(Obra lançada durante o governo Temer está 95% pronta, mas não pode ser utilizada. Atualmente, a travessia é feita através de balsas.)
(Foto:
Denit/Divulgação)
Após
mais de dois anos de atraso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT) informou que a previsão para entrega da ponte sobre o rio
Araguaia, na divisa entre Tocantins e Pará, será para o segundo semestre de
2025. A obra da ponte é avaliada em R$ 204,2 milhões e está 95% pronta,
mas não pode ser utilizada porque os acessos à estrutura não foram
construídos.
A
ponte liga os municípios de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA). A
estrutura vai compor a BR-153, que é uma das principais vias para escoar a
produção da fronteira agrícola chamada de Matopiba, que engloba os estados do
Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Atualmente a travessia é feita através de
balsas.
De
acordo com o DNIT, a construção da ponte teve um contrato diferente da
obra para contrução dos acessos. O investimento para construir os acessos
é de aproximadamente R$ 28,6 milhões (veja nota abaixo).
Os
acessos serão construídos no km 151,56 da rodovia ao km 151,87 do lado do Pará,
e nos km 1,20 ao km 2,90 do Tocantins. O órgão não especificou a data em
que serão entregues.
Segundo
a Prefeitura de Xambioá, ainda falta a União realizar o pagamento de
indenizações aos proprietários dos terrenos para começar as obras dos acessos.
Em nota, o Dnit afirmou que audiências conciliatórias para discutir as
indenizações estão marcadas para esse mês de fevereiro na Justiça Federal e
"por isso, ainda não houve pagamentos".
Quando
ficar pronta, a ponte terá 1.724 metros de extensão e a expectativa é que mais
de 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas. Quem está responsável pela
construção da ponte é o Consórcio A. Gaspar/Arteleste/V. Garambone.
Segundo
a Secretaria de Comunicação Social do governo federal, os acessos à ponte sobre
o Rio Araguaia terão extensão de 2.010 metros, sendo 310 metros de extensão no
lado do Pará e outros 1.700 metros de extensão no lado do Tocantins.
Os
acessos serão feitos com plataforma de 12 metros de largura de pista e
acostamento e calçadas com 1,50 metros de largura para cada lado. Esses acessos
também contarão com a implantação de vias marginais à rodovia.
O
contrato para a obra da ponte estava assinado desde 2017, no governo Temer.
A primeira previsão para o início da construção era 2018 com estimativa de três
anos para a entrega. Mas a obra foi alvo de disputa judicial e a
ordem de serviço só foi assinada pelo DNIT em 2020.
O
valor da construção também sofreu alterações ao longo dos anos. Quando
anunciada pelo governo Temer, a
obra estava orçada em R$ 132 milhões. Quase três anos depois, a ordem
de serviço previa os custos com o projeto em R$ 157 milhões. Agora, segundo o
DNIT, os valores somados de ponte e acessos devem ultrapassar R$ 232,8
milhões.
Íntegra
da nota do DNIT
O DNIT informa que a Ponte Rodoviária sobre o
Rio Araguaia, em Xambioá, na BR-153/TO, atualmente com 95% dos serviços
concluídos, tem um contrato diferente da obra de construção dos acessos. Está
sob responsabilidade do Consórcio A. Gaspar/Arteleste/V. Garambone, com
investimento de aproximadamente R$ 204,2 milhões.
A obra de construção dos acessos à ponte, km
151,56 ao km 151,87 (PA) e km 1,20 ao km 2,90 (TO) tem previsão de entrega para
o segundo semestre de 2025. O investimento é de aproximadamente R$ 28,6
milhões.
Com relação à indenização, as primeiras
audiências conciliatórias na Justiça Federal estão marcadas para este mês de
fevereiro. Por isso, ainda não houve pagamentos.
Brenda
Santos, g1 Tocantins
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