junho de 2009.
A Equipe está aberta a aceitar convites para disputa de futebol desde que seja da mesma categoria.
Interessados, contatar Lacerda, Coordenador da Equipe.


TARDE SERTANEJA:

Das 16:00 ás 17:50 horas, de Segunda a Sábado.

O programa “Tarde Sertanejo” que atualmente está na sua quarta fase, foi o segundo programa a entrar no ar já no inicio das transmissões da Radio Berokan Fm. O programa piloto, fase experimental, começou a ser transmitido das 16:00 ás 19:00, com intervalo de 15 minutos, de segunda a sábado, horas na voz de Joílson Costa. O Programa era dividido em duas partes. A primeira ia das 16:00 ás 18:00 horas e a segunda das 18:15 ás 19:00 horas.
Taca-se musicas sertanejas variadas, com atendimento dos ouvintes tanto via telefone quanto via cartas. Muitos ouvintes faziam questão de entregar as cartas diretamente ao locutor, alguns insistiam em visitar pessoalmente o estúdio da emissora, o que gerava constrangimento em determinado momento, uma vez que era freqüente e cada vez em maior numero.
Um dos objetivos da Emissora diz respeito à prestação de serviço de utilidade publica, assim, além de atender aos pedidos musicais, atendia os recados, divulgava notas e, uma quantidade cada vez maior de serviços voltados á comunidade.
Natanael Martins, intitulado Natanael Bringel foi o segundo locutor do “Tarde Sertaneja”, que assim como inicio foi feito em duas partes, porém, atendendo pedido da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o programa para a sua segunda fase indo agora das 16:00 ás 18:00 horas, também de segunda a sábado.
Apesar das mudanças na dinâmica própria de cada locutor, os objetivos e a pauta do programa continua, mas desta vez na voz do terceiro locutor Genilson Teixeira, que com seu jeitão bem humorado atraiu inúmeros fãs.
O “Tarde Sertaneja” continua atualmente na voz quarto locutor Ezequias Magrão, homem de voz grave, jeito simples, mas cativante que leva ao ar sempre um repertório variado, especialmente de musicas sertaneja atualizada bem ao estilo regional, sem contudo menosprezar a prestação de serviço de utilidade publica, objetivo principal da emissora.




FREQUENCIA COMUNITÁRIA
Das 08:30:00 ás 11:25:00 hs

Este também foi um dos programas que sempre fez parte da grade de Programa da Emissora. Ele foi pensado de forma a que pudesse atender as necessidades da comunidade no que diz respeito ás informações cotidiana, especialmente as donas de casa, as funcionarias do lar, uma vez que o mesmo é veiculado num período de tempo em que a maioria das funcionarias do lar, donas de casa, dentre elas, muitas ainda jovens que vivem tanto na zona urbana quanto rural.

A primeira fase, o Freqüência Comunitária ia ao ar de segunda a sexta, das 08:00 ás 11:00 horas, assim como foi pensado, continha uma variedades de conteúdos e um diversificado repertorio musical, sempre voltado á atender cada vez mais e melhor uma gama de ouvintes dos mais exigentes. Desde o inicio o programa matem dentro do seu quadro espaços reservados para veiculação das dicas sobre saúde, problemas sociais do dia a dia como, por exemplo, o incentivo para que as pessoas procurem os postos de saúde especialmente durantes as campanhas de vacinação. Informações sobre a estética, bem como, informações do imaginário como as interpretações dos sonhos ou da astronomia como o zodíaco. Além disso, este é dos programas mais procurados para as entrevistas, bate papo de estúdio, muitas vezes de assuntos considerado polemico. Entretanto o programa vem procurando manter os objetivos da emissora dando preferência na prestação de serviço publico, com isso atendendo um ouvinte das várias camadas sociais, talvez por isso, seja um dos programas que mais diversificou em termos de comunicadores. Claudeane Santos foi à primeira, seguida de Nilton Mota, Emanuel Fernandes, José Augusto, Marlete Alves, Wilian Santos. Marlete Alves Retorna e sai para o retorno de Claudeane Santos, atual apresentadora do programa. De forma que o “Freqüência Comunitária” tenha sido um laboratório descobrindo e apoiando novos talentos na de arte de comunicar.
Atualmente o programa além de seguir com a grade definida anteriormente, com exceção de pequenas modificações, conta com um apoio maior em termos de pesquisas e de formulação de conteúdo, dentre a disponibilidade do uso de computadores e de internet entre outros, indo ao ar de segunda a sexta-feira, das 08:35 ás 11:00 horas, levando aos ouvintes, musicas, dicas, informações e o nosso principal objetivo, prestação de serviços á comunidade, assim, como os demais programas da emissora é reservado um espaço de no mínimo quinze minutos diário destinado ás entrevistas, com preferência aos moradores local, dentre pessoas que se destacam no meio social e popular, contudo, sem distinção de ordem política, religiosa, de raça, sexo ou etnia.






PROGRAMA SHOW DA TARDE
Das 13:20:00 ás 15:50:00 hs

Show da Tarde é mais um dos programas Fixo da Emissora. Este, também faz parte da primeira Grade de Programa da Berokan Fm, enviado ao Ministério de Comunicação juntamente com a documentação de pedido de Outorga. È formatado como um programa de variedade, incluindo musicas de vários Gêneros, quadro de informações dirigido ao publico jovem, por isso, tem como objetivo o enfoque das questões referente ao comportamento jovem, dentre eles, sobre uso de preservativo, incentivo a prática de esporte, informações sobre o primeiro emprego, perigo do uso de entorpecente, perigo no transito, dentre outros. Além disso, reserva-se um espaço destinado as noticias especialmente sobre o esporte local. A interatividade com o público é através de enquetes com a participação dos ouvintes tanto ao vivo direto via telefone ou por carta ou por telefone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog da Rádio Berrokan FM 104, 9.